Skip to main content
Header
August 20, 2025

Serviço de gravações e restart tv cada vez mais anómalo e com mais falhas

Boa tarde,

Os serviços de gravações e restart TV estão cada vez menos usáveis no sistema Iris, com aumento de falhas. Ao invés de as anteriores e longas falhas serem corrigidas e o serviço melhorado, aparentam surgir cada vez mais falhas. 

Entre estas falhas e anomalias destaco:

• Gravações de programas que falham o início ou fim do programa. Por exemplo, há filmes que a gravação começa a meio do filme, ou, se começa no momento certo termina a meio do filme. Filmes de 2h por vezes apenas têm 50 minutos de gravação;
  • Programas que todas as semanas são transmitidos na mesma hora e dia, mas a gravação nunca inicia no momento certo, muitas vezes iniciando vários minutos depois do programa ter iniciado emissão;
  • Gravações de programas com 40-50 minutos com apenas 10 segundos (!);
  • Ao fazer pausa num video, após 10-15 segundos a emissão retoma automaticamente sem ninguém usar o comando;
  • Ao fazer pausa num video, após alguns minutos a emissão pára, se retomarmos o video a emissão volta ao inicio;
  • Video de uma gravação bloqueia frequentemente, sendo necessário ou a) recuar o video (“rewind”)  e retomar, ou b) parar e reiniciar a gravação do inicio;

Estas anomalias juntam-se à falha maior identificada em Setembro/Outubro de 2024, não sendo possível na box Iris controlar  a progressão do video (avançar ou recuar), pois a imagem não avança e o relógio salta longos periodos, ficando depois a imagem ou “pixelizada” ou numa ponto completamente distinto do video. Recordo que a equipa deste fórum indicou em Dezembro que o problema estava em resolução e brevemente resolvido. Passaram 10 meses e o problema não foi resolvido, pior, agravaou-se.

Recordo que antes desta anomalia, decorreram outros 6 meses de anomalias no inicio dos videos que, devido à publicidade forçada, estes ficavam sem audio (pelo menos esta anomalia foi solucionada).

É incompreensível esta falta de qualidade dos serviços, bem como é incompreensível o tempo para a sua resolução. O sistema Iris e o serviços de gravação e restart tv já foram excelentes serviços, responsivos e funcionais, até a NOS ter tentado forçar publicidade no inicio dos programas. Actualmente a experiência é francamente deplorável e negativa. Como justificam este serviço de fraca qualidade?

Escusam de sugerir a mudança para a UMA. Se um serviço está anómalo, deve ser reparado (seja problema de software ou hardware), não é sugerirem ao cliente para pagar mais e ter outro serviço. Se não conseguem solucionar o problema, então migrem todos os clientes para o serviço UMA sem qualquer custo para  cliente, uma vez que a falha é da NOS e não uma escolha do cliente. 

O problema é claramente do lado da NOS, não do cliente. Boxes já foram substituidas mantendo os mesmos comportamentos. Familiares e vizinhos com serviço Iris relatam mesmos comportamentos.

Cumprimentos,
Marco Veloso

33 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
September 3, 2025

Boa noite, ​@Marco Veloso 

Obrigado por nos passar essa informação, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
September 3, 2025

Boa noite, ​@Marco Veloso 

Obrigado por nos passar essa informação, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 
Obrigado, 

Caro ​@Mário P. ,

Obrigado pela mensagem.

Recordo que há 8 meses atrás, no tópico 

respondeu-me exactamente o mesmo, citando

“(...) a situação encontra-se identificada e em fase de resolução”.

Na altura era identicado que já se conhecia a causa e já estava em fase de resolução. Em mensagens sucessivas nesse tópico foi repetido o mesmo, solicitando aos clientes para aguardarem com brevidade. 

Decorreram 8 meses, além do problema não estar solucionado, tem-se agravado, e a mensagem continua a ser a mesma?

Sim, o problema tem que estar identificado porque eu o reporto há pelo menos 10 meses, por vários meios. E tenho feito o que me é instruído: aguardado. Já passou tempo suficiente para este problema estar solucionado.

A NOS nada mais tem a indicar aos clientes por esta flagrante falha de qualidade do serviços tão alargada no tempo? Nem uma contextualização do que está a suceder há mais de um ano, nem um prazo de resolução realista, nem uma proposta de compensação aos clientes? 

