Skip to main content
Header
Megabyte
March 5, 2023

Problema na Box Iris

Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.

137 Comentários

CP001
    January 14, 2025

Boa tarde ​@CP001, é o que me acontece ao abrir o videoclube, se consigo demorava 10 segundos, comigo demora 70 segundos, e agora que entrei lá, a box até bloqueou, normalmente entro pela app onde é rápido,  onde se vê o sinal ? Na Configuração Iris ?

Eu dou aquele exemplo de um valor de sinal mais baixo, mas pode aparecer um valor alto ali e mesmo assim o cliente ter problema de sinal. Basta que o sinal oscile. Eu tenho horas da semana em que piora, mas não tem a ver com a box Iris, é mesmo de sinal e nessas horas a box Iris ressente-se e o router também. Mas fora desses momentos funciona impecavelmente bem.

Clique em Opções

Configuração técnica 

Informação de serviço 

Resumo

Downstream RX

e tem também 

Downstream SNR

e Upstream TX

Tudo isso são parâmetros de sinal DOCSIS

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    January 14, 2025

Boa tarde ​@CP001, é o que me acontece ao abrir o videoclube, se consigo demorava 10 segundos, comigo demora 70 segundos, e agora que entrei lá, a box até bloqueou, normalmente entro pela app onde é rápido,  onde se vê o sinal ? Na Configuração Iris ?

Eu dou aquele exemplo de um valor de sinal mais baixo, mas pode aparecer um valor alto ali e mesmo assim o cliente ter problema de sinal. Basta que o sinal oscile. Eu tenho horas da semana em que piora, mas não tem a ver com a box Iris, é mesmo de sinal e nessas horas a box Iris ressente-se e o router também. Mas fora desses momentos funciona impecavelmente bem.

Clique em Opções

Configuração técnica 

Informação de serviço 

Resumo

Downstream RX

e tem também 

Downstream SNR

e Upstream TX

Tudo isso são parâmetros de sinal DOCSIS

Sim, já tinha visto,

Downstream RX há meia hora atrás tinha -0.0 agora marca -0.4 dBmV

Downstream SNR marca 35.3 Db

Upstream TX marca 46.6  dBmV

CP001
    January 14, 2025

Sim, já tinha visto,

O Downstream SNR está dentro dos parâmetros, mas demasiado baixo. Tem alguma tomada mais próxima da entrada da casa do que essa, ou um repartidor antes dessa tomada? Experimente retirar o repartidor e ver se o sinal melhora (só para efeitos de teste),

marcolopes
    Super User
    Super User
    January 15, 2025

.

A IRIS é lenta… lenta… lenta… é um desespero! Pelo menos comigo, que estou em HFC… talvez em FTTH seja mais rápida.

Por vezes quando a ligo são 5 minutos até reiniciar…

Qualquer operação é um desespero

É um produto que já deveria ter sido descontinuado e substituído em todos os clientes.

Não concordo. Eu, se me forçassem a trocar a Iris pela box UMA, recusava e rescindia. Aderi a essa box porque quis e mantenho-a com gosto. Não gosto da interface UMA, é pouco intuitiva. Viola os meus direitos enquanto cliente essa ideia de me trocarem uma box que funciona bem sem a minha autorização, não quero nada disso. Sinceramente acho uma má sugestão essa de pedir que a NOS descontinue um produto do qual muitos clientes gostam. Se quer trocar a sua box é só aderir a um pacote que tenha a box UMA. Deixe-me a mim como cliente Iris ter a box que tenho e por um preço mais acessível. Se aderiu a um pacote Iris tem a box Iris. Se aderir a um pacote UMA, terá a box UMA.

Tenho a Iris cloud  em HFC, é em HFC que a Iris funciona bem. O truque é não a desligar, não usar menus de apps e ter um bom sinal na morada. Dou-lhe o exemplo do Videoclube. Quando tive um sinal abaixo de -2 dbmV a Iris arrastava-se a abrir o Videoclube (demorava cerca de 10 segundos).

