Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.
- Comunidade
- Produtos e serviços
- Televisão NOS
- Problema na Box Iris
Problema na Box Iris
- 5 de março de 2023
- 137 comentários
- 2837 visualizações
137 Comentários
- Super User
- 12191 comentários
- 5 de março de 2023
Temos 2 casos nestas situações.
Ou é anomalia da box e isso normalmente fica resolvido ao ir a: menu-definições-configuração técnica-repor parametros originais ( isto aqui é um reset da box).
Ou é problema de sinal. Sendo o sinal instável a box irá funcionar mal.
Logo, se o 1º caso não ficar resolvido, assumo que seja então o 2º. Nesse caso o apoio tem de encaminhar um técnico á sua residência.
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 5 de março de 2023
Fazer o reset á box (menu-definições-configuração técnica-repor parâmetros originais) é o que eu faço sempre que ligo para o departamento técnico a queixar-me. Mas se vou ter de fazer isto sempre que a box bloqueia, então, em vez de 5 minutos de espera tenho que esperar 10.
- Super User
- 3949 comentários
- 5 de março de 2023
A box é atualizada todas as noites. Quando tinha íris o apoio sugeria desligar a box no comando para não ligar a tv e aparecer a mensagem de sem sinal na televisão.
sendo que tinha obrigatoriamente no dia a seguir ligar a box até aparecer o número de um canal
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 5 de março de 2023
A box é atualizada todas as noites. Quando tinha íris o apoio sugeria desligar a box no comando para não ligar a tv e aparecer a mensagem de sem sinal na televisão.
sendo que tinha obrigatoriamente no dia a seguir ligar a box até aparecer o número de um canal
Pois, isso é o que eu faço quando ela bloqueia, mas o problema é ter de aguardar 5min até que apareça o canal, e não estou para isso. Eu quero ligar a box, ligar a TV e começar a ver televisão, sem esperas.
- Petabyte
- 1136 comentários
- 5 de março de 2023
Pois, isso é o que eu faço quando ela bloqueia, mas o problema é ter de aguardar 5min até que apareça o canal, e não estou para isso. Eu quero ligar a box, ligar a TV e começar a ver televisão, sem esperas.
Parece um problema generalizado das boxs IRIS, estão cada vez mais lentas para actualizar, parece até que a NOS está a utilizar a técnica da APPLE para os clientes trocarem de equipamentos e terem que renegociar os contratos. A minha box também demora 5 minutos a ligar às vezes mais e se por acaso a desligar à noite em vez desses 5 minutos são quase 10.
Vergonha!
- Super User
- 21907 comentários
- 5 de março de 2023
Parece um problema generalizado das boxs IRIS, estão cada vez mais lentas para actualizar, parece até que a NOS está a utilizar a técnica da APPLE para os clientes trocarem de equipamentos e terem que renegociar os contratos. A minha box também demora 5 minutos a ligar às vezes mais e se por acaso a desligar à noite em vez desses 5 minutos são quase 10.
Vergonha!
Boa tarde, tenho 2 box’s Iris 2.0 HD, modelo DCR7151.
Todos os dias, à noite, são desligadas da corrente e ligadas no dia seguinte quando é preciso.
Acabei de ligar a que está na sala, liguei a corrente às 13:40 e ficou a funcionar às 13:41:40.
O que me acontece com alguma frequência é ligar a box e ela não ter Opções, não dá para ver programação nem gravações, apenas dá os canais.
E aí tenho que voltar a reiniciar.
- Gestor da comunidade
- 29575 comentários
- 5 de março de 2023
Boa noite a todos,
Lamentamos a situação,
As boxes NOS são atualizadas diariamente, durante a madrugada, pelo que caso existam falhas nessas atualizações é possível que existam dificuldades ao ligar o equipamento.
Deste modo, para compreender melhor o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil
Obrigado
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
Afinal ficou tudo na mesma. Vieram ontem trocar a box por outra igual e, hoje, há 5 minutos atrás, estava a ver TV e de repente, ficou sem sinal e a box ficou bloqueada. Tive que a desligar e voltar a ligar para repor o sinal, mais 5 minutos de espera grrrr.
- Petabyte
- 1136 comentários
- 22 de março de 2023
Afinal ficou tudo na mesma. Vieram ontem trocar a box por outra igual e, hoje, há 5 minutos atrás, estava a ver TV e de repente, ficou sem sinal e a box ficou bloqueada. Tive que a desligar e voltar a ligar para repor o sinal, mais 5 minutos de espera grrrr.
