Boa tarde,
Os serviços de gravações e restart TV estão cada vez menos usáveis no sistema Iris, com aumento de falhas. Ao invés de as anteriores e longas falhas serem corrigidas e o serviço melhorado, aparentam surgir cada vez mais falhas.
Entre estas falhas e anomalias destaco:
- Gravações de programas que falham o início ou fim do programa. Por exemplo, há filmes que a gravação começa a meio do filme, ou, se começa no momento certo termina a meio do filme. Filmes de 2h por vezes apenas têm 50 minutos de gravação;
- Programas que todas as semanas são transmitidos na mesma hora e dia, mas a gravação nunca inicia no momento certo, muitas vezes iniciando vários minutos depois do programa ter iniciado emissão;
- Gravações de programas com 40-50 minutos com apenas 10 segundos (!);
- Ao fazer pausa num video, após 10-15 segundos a emissão retoma automaticamente sem ninguém usar o comando;
- Ao fazer pausa num video, após alguns minutos a emissão pára, se retomarmos o video a emissão volta ao inicio;
- Video de uma gravação bloqueia frequentemente, sendo necessário ou a) recuar o video (“rewind”) e retomar, ou b) parar e reiniciar a gravação do inicio;
Estas anomalias juntam-se à falha maior identificada em Setembro/Outubro de 2024, não sendo possível na box Iris controlar a progressão do video (avançar ou recuar), pois a imagem não avança e o relógio salta longos periodos, ficando depois a imagem ou “pixelizada” ou numa ponto completamente distinto do video. Recordo que a equipa deste fórum indicou em Dezembro que o problema estava em resolução e brevemente resolvido. Passaram 10 meses e o problema não foi resolvido, pior, agravaou-se.
Recordo que antes desta anomalia, decorreram outros 6 meses de anomalias no inicio dos videos que, devido à publicidade forçada, estes ficavam sem audio (pelo menos esta anomalia foi solucionada).
É incompreensível esta falta de qualidade dos serviços, bem como é incompreensível o tempo para a sua resolução. O sistema Iris e o serviços de gravação e restart tv já foram excelentes serviços, responsivos e funcionais, até a NOS ter tentado forçar publicidade no inicio dos programas. Actualmente a experiência é francamente deplorável e negativa. Como justificam este serviço de fraca qualidade?
Escusam de sugerir a mudança para a UMA. Se um serviço está anómalo, deve ser reparado (seja problema de software ou hardware), não é sugerirem ao cliente para pagar mais e ter outro serviço. Se não conseguem solucionar o problema, então migrem todos os clientes para o serviço UMA sem qualquer custo para cliente, uma vez que a falha é da NOS e não uma escolha do cliente.
O problema é claramente do lado da NOS, não do cliente. Boxes já foram substituidas mantendo os mesmos comportamentos. Familiares e vizinhos com serviço Iris relatam mesmos comportamentos.
Cumprimentos,
Marco Veloso
