Skip to main content
Header
Roberto Jorge
Megabyte
January 17, 2017

Serviço de TV com Interrupções

Boa noite,

Sou cliente NOS desde Setembro de 2016 (NOS 4 UMA c/ 4 telemóveis) e no apartamento onde vivíamos e onde foi instalado o serviço inicialmente estava tudo a funcionar 5 estrelas.
- Net atingia os 200/20
- 1 Box UMA + 1 Box Iris + 1 Box PowerBox e tudo a funcionar bem. A UMA de vez em quando lá reiniciava sozinha mas nada que não fosse resolvido em segundos.

Mudamos de residência em Dezembro e desde ai que o serviço piorou bastante, as tvs ligadas ao sinal analógico não se nota nada mas a TV com a box UMA tem falhas muito graves no sinal e alturas que é impossível ver um filme e na Iris a mesma situação.

Para poder mostrar melhor o problema gravei com o telemóvel:
UMA TV:

IRIS:

E dos 200/20 de internet normalmente consigo atingir 100-120 de download e 20 de upload mas já obtive valores ridiculos de 30 de download

Já liguei para o 16990 apoio e para além de me pedirem para fazer o que já tinha feito, verificação de cabos, reset as boxes etc dizem que está tudo normal e se voltar a acontecer para ligar de novo.

Ora o problema acontece todos os dias e normalmente quando nós damos por isso de noite que é quando estamos em casa. Ligar todos os dias não faz sentido porque as chamadas são pagas e para além disso se ligar durante o dia dizem que foi uma falha temporária.

Será que alguém consegue ver se existe algo que se possa fazer ou terei de cancelar o serviço porque é impossível continuar assim, pago por um serviço completo e é assim que eu gostaria de aceder ao mesmo

Cumps
Roberto Jorge

29 Comentários

August 3, 2017
Oi Dxnog,

Obrigado pela dica. Eu penso sinceramente que os 2 técnicos (interior e exterior) tenha verificado essa situação. Cada um trazia um aparelho para medir valores e mediram tanto em casa com á saida do poste que vem da rua para a habitação.

Eu tenho estado a ver a informação no router e vou colocar uma foto com os valores que tenho neste exacto momento.
Ontem á noite para variar tivemos mais uma daquelas quebras que não dá para ver nada e tirei também um screenshot. Existe uma diferença de valores agora se é suficiente para estas quebras e se são valores normais não faço ideia.

Serviço Normal:

Serviço com Interrupções:

Cumps
RJ

Um sinal correcto em DOCIS 3.0 fica situado nestes valores:
Downstream: -5dBmV a +5dBmV
Upstream: entre 40dBmV a 50dBmV
SNR (Ruido): acima de 35dB

Eu tenho na minha zona um sinal bom, com os seguintes valores:
Downstream: -2dBmV a +2dBmV
Upstream: 40dBmV
SNR: 38dB

E nunca tenho problemas com a TV ou a internet

No seu caso existem 2 valores que nao estao dentro dos parametros, o downstream está um bocado alto, e o pior deles todos, o SNR também está alto, o que quer dizer que tem muito ruido na linha.

Eu já cheguei a ter 33dB e mal conseguia ver TV ou navegar na internet, e demorou uma semana até a NOS descobrir que estava uma coluna de um prédio da zona, com problemas.

Tem de insistir com eles até verem de onde vem o problema, e também insista para fazerem um desconto na factura mensal, devido a estes problemas.
Roberto Jorge
Megabyte
August 3, 2017
Caro Roberto Jorge, conseguiu descobrir e resolver o problema? É que esta a acontecer-me o mesmo. Já veio um técnico a casa, mudou tudo e aparentemente ficou tudo bem... mas passados uns dias voltou ao mesmo....