Se tiver um sinal acima, o Videoclube, o Arquivo e as opções de cada programa abrem quase instantaneamente.

O outro truque é nunca usar a box Iris com o software UMA light. Esse software funciona mal.

Eu deixo!!

Eu só queria que a NOS desse pelo menos a possibilidade dos clientes fazerem upgrade desta box monolítica SEM renegociar o contrato!!! Mas não…

Se está satisfeito, soberbo!!!

Eu não estou! Eu trabalhei com muitas outras BOX e a IRIS é a minha pior experiência em fluidez…

Usar APPS??? Impossível!!!!! Eu nem vou por aí! Eu só queria uma experiência fluida na programação / 7 dias, etc

Quando uma BOX depende do “sinal” de uma tecnologia HFC que a NOS diz ser e VENDE como FIBRA, está tudo dito!!!!!!

CP001
    January 15, 2025

Eu só queria que a NOS desse pelo menos a possibilidade dos clientes fazerem upgrade desta box monolítica SEM renegociar o contrato!!! Mas não

Isso sim seria uma possibilidade interessante. Pese embora, tenho o dever de alertar que, se fizer o upgrade para a box UMA V1 vai piorar em qualidade de imagem. Que o faça mas para a UMA V2.

Quando uma BOX depende do “sinal” de uma tecnologia HFC que a NOS diz ser e VENDE como FIBRA, está tudo dito!!!!!!

Estamos sempre dependentes do sinal que chega aos equipamentos. Se o sinal não for bom e estável o suficiente, os equipamentos (seja em FTTH seja em HFC) dão problemas. Não é só a box Iris.

Tenho ideia sim que a box Iris não funcione tão bem em FTTH, mas digo-o com base no que muito que vou lendo aqui, já que nunca a experimentei em FTTH. Tem sido unânime que funciona melhor em HFC do que em FTTH.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    January 15, 2025

Sim, já tinha visto,

O Downstream SNR está dentro dos parâmetros, mas demasiado baixo. Tem alguma tomada mais próxima da entrada da casa do que essa, ou um repartidor antes dessa tomada? Experimente retirar o repartidor e ver se o sinal melhora (só para efeitos de teste),

Boa tarde ​@CP001, neste momento as marcações são

Downstream RX 0.1 dBmV

Downstream SNR 32.2 dB, Upstream

Upstream TX 45.6

A tomada está mesmo à entrada da casa e a box junto a ela, não há qualquer repetidor, apena a caixa branca onde se liga o cabo que vem da caixa da rua e onde liga a box.

A unica lentidão anormal que noto é mesmo para entrar no videoclube, qualto ao resto tudo me parece normal, isto é, o tempo de resposta ao comando é coisa de 2 ou 3 segundos.

Obrigado;

Cumprimentos 

CP001
    January 15, 2025

Boa tarde ​@CP001, neste momento as marcações são

Downstream RX 0.1 dBmV

Downstream SNR 32.2 dB, Upstream

Upstream TX 45.6

A tomada está mesmo à entrada da casa e a box junto a ela, não há qualquer repetidor, apena a caixa branca onde se liga o cabo que vem da caixa da rua e onde liga a box.

A unica lentidão anormal que noto é mesmo para entrar no videoclube, qualto ao resto tudo me parece normal, isto é, o tempo de resposta ao comando é coisa de 2 ou 3 segundos.

Obrigado;

Cumprimentos 

32.2 dB é um downstream SNR considerado mau ​@Jose Rodrigues. É natural que a box não funcione bem com esse sinal. Sim, onde se nota mais isto é em três momentos - abrir videoclube, abrir arquivo e ao clicar OK durante a emissão televisiva (demora mais um segundo a carregar a informação do programa ). Se ligar para a NOS vão-he dizer que acima de 30 dB está bom para eles, mas em todos os manuais que conheço acima de 35 dB é que é considerado satisfatório e mesmo assim está no limite inferior do satisfatório os 35 dB.