Skip to main content
Header
Megabyte
March 5, 2023

Problema na Box Iris

Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.

137 Comentários

João H.
    Gestor da comunidade
    February 6, 2024

Boa noite @VFreitas,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar a acompanhar esta situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    February 6, 2024

Eu disse que ia ficar 2 dias mas não são 2 são 3 dias sem TV.

E para que querem o meu nº de cliente! Vou ter que aguardar que resolvam a avaria!!!

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 14, 2024

Os problemas das BOX IRIS são “muitos”…

Nomeadamente LENTIDÃO, lentidão… e lentidão!

Por vezes “desisto” e adormeço antes de conseguir ver o que quer que seja com esta BOX…

Para além disso, como já aqui foi dito… CONSUMOS DE 17 WATTS em STANDBY! https://www.publico.pt/2014/01/24/p3/noticia/queres-poupar-35-euros-desliga-aparelhos-da-tomada-1819023

Não seria necessário a DECO ou o Público fazerem testes, porque eu fiz os testes com medidores de consumo…

A minha pergunta é… Quando é que a NOS vai substituir as BOX IRIS (2.0) aos clientes???

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 14, 2024

Os problemas das BOX IRIS são “muitos”…

Nomeadamente LENTIDÃO, lentidão… e lentidão!

Por vezes “desisto” e adormeço antes de conseguir ver o que quer que seja com esta BOX…

Para além disso, como já aqui foi dito… CONSUMOS DE 17 WATTS em STANDBY! https://www.publico.pt/2014/01/24/p3/noticia/queres-poupar-35-euros-desliga-aparelhos-da-tomada-1819023

Não seria necessário a DECO ou o Público fazerem testes, porque eu fiz os testes com medidores de consumo…

A minha pergunta é… Quando é que a NOS vai substituir as BOX IRIS (2.0) aos clientes???

Boa noite, é verdade, os problemas vão-se acumulando, no meu caso fui obrigado a pedir a substituição da minha Iris, por outra Iris, melhorou  alguma coisa.

Relativamente ao consumo em standby, no meu caso não gasta nada, desligo da corrente à noite e ligo quando faz falta.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    October 15, 2024

Bom dia, @marcolopes
    De momento, não temos novidades. Agradecemos, no entanto, a sua sugestão. 
    Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    CP001
    October 15, 2024

Boa tarde a todos, 

Quero dizer aqui que não partilho da mesma opinião. Quanto mais uso a minha box UMA numa segunda morada, mais gosto da box Iris (2.0) que tenho aqui em casa, com o software tradicional da linha colorida.

Comigo a box Iris (2.0) sempre funcionou muito bem. Estou a falar deste modelo da Iris, sem disco e em zona HFC, que uso já lá vão mais de 10 anos:

As regras que uso para a Iris não ter bloqueios são:

• nunca desligar a box;
    • nunca usar o menu de apps.

A box 2.0 corre três softwares. Funciona pessimamente com o software UMA Light e funciona muito bem com o software Iris (linha colorida). A NOS, ao que consta, quer uniformizar toda a interface por capricho e acabar com o software da linha colorida, pondo a correr o software UMA Light em todas as boxes 2.0.

Ora isso sim será um erro brutal e o dia em que vou encostar a minha box 2.0 e provavelmente trocar de operador.

A grande box. da NOS (e para mim a melhor implementação que já vi de uma interface de operador) é a Apple TV, ou melhor, a app NOS TV para Apple TV. Isso sim é uma box e só é pena não ter comando numérico e ter um delay de emissão mais pequeno. Costumo usar com comando universal mas o teclado numérico não está disponível. Seria necessário que a NOS criasse um comando bluetooth para essa box, com teclas numéricas, e então aí é que ficava perfeita.

@marcolopes esse artigo não traz dados verdadeiros. Refere-se a consumos energéticos numa box Iris mais antiga, com disco, há muito descontinuada. A potência da box Iris num canal HD é esta, medido por mim: 11 W

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 15, 2024

Boa tarde a todos, 

Quero dizer aqui que não partilho da mesma opinião. Quanto mais uso a minha box UMA numa segunda morada, mais gosto da box Iris que tenho aqui em casa, com o software tradicional da linha colorida.