Cumprimentos

Mário P.
Gestor da comunidade
September 3, 2025

Compreendemos, ​@Marco Veloso 
Reiteramos, no entanto, a informação prestada. 

Em alternativa, sugerimos que pondere renegociar as condições do contrato e experimente a box UMA ao invés da box IRIS, uma vez que, pelos seus comentários, preza estas funcionalidades gratuitas. 
Caso pretenda a nossa ajuda quanto ao contacto sugerido, por favor, fale connosco.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
September 4, 2025

Caro ​@Mário P. ,

Obrigado pela mensagem.

Eu renegociei o contrato em Fevereiro deste ano, tendo especificamente mencionado nas várias comunicações as falhas do sistema Iris e afirmando que só me manteria cliente NOS se o sistema estivesse funcional. Na altura foi-me garantido que o sistema estaria totalmente funcional e sem falhas. Tal não aconteceu/acontece, a NOS não cumpriu o prometido nem o contrato.

A NOS deveria garantir a qualidade dos seus serviços e não pressionar os clientes (senti essa pressão tanto neste fórum como através de chamadas de marketing) a migrarem para serviços mais caros devido à falta de qualidade dos serviços actuais.

Prefiro manter-me no sistema Iris. No entanto se a NOS verifica que não consegue fornecer um sistema Iris funcional e com qualidade com abrevidade, deve ser a NOS a propor ao cliente para migrar para o sistema UMA sem custos, uma vez que é uma falha e iniciativa da instituição, não um pedido do cliente. Não é correcto ser o cliente a ter de promover essa migração, ter de tomar a iniciativa de contactos e ter de pagar pela mesma, se a falha é da NOS.

Assim, estou disponível a migrarem o meu sistema e equipamentos (que inclui 2 boxes) para o sistema UMA, mantendo todas a condições que possuo há vários anos, sem encarecer a mensalidade nem afetar o período de fidelização. Contactem-me com brevidade para formalizar o processo e procederem à instalação.

Cumprimentos

João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Boa tarde ​@Marco Veloso,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
September 4, 2025

Bom dia ​@João H. ,

Obrigado pela mensagem. Já remeti por mensagem privada para ​@Fórum os meus dados.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Marco Veloso.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
September 7, 2025

Eu confimo o que muitos já mencionaram aqui, há meses que o andar para trás ou para a frente a velocidades maiores que a 4 não sincroniza a imagem e torna-se difícil saber onde estamos (há um ano ou mais não era assim).

Mas este nem era o maior dos problemas, o pior são os  congelamentos da box a que obrigam a um power off/power on, o facto de que ao ligar, se não mudar o canal manualmente, tudo o resto tem problemas e, desde há umas semanas, o constante congelar de uns 20-30s múltiplas vezes ao ver uma gravação automática. E o resto da rede está ok (via meus routers já que o da nos nunca prestou claro), por isso só pode ser mesmo das gravações ou box IRIS. Esta box devia ser substituída gratuitamente visto já não aguentar, está "velha".

A próxima nem será a UMA sequer (OS proprietário de novo vai ser mais uma fonte de probemas futuros) mas a android box, mas se der chatices o melhor é mudar de ISP de imediato pois os reclames de "aqui há cobertura móvel" não passa de uma falácia. 

Mário P.
Gestor da comunidade
September 7, 2025

Agradecemos a sua sugestão, ​@VCL 

De momento, a alteração de equipamento por um modelo diferente está associado a condições contratuais. 
Obrigado,

September 9, 2025

Boa tarde,

Como actualização, fui contactado pelo departamento de contratos da NOS. Infelizmente, a proposta apresentada seria migrar para o sistema UMA, mas encarecendo a mensalidade 5€.

Não sendo um pedido do cliente e sendo a própria NOS a propor a migração para ultrapassar as anomalias do sistema Iris, discordo que o cliente tenha que acarretar com custos adicionais para usufruir de um sistema com qualidade. Caso fosse sido iniciativa do cliente voluntariamente alterar o sistema, concordo que este pague pelo novo sistema, mas não é o caso.

Recusei a proposta, discordando ter que pagar mais para um sistema estar funcional. Supostamente ficou registada a minha posição para num futuro ser analisado e ser contactado SE existirem propostas mais adequadas ao que o cliente expôs, ou seja, sem qualquer garantia de algo acontecer, é apenas um registo de intenções.

Entretanto, susbstitem as anomalias constantes do sistema Iris.

Cumprimentos