Skip to main content
Header
Megabyte
March 5, 2023

Problema na Box Iris

Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.

137 Comentários

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 15, 2024

A UMA TV 4K é assim tão má??

É boa, mas não é uma box de topo. A interface é inferior à Iris, não tem guia TV de programas por género como a Iris. Mas tem um zapping um pouco mais rápido do que a Iris.

Em termos de fast forward, rewind e pausa tv/navegação na emissão, custa-me dizer mas são ambas fracas por comparação com os outros principais operadores e com a app NOS para Apple TV.

Bom… se entrarmos em comparação com “outros operadores”, tanto em BOXes como em ROUTERs a NOS está completamente tramada… nem vamos por aí…

Um zapping mais rápido, acesso rápido / consulta das gravações, e principalmente uma “fluidez” nas funcionalidades de andar para “trás” e para a “frente” são mais valias fantásticas… Eu já nem faço visualização das gravações só pelo tempo que demora… É com muito sacrifício que consulto os programas dos últimos 7 dias para visualizar algo… é tudo muito lento…

CP001
    October 15, 2024

Bom… se entrarmos em comparação com “outros operadores”, tanto em BOXes como em ROUTERs a NOS está completamente tramada… nem vamos por aí…

Um zapping mais rápido, acesso rápido / consulta das gravações, e principalmente uma “fluidez” nas funcionalidades de andar para “trás” e para a “frente” são mais valias fantásticas… Eu já nem faço visualização das gravações só pelo tempo que demora… É com muito sacrifício que consulto os programas dos últimos 7 dias para visualizar algo… é tudo muito lento…

Se o @marcolopes valoriza isso, em detrimento da facilidade de utilização e da interface (onde a Iris ganha), então nesses aspetos em fast forward e rewind tem sim algumas melhorias ligeiras na box UMA V2. Mas nada que se compare à Apple TV etc.

Se é isso que valoriza, então tem algum ganho em passar para a UMA V2. De positivo nessa box posso ainda mencionar que gosto do processamento de imagem que a UMA V2 faz

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 15, 2024

Se o @marcolopes valoriza isso, em detrimento da facilidade de utilização e da interface (onde a Iris ganha), então nesses aspetos em fast forward e rewind tem sim algumas melhorias ligeiras na box UMA V2. Mas nada que se compare à Apple TV etc.

Se é isso que valoriza, então tem algum ganho em passar para a UMA V2. De positivo nessa box posso ainda mencionar que gosto do processamento de imagem que a UMA V2 faz

Infelizmente… a NOS “obriga” a renovar o contrato (leia-se “fidelização”) para alterar uma simples BOX! E isso está completamente FORA de questão!...

CP001
    October 16, 2024

Infelizmente… a NOS “obriga” a renovar o contrato (leia-se “fidelização”) para alterar uma simples BOX! E isso está completamente FORA de questão!...

@marcolopes e porque não experimenta uma Apple TV?

Se adquirir esse equipamento numa loja de eletrónica, não precisa de renovar contrato. Tem é de pagar 2,5 €/mês como taxa para poder utilizar box própria Apple TV.

Recomendo ainda a utilização de um comando universal IR em vez do comando da Apple TV:

O comando universal permite usar as teclas P+/P- de forma mais confortável, enquanto o comando da Apple TV obriga a fazer swipe para mudar de canal.

marcolopes
    Super User
    Super User
    January 14, 2025

@marcolopes e porque não experimenta uma Apple TV?

Se adquirir esse equipamento numa loja de eletrónica, não precisa de renovar contrato. Tem é de pagar 2,5 €/mês como taxa para poder utilizar box própria Apple TV.

Recomendo ainda a utilização de um comando universal IR em vez do comando da Apple TV:

O comando universal permite usar as teclas P+/P- de forma mais confortável, enquanto o comando da Apple TV obriga a fazer swipe para mudar de canal.

Obrigado, mas eu (ainda!) pago um produto PREMIUM (contrato NOS) e exijo pelo menos que a BOX seja “utilizável”. A IRIS não é uma BOX utilizável!

Estou quase de saída da NOS… uma vez que PAGAMOS por velocidades de NET MISERÁVEIS (no meu caso 50 VEZES INFERIORES à CONCORRÊNCIA “low cost” imagine-se!!!!!!!!! Eu repito… CINQUENTA VEZES inferiores!!! A DIGI oferece velocidades SIMÉTRICAS 1000/1000, eu tenho um contrato com a NOS com velocidades 100/20!!! 20!!! 20 Mbits!!!!) e ainda somos obrigados a usar uma BOX pré-histórica!!!

CP001
    January 14, 2025

Obrigado, mas eu (ainda!) pago um produto PREMIUM (contrato NOS) e exijo pelo menos que a BOX seja “utilizável”. A IRIS não é uma BOX utilizável!