Comigo a box Iris sempre funcionou muito bem. Estou a falar deste modelo da Iris, sem disco e em zona HFC, que uso já lá vão mais de 10 anos:

As regras que uso para a Iris não ter bloqueios são:

• nunca desligar a box;
    • nunca usar o menu de apps.

A box Iris corre três softwares. Funciona pessimamente com o software UMA Light e funciona muito bem com o software Iris (linha colorida). A NOS, ao que consta, quer uniformizar toda a interface por capricho e acabar com o software da linha colorida, pondo a correr o software UMA Light em todas as boxes.

Ora isso sim será um erro brutal e o dia em que vou encostar a minha Iris e provavelmente trocar de operador.

A grande box. da NOS (e para mim a melhor implementação que já vi de uma interface de operador) é a Apple TV, ou melhor, a app NOS TV para Apple TV. Isso sim é uma box e só é pena não ter comando numérico e ter um delay de emissão mais pequeno. Costumo usar com comando universal mas o teclado numérico não está disponível. Seria necessário que a NOS criasse um comando bluetooth para essa box, com teclas numéricas, e então aí é que ficava perfeita.

@marcolopes esse artigo não traz dados verdadeiros. Refere-se a consumos energéticos numa box Iris mais antiga, com disco, há muito descontinuada. A potência da box Iris num canal HD é esta, medido por mim: 11 W

Obrigado pelo testemunho.

Espero então que a NOS, pelo menos, não “piore” o que já é “mau” (ou minimamente aceitável...)

E sim, confirmo, o consumo em standby da BOX IRIS (2.0) é por volta de 11W

De qualquer forma, estamos quase em 2025, e se a NOS não “andar da perna” e fornecer uma BOX moderna e com um UI FLUÍDO, vai perder muitos clientes…

CP001
    October 15, 2024

De qualquer forma, estamos quase em 2025, e se a NOS não “andar da perna” e fornecer uma BOX moderna e com um UI FLUIDO, vai perder muitos clientes…

Verdade, estou inteiramente de acordo. Mas na minha opinião essa box está longe de ser a UMA. 

Essa box é a Apple TV com app NOS. Criavam um comando próprio e tinham um produtozorro com uma qualidade de imagem soberba.

Os clientes para ver jogos de futebol sem delay poderiam continuar a usar a grelha sem box, com canais premium via CI Card.

E quem quisesse manter também a IRIS e UMA que ficasse com elas. Não vejo necessidade de substituir essas boxes. O que toda a gente quer é liberdade de escolha.

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 15, 2024

Verdade, estou inteiramente de acordo. Mas na minha opinião essa box está longe de ser a UMA. 

Essa box é a Apple TV com app NOS. Criavam um comando próprio e tinham um produtozorro com uma qualidade de imagem soberba.

A UMA TV 4K é assim tão má??

Eu estive para negociar uma (desde que me garantissem que a funcionalidade WiFi estava disponível e funcional, o que estava a acontecer pela altura em que ia negociar o contrato). Acabei por desistir de tudo, devido à falta de consideração pelo cliente (por um lado dizem que os clientes actuais são mais valorizados, mas na verdade oferecem preços muito melhores a NOVOS clientes… dá vontade, por vezes, de DEIXAR de ser cliente NOS, ou, por “birra”, cancelar o contrato e efectuar novo contrato logo a seguir...)

CP001
    October 15, 2024

A UMA TV 4K é assim tão má??

É boa, mas não é uma box de topo. A interface é inferior à Iris, não tem guia TV de programas por género como a Iris, e por isso globalmente acabo por preferir esta última. Mas a UMA tem um aspeto em que é superior, tem um zapping um pouco mais rápido do que a Iris

Em termos de fast forward, rewind e pausa tv/navegação na emissão, custa-me dizer mas são ambas fracas por comparação com os outros principais operadores e com a app NOS para Apple TV.