Skip to main content
Header
Megabyte
February 16, 2024
Respondido

Problemas Com a Box Uma

Tenho uns problemas com a Box UMA da Nos.

A última atualização trouxe um problema em que quando vou ver uma programação que já deu aparece o fundo preto e não aparece as informações(nome do canal o número do canal a programação...) isso só aparece depois do fundo preto desaparecer e este problema não acontecia antes porque esta atualização trouxe um recurso de poupança de energia e este problema veio também.

Outro problema é quando vou ver uma programação que já deu e avanço para a frente e a imagem congela e tenho que esperar uns segundos para a imagem dar outra vez.

Também relacionado á programação que já deu avanço para a frente do nada avança tudo vai automaticamente para a emissão em direto e o tempo de programação fica todo bugado.

E também na programação que já deu seleciono uma e quando vai dar fica uma tela preta ou dá uma tela azul com o erro ID05.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde @Ricardo Alexandre Martins,

Agradecemos o seu testemunho.

Recomendamos que desative a funcionalidade HDMI-CEC através das definições da box e, caso a situação persista, por favor, faça uma reposição de parâmetros ao equipamento.

Obrigado

19 Comentários

João H.
    João H.Gestor da comunidadeResposta
    Gestor da comunidade
    February 16, 2024

Boa tarde @Ricardo Alexandre Martins,

Agradecemos o seu testemunho.

Recomendamos que desative a funcionalidade HDMI-CEC através das definições da box e, caso a situação persista, por favor, faça uma reposição de parâmetros ao equipamento.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    January 17, 2025

Tenho um problema semelhante ao apresentado pelo Ricardo Martins.

Quando quero ver um programa que não está a dar em direto, o comportamento da box é muito instável, de que passo a dar exemplos.

1- Quando está a decorrer o programa, tem pequenas paragens, que depois recupera (por vezes com falhas).

2- Se pretender avançar ou recuar (independentemente da velocidade usada) a imagem fica pixelada e sobreposta.

3- Por vezes, ao iniciar o processo de avançar a visualização, volta ao início, obrigando a um novo avanço até ao ponto último de visualização. 

4- Quando o programa em curso está a chegar ao final, se tiver necessidade de avançar ou recuar, o problema descrito em 3 é mais frequente.

Nota final: 

1- A box foi trocada no início deste mês de janeiro 

2- Pedi apoio técnico telefónico, que fez o despiste da rede (router Wi-Fi), mas não resolveu nada.

3- A minha box nada tem a ver com o router Wi-Fi, porque funciona normalmente mesmo com o router Wi-Fi desligado.

Daí não ter percebido a razão de ser da ação de despiste descrita em 2.

João H.
    Gestor da comunidade
    January 17, 2025

Boa tarde ​@Fernando Alberto Lacerda,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirme, por favor, que o cabo de sinal que se encontra ligado à box está corretamente ligado em ambas as extremidades.

Diga-nos se a situação que descreve ocorre em restart tv e também gravações agendadas.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    January 17, 2025

O cabo está corretamente ligado à box e desconheço se houve alguma intervenção recente na caixa de exterior (mas creio que não).

O comportamento da box em programas gravados é igual ao descrito antes.

Já reiniciei a box vezes sem conta, já repus os parâmetros originais mas o problema persiste 

Obrigado pelo feedback 

Kilobyte
    January 17, 2025

Na opção Restart TV é onde ocorrem os problemas descritos na primeira mensagem 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    January 18, 2025

@Fernando Alberto Lacerda, bom dia. 

Diga-nos, por favor, se realizou a desativação da funcionalidade HDMI-CEC, conforme sugerido pelo ​@João H.?

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    January 18, 2025

Pelo que me é possível perceber, a minha box não tem a funcionalidade HDMI-CEC.

Já percorri todos as opções de configuração e não vejo nada sequer parecido.

O menu de configurações da box tem apenas estas opções:

Armazenamento de gravações 

Nome da box

Poupança de energia 

Temporizador 

Guia predefinido 

Vídeo 

Audio Dolby digital 

Kilobyte
    January 18, 2025

Afinal, tem…

Mas na configuração do comando 

Kilobyte
    January 18, 2025

Já desativei a funcionalidade e, aparentemente, terá melhorado.

Vou continuar a fazer testes e darei depois feedback 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    January 18, 2025

Vamos ajudar, ​@Fernando Alberto Lacerda 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
    Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.