Estou quase de saída da NOS… uma vez que PAGAMOS por velocidades de NET MISERÁVEIS (no meu caso 50 VEZES INFERIORES à CONCORRÊNCIA “low cost” imagine-se!!!!!!!!! Eu repito… CINQUENTA VEZES inferiores!!! A DIGI oferece velocidades SIMÉTRICAS 1000/1000, eu tenho um contrato com a NOS com velocidades 100/20!!! 20!!! 20 Mbits!!!!) e ainda somos obrigados a usar uma BOX pré-histórica!!!

Bom dia, ​@marcolopes,

Eu tenho a box Iris cloud numa morada e noutra morada tenho a box UMA V2 e sinceramente em termos de interface prefiro a box Iris, apesar de ligeiramente mais lenta. Ganha em qualidade de imagem e zapping a UMA V2, só nesse aspeto

Mas a box de topo da NOS é a Apple TV. Não é nenhuma dessas porque qualquer delas é fraca comparativamente com uma Apple TV.

No caso da Apple TV recomendo a troca de comando por um universal (não tem botões numéricos, é a única desvantagem dessa box).

Considero a box Iris cloud uma box utilizável, tanto hoje como há 11 anos quando a meteram aqui em casa. Antes tinha tido uma Iris de disco e essa, sim, é inferior 

Quanto às velocidades, concordo e subscrevo o seu protesto.

João H.
    Gestor da comunidade
    January 14, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@marcolopes e também a sua partilha ​@CP001.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisadas internamente pelas equipas responsáveis.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    January 14, 2025

Bom dia, ​@marcolopes,

Eu tenho a box Iris cloud numa morada e noutra morada tenho a box UMA V2 e sinceramente em termos de interface prefiro a box Iris, apesar de ligeiramente mais lenta. Ganha em qualidade de imagem e zapping a UMA V2, só nesse aspeto

Mas a box de topo da NOS é a Apple TV. Não é nenhuma dessas porque qualquer delas é fraca comparativamente com uma Apple TV.

No caso da Apple TV recomendo a troca de comando por um universal (não tem botões numéricos, é a única desvantagem dessa box).

Considero a box Iris cloud uma box utilizável, tanto hoje como há 11 anos quando a meteram aqui em casa. Antes tinha tido uma Iris de disco e essa, sim, é inferior 

Quanto às velocidades, concordo e subscrevo o seu protesto.

A IRIS é lenta… lenta… lenta… é um desespero! Pelo menos comigo, que estou em HFC… talvez em FTTH seja mais rápida.

Por vezes quando a ligo são 5 minutos até reiniciar…

Qualquer operação é um desespero

É um produto que já deveria ter sido descontinuado e substituído em todos os clientes.

CP001
    January 14, 2025

.

A IRIS é lenta… lenta… lenta… é um desespero! Pelo menos comigo, que estou em HFC… talvez em FTTH seja mais rápida.

Por vezes quando a ligo são 5 minutos até reiniciar…

Qualquer operação é um desespero

É um produto que já deveria ter sido descontinuado e substituído em todos os clientes.

Não concordo. Eu, se me forçassem a trocar a Iris pela box UMA, recusava e rescindia. Aderi a essa box porque quis e mantenho-a com gosto. Não gosto da interface UMA, é pouco intuitiva. Viola os meus direitos enquanto cliente essa ideia de me trocarem uma box que funciona bem sem a minha autorização, não quero nada disso. Sinceramente acho uma má sugestão essa de pedir que a NOS descontinue um produto do qual muitos clientes gostam. Se quer trocar a sua box é só aderir a um pacote que tenha a box UMA. Deixe-me a mim como cliente Iris ter a box que tenho e por um preço mais acessível. Se aderiu a um pacote Iris tem a box Iris. Se aderir a um pacote UMA, terá a box UMA.

Tenho a Iris cloud  em HFC, é em HFC que a Iris funciona bem. O truque é não a desligar, não usar menus de apps e ter um bom sinal na morada. Dou-lhe o exemplo do Videoclube. Quando tive um sinal abaixo de -2 dbmV a Iris arrastava-se a abrir o Videoclube (demorava cerca de 10 segundos).

Se tiver um sinal acima, o Videoclube, o Arquivo e as opções de cada programa abrem quase instantaneamente.

O outro truque é nunca usar a box Iris com o software UMA light. Esse software funciona mal.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    January 14, 2025

Boa tarde ​@CP001, é o que me acontece ao abrir o videoclube, se consigo demorava 10 segundos, comigo demora 70 segundos, e agora que entrei lá, a box até bloqueou, normalmente entro pela app onde é rápido,  onde se vê o sinal ? Na Configuração Iris ?