Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.
- Comunidade
- Produtos e serviços
- Televisão NOS
- Problema na Box Iris
137 Comentários
- 1513 comentários
- 22 de março de 2023
Não atirei o número para o ar nem seria próprio da minha parte vir atirar um número para o ar. É das box que até gastam menos no mercado.
Aqui vai, medido neste momento num canal HD

[(0,0105 × 0,1624 × 1,06 + 0,001 × 1,06 ) × 24 × 365,25 ÷ 12 ; (0,011 × 0,1624 × 1,23 + 0,001 × 1,06 ) × 24 × 365,25 ÷ 12] = [1,32 ; 1,61] €/mês
- 8093 comentários
- 22 de março de 2023
- 1513 comentários
- 22 de março de 2023
- Gestor da comunidade
- 29457 comentários
- 23 de março de 2023
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 25 de março de 2023
Vai de mal a pior, agora, com esta box que me vieram instalar faz reset sozinha. Estava a ver televisão, de repente, a box desligou-se e voltou a ligar. São 10h40m da manhã pelo que não foi reset da NOS. Isto também aconteceu ontem de manhã.
- Gestor da comunidade
- 29457 comentários
- 25 de março de 2023
Vamos ajudar,
Iremos responder à sua mensagem privada com mais rápido possível.
Obrigado
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 4 de junho de 2023
Só para informar que, depois de me trocarem a Box por outra nova (recondicionada) o problema de não arrancar ou ficar bloqueada quando a ligo de manhã, voltou há 15 dias atrás. Nestas duas últimas semanas voltou a acontecer 5 vezes. Aconteceu ontem de manhã e hoje de manhã, aconteceu outra vez. DESISTO. Vou aguardar o fim do periodo de fidelização e mudar de operador.
- 8093 comentários
- 4 de junho de 2023
Só para informar que, depois de me trocarem a Box por outra nova (recondicionada) o problema de não arrancar ou ficar bloqueada quando a ligo de manhã, voltou há 15 dias atrás. Nestas duas últimas semanas voltou a acontecer 5 vezes. Aconteceu ontem de manhã e hoje de manhã, aconteceu outra vez. DESISTO. Vou aguardar o fim do periodo de fidelização e mudar de operador.
Bom dia
- Primeiro pode desligar a box iris da alimentação por cerca de 30 minutos.
- Se não resolve, sugiro que faça a reposição de valores originais, para que ultrapasse essa situação, vai eliminar: lista de canais favoritos; PIN de bloqueio de canais e configurações da box (imagem, som.etc), terá de voltar a configurar estes parâmetros.
Esta operação pode levar alguns minutos, siga os seguintes passos:
1.carregue em "Menu"
2.escolha a primeira opção mais à esquerda (roda dentada)
3.carregue na "Configuração técnica"
4.escolha "Repor parâmetros originais"
5.carregue em "Sim" - Caso também não resulte faça um hard reset carregando sem largar o botão P- da box, de seguida desligue a alimentação, sempre carregando no botão, volte a ligar a alimentação e quando no mostrador da box começar a aparecer o numero 05, pode liberta o botão. A box vai mostrando os números até 100 e em seguida desliga-se sozinha, espere uns minutos e volte a ligá-la.
Boa sorte
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 4 de junho de 2023
Bom dia
- Primeiro pode desligar a box iris da alimentação por cerca de 30 minutos.
- Se não resolve, sugiro que faça a reposição de valores originais, para que ultrapasse essa situação, vai eliminar: lista de canais favoritos; PIN de bloqueio de canais e configurações da box (imagem, som.etc), terá de voltar a configurar estes parâmetros.
Esta operação pode levar alguns minutos, siga os seguintes passos:
1.carregue em "Menu"
2.escolha a primeira opção mais à esquerda (roda dentada)
3.carregue na "Configuração técnica"
4.escolha "Repor parâmetros originais"
5.carregue em "Sim" - Caso também não resulte faça um hard reset carregando sem largar o botão P- da box, de seguida desligue a alimentação, sempre carregando no botão, volte a ligar a alimentação e quando no mostrador da box começar a aparecer o numero 05, pode liberta o botão. A box vai mostrando os números até 100 e em seguida desliga-se sozinha, espere uns minutos e volte a ligá-la.
Boa sorte
Se vou ter de fazer isso sempre que a box boqueia então, em vez de 5 minutos, que é o tempo que demora a arrancar quando é desligada da corrente, passaria a demorar 15 ou 20 minutos o que seria impensável e, se assim fosse de cada vez que boqueia, eu desistia e nem esperava pelo fim da fidelização. Este problema já se arrasta há anos, já me substituiram a box várias vezes e o problema mantém-se. O problema é da concepção da box e não de qualquer avaria da box, pelo que vou aguardar o fim da fidelização e experimentar outro operador e não vale a pena trocar esta box por outra igual, porque como já se viu, ou as boxes estão todas avariadas ou então arranjem uma box diferente.
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 4 de junho de 2023
É a box iris. E eu sei que se fizer isso fica a funcionar bem durante 15 dias e depois volta ao mesmo. Como já disse, este problema já se arrasta há mais de dois anos. Não sei se tem a ver com alguma versão do software. O que eu sei é que já me trocaram a box várias vezes e nunca resolveram o problema. E, não sendo uma questão de “vida ou de morte” sempre que acontece, aguardar cerca de 5 minutos para a box arrancar não é muito agradável.