Obrigado

Olá João, por acaso foi falha minha não ter vindo ainda ao forum mas felizmente foi resolvido o problema. Na altura pensei vou aguardar umas semanas a ver se está mesmo resolvido e depois com o passar do tempo acabei por esquecer (Se fosse para me queixar não me esquecia 🙂 )

Foi uma situação muito frustrante e se estás a passar pelo mesmo percebo perfeitamente.

A solução passou por eles substituírem uma peça no exterior ao fim da rua num poste (200 mts) que estava a provocar quebras de sinal quando havia oscilações. Mesmo com pouco vento fazia.

No dia que solucionaram estavam cá 5 pessoas, 1 auditor da NOS, 1 técnico de interior (incensáveis os 2 homens que fizeram aqui as intervenções) 1 técnico de exterior que tinha estado desde o inicio dos problemas e que falhou em detectar o problema e mais 2 que vieram depois.

Após a insistência do auditor o técnico de exterior foi verificar mais uma vez essas peças no topo dos postes e encontrou uma delas danificada, aliás mal ele tocou lá notou-se uma diferença grande nas tvs com sinal analógico e depois de substituido até este momento 5 estrelas.

Foi falha do técnico de exterior que não conseguiu detectar o problema das 3 vezes que esteve cá e apenas com a insistência do auditor lá se conseguiu chegar a uma solução.

João, eu estava no ponto de se não ficasse resolvido iria cancelar o serviço por falta de me prestarem o que estava contratado. Não foi necessário mas seria esse o caminho mesmo com a dor de cabeça que me iria trazer.
O meu conselho vai no sentido de insistires, ao fim de uma série de reclamações eles vão enviar um auditor e se nessa altura não ficar resolvido por insistência dele na verificação de todas as ligações internas e externas então avança com reclamação por escrito e depois dá seguimento a rescisão de contrato (espero que não chegue a tal)
Abraço
RJ
August 3, 2017
Escrevo este comentário para que a relação sinal-ruído deste fórum se mantenha alta! ;)

Quer isto dizer que numa relação sinal-ruído (S/N ou SNR, do inglês signal-to-noise ratio) quanto maior for o que importa (sinal) relativamente ao que se pretende evitar (ruído) e vice-versa, melhor será o meio (amplificador, linha de transmissão, etc) onde essa relação ocorre.
...Um sinal correcto em DOCIS 3.0 fica situado nestes valores:
...

... o downstream está um bocado alto, e o pior deles todos, o SNR também está alto, o que quer dizer que tem muito ruido na linha...

Creio existir no seu comentario alguma contradição… ou fui eu que entendi mal?
Valores de SNR (S/N) elevados significa muito ruído na linha?

Sinais muito fortes também podem ser prejudiciais se ultrapassados determinados limites (distorção).
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
August 3, 2017
Caro Roberto Jorge, conseguiu descobrir e resolver o problema? É que esta a acontecer-me o mesmo. Já veio um técnico a casa, mudou tudo e aparentemente ficou tudo bem... mas passados uns dias voltou ao mesmo....

Obrigado

Olá João, por acaso foi falha minha não ter vindo ainda ao forum mas felizmente foi resolvido o problema. Na altura pensei vou aguardar umas semanas a ver se está mesmo resolvido e depois com o passar do tempo acabei por esquecer (Se fosse para me queixar não me esquecia 🙂 )

Foi uma situação muito frustrante e se estás a passar pelo mesmo percebo perfeitamente.

A solução passou por eles substituírem uma peça no exterior ao fim da rua num poste (200 mts) que estava a provocar quebras de sinal quando havia oscilações. Mesmo com pouco vento fazia.

No dia que solucionaram estavam cá 5 pessoas, 1 auditor da NOS, 1 técnico de interior (incensáveis os 2 homens que fizeram aqui as intervenções) 1 técnico de exterior que tinha estado desde o inicio dos problemas e que falhou em detectar o problema e mais 2 que vieram depois.