- Super User
- 12161 comentários
- 4 de junho de 2023
É a box iris. E eu sei que se fizer isso fica a funcionar bem durante 15 dias e depois volta ao mesmo. Como já disse, este problema já se arrasta há mais de dois anos. Não sei se tem a ver com alguma versão do software. O que eu sei é que já me trocaram a box várias vezes e nunca resolveram o problema. E, não sendo uma questão de “vida ou de morte” sempre que acontece, aguardar cerca de 5 minutos para a box arrancar não é muito agradável.
Tenho conhecimento que acontece na UMA. Na iris não vejo a queixarem-se disso. Se já foi trocada a box e se os sinais foram verificados por um técnico. Não vejo mais que possa ser feito.
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 4 de junho de 2023
Tenho conhecimento que acontece na UMA. Na iris não vejo a queixarem-se disso. Se já foi trocada a box e se os sinais foram verificados por um técnico. Não vejo mais que possa ser feito.
Por isso é que eu já desisti de reclamar, vou aguardar o fim do contrato e experimentar outro operador esperando não ter o mesmo ou outro problema do género.
- 8093 comentários
- 4 de junho de 2023
Existem relatos no Fórum que referem que o problema é resolvido.
Conforme pode verificar no tópico em cima cerca de 5 anos atrás.
Boa sorte
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 4 de junho de 2023
Existem relatos no Fórum que referem que o problema é resolvido.
Conforme pode verificar no tópico em cima cerca de 5 anos atrás.
Boa sorte
Se foi resolvido, não sei, o que sei é que a última troca de box que fizeram, trocaram também o cabo HDMI, fizeram medições, reset de fábrica, etc. e….. continua tudo na mesma.
- Gestor da comunidade
- 29457 comentários
- 4 de junho de 2023
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 4 de junho de 2023
Isso já eu propus mas a custo zero. Não aceitaram, queriam cobrar-me pela box UMA e isso não aceito. Tenho uma TV TCL que tem Android, também poderia aceitar a app da NOS mas também a custo zero. Não estou disponivel para pagar um euro que seja.
- Gestor da comunidade
- 29383 comentários
- 5 de junho de 2023
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem e testemunho.
Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 5 de junho de 2023
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem e testemunho.
Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
É o que eu estou a fazer. Estou a reportar um problema recorrente com a esperança de o ver resolvido. Não o conseguindo resolver, como já referi, mudo de operador.
- Kilobyte
- 20 comentários
- 16 de junho de 2023
Tenho uma box iris mas está emparelhada com a box uma e também não atualiza nada. A box é a de2011-2013. Só muda os canais. Diz sempre informação indisponível quando vou ao menu
- 8093 comentários
- 16 de junho de 2023
Tenho uma box iris mas está emparelhada com a box uma e também não atualiza nada. A box é a de2011-2013. Só muda os canais. Diz sempre informação indisponível quando vou ao menu
Boa tarde
Por favor, explique o que significa ter a box iris emparelhada com a box uma.
Obrigado
- Gestor da comunidade
- 29383 comentários
- 16 de junho de 2023
Boa tarde
Agradecemos o seu testemunhou. Verifique, por favor, que todos os cabos estão corretamente ligados na box.
Sugerimos que faça um reset à box, saiba como:
Diga-nos, por favor, se resolveu.
Obrigado
- 1513 comentários
- 18 de junho de 2023
O problema não está na concepção da box. Sou cliente com esta box e nunca tive semelhantes problemas. O problema só pode ser de sinal. Sugiro contacto para o apoio técnico para que seja feita uma deslocação técnica para verificar as tomadas e o sinal que chega à box, além do sinal exterior. Em zonas Cabo (assim chamadas pela NOS) e na interface IRIS (interface com a linha colorida ao meio) poderão consultar parte da informação de sinal no seguinte menu:
RODA DENTADA (CONFIGURAÇÕES)
CONFIGURAÇÃO TÉCNICA
INFORMAÇÃO DO SERVIÇO
RESUMO
UPSTREAM TX deve estar entre 40 e 50 dBmV
DOWNSTREAM SNR deve estar acima de 34 dB
DOWNSTREAM RX deve estar entre -8 e +8 dBmV
Coloque depois no canal RTP1 HD (posição 301 na box Iris) e selecione:
RODA DENTADA (CONFIGURAÇÕES)
CONFIGURAÇÃO TÉCNICA
INFORMAÇÃO DO SERVIÇO
REDE
SINAL
Do lado direito o SNR deve estar preferencialmente acima de 50 dBµV.
O sinal deve ser estável e não oscilante ao longo das horas do dia. Qualquer desconformidade com estes valores deve ser reportada ao apoio técnico.
- Gestor da comunidade
- 29457 comentários
- 18 de junho de 2023
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 18 de junho de 2023
Amigo
Comentário
Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS
As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.
Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião

Conheça todas as funcionalidades da my NOS
Vídeos de ajuda
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.
OKEste ficheiro não pode ser descarregado
Lamentamos, mas o nosso detetor de vírus detetou que este ficheiro não é seguro para descarregar.
OK