Após a insistência do auditor o técnico de exterior foi verificar mais uma vez essas peças no topo dos postes e encontrou uma delas danificada, aliás mal ele tocou lá notou-se uma diferença grande nas tvs com sinal analógico e depois de substituido até este momento 5 estrelas.

Foi falha do técnico de exterior que não conseguiu detectar o problema das 3 vezes que esteve cá e apenas com a insistência do auditor lá se conseguiu chegar a uma solução.

João, eu estava no ponto de se não ficasse resolvido iria cancelar o serviço por falta de me prestarem o que estava contratado. Não foi necessário mas seria esse o caminho mesmo com a dor de cabeça que me iria trazer.
O meu conselho vai no sentido de insistires, ao fim de uma série de reclamações eles vão enviar um auditor e se nessa altura não ficar resolvido por insistência dele na verificação de todas as ligações internas e externas então avança com reclamação por escrito e depois dá seguimento a rescisão de contrato (espero que não chegue a tal)
Abraço
RJ

Caro Roberto, pode ser mesmo isso que está a passar. Moro perto da praia, numa zona com muito vento (Nortada!!) e essas oscilações do serviço podem advir daí.
Vou voltar a pedir apoio técnico para ver se resolvem o problema.
Obrigado pela Dica.
August 3, 2017
Escrevo este comentário para que a relação sinal-ruído deste fórum se mantenha alta! ;)

Quer isto dizer que numa relação sinal-ruído (S/N ou SNR, do inglês signal-to-noise ratio) quanto maior for o que importa (sinal) relativamente ao que se pretende evitar (ruído) e vice-versa, melhor será o meio (amplificador, linha de transmissão, etc) onde essa relação ocorre.
...Um sinal correcto em DOCIS 3.0 fica situado nestes valores:
...

... o downstream está um bocado alto, e o pior deles todos, o SNR também está alto, o que quer dizer que tem muito ruido na linha...

Creio existir no seu comentario alguma contradição… ou fui eu que entendi mal?
Valores de SNR (S/N) elevados significa muito ruído na linha?

Sinais muito fortes também podem ser prejudiciais se ultrapassados determinados limites (distorção).

Realmente pode haver aqui uma má interpretaçao, quando digo que o SNR está alto, quero disser que o ruido está alto, ou seja o SNR está abaixo dos 35dB (+ ruido) quando deveria estar próximo dos 39/40dB (- ruido)
August 3, 2017
Ok, pode ser um problema de interpretaçao, mais ou menos como no comando da IRIS, subir para baixo e descer para cima... ;)
O curioso é que SNR abaixo de 35 dB foram registados no momento "sem falhas". E normalmente valores dessa magnitude, ainda que abaixo de 35 dB, nao causam "grandes" problemas, por si so.
Indicam apenas que a relaçao diminuiu, o que pode acontecer por sinal mais fraco e nao por maior ruido.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
August 5, 2017
Bom continuo com problemas .... estou a "tentar" ver a volta a Portugal e continuo cheio de cortes. Ligar e desligar a box não resolve. Lá vou ligar ao apoio técnico a ver o que dizem.
August 5, 2017
Esse BER está uma vergonha, normalmente está sempre a 100%, parece-me que a célula da zona está com grandes problemas, e sendo assim ainda vai demorar a reparar a avaria.

Tem de insistir com a NOS e exija que, enquanto o serviço nao for reposto na normalidade, eles têm de fazer um desconto na factura mensal.
Kilobyte
August 7, 2017
Bom, la entrei em contacto com o serviço técnico no Sábado á noite. Quem me atendeu foi bastante profissional e la disse que, de facto, havia uma avaria na zona e que a mesma seria solucionada até ao dia 7.
Hoje mesmo recebi um SMS a dizer que já tinha reparado a avaria na zona.

Vou confirmar logo á noite!

Obrigado a todos pela ajuda.

Já agora, o que significa BER?
August 7, 2017
Bit Error Rate (taxa de erros de bit)