A primeira vez que liga no dia é anormalmente “normal” que a box seja lenta pra cac… ao ponto de desistir de ligar a IRIS na grande maioria dos dias, nada a fazer já que aparentemente os programadores da NOS não sabem o que são actualizações em background ou assincronas. A única forma de resolver isso era a NOS substituir essa pseudo-box por uma box a sério.
A IRIS aqui em casa mais serve de pisa-papéis que de box 🤣
- Gestor da comunidade
- 29575 comentários
- 22 de março de 2023
Bom dia,
Diga-nos, por favor, se houve alguma mensagem de erro? Ou se no visor da box apareceu uma informação diferente da do canal.
Obrigado
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
Nada, apenas mensagem de HDMI sem sinal, e a box ficou bloqueada. Só desligando e voltando a ligar é que recupera. Como já referi isto acontece todas as semanas, e às vezes várias vezes por semana. Ultimamente tem acontecido quase dia sim dia não.
- Gestor da comunidade
- 29575 comentários
- 22 de março de 2023
Por exemplo, quando esta dificuldade ocorre se tentar mudar de canal, o mesmo é alterado no vistor da box,
Obrigado
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
Não, box, como já disse, fica bloqueada.
- Gestor da comunidade
- 29575 comentários
- 22 de março de 2023
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
Outra vez!!!! Será que vale a pena? Este assunto já tem mais de 2 anos e a NOS nunca conseguiu resolver o problema. Se as BOX Iris têm estes problemas substituam-nas por outra marca!
Resolvi colocar esta questão novamente porque também tive problemas com o router que acabou por ficar resolvido quando me substituiram o router por um mais recente e melhor e não por um igual recondicionado que apenas ajudou a manter o problema. Com este problema do router acumulado com os problemas na box iris (crashes, bloqueios, lentidão) fizeram-me reflectir e pensar seriamente em mudar de operador. Coisa que vou equacionar quando terminar a fidelização do meu contrato.
Sendo assim, não sei se valerá a pena voltar a enviar o meu nº de cliente, vocês mandam um técnico substituir a box por outra igual, e eu volto aqui a reclamar.
- Gestor da comunidade
- 29575 comentários
- 22 de março de 2023
Sim, por favor,
Lamentamos não conseguir ajudar.
Mas precisamos de endereçar a sua questão à equipa que pode ajudar. Agradecemos a compreensão.
Obrigado
- 1521 comentários
- 22 de março de 2023
Todos os dias, à noite, são desligadas da corrente e ligadas no dia seguinte quando é preciso.
Acabei de ligar a que está na sala, liguei a corrente às 13:40 e ficou a funcionar às 13:41:40.
O que me acontece com alguma frequência é ligar a box e ela não ter Opções, não dá para ver programação nem gravações, apenas dá os canais.
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
Já me trocaram a box e o problema mantém-se. Segundo me disseram estas box (as Iris 2.0) dão montes de problemas e a NOS não tem, ou não quer, como resolver
- Super User
- 21907 comentários
- 22 de março de 2023
Boa tarde
tirando este problema, não tenho qualquer reclamação a fazer das box’s.
- Super User
- 12191 comentários
- 22 de março de 2023
Outra vez!!!! Será que vale a pena? Este assunto já tem mais de 2 anos e a NOS nunca conseguiu resolver o problema. Se as BOX Iris têm estes problemas substituam-nas por outra marca!
Resolvi colocar esta questão novamente porque também tive problemas com o router que acabou por ficar resolvido quando me substituiram o router por um mais recente e melhor e não por um igual recondicionado que apenas ajudou a manter o problema. Com este problema do router acumulado com os problemas na box iris (crashes, bloqueios, lentidão) fizeram-me reflectir e pensar seriamente em mudar de operador. Coisa que vou equacionar quando terminar a fidelização do meu contrato.
Sendo assim, não sei se valerá a pena voltar a enviar o meu nº de cliente, vocês mandam um técnico substituir a box por outra igual, e eu volto aqui a reclamar.
A box tem de ser trocada por uma igual. Como acontece o mesmo, então a situação não é da box.
- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
A box tem de ser trocada por uma igual. Como acontece o mesmo, então a situação não é da box.
Depende. As box trocadas são todas recondicionadas. A minha que foi trocada, vai ser recondicionada e vai parar a outra casa. Além disso se não é da box, do que é? A box fica bloqueada. Nada funciona. Só depois de desligar e voltar a ligar é que passa a funcionar. Ou sou um tipo cheio de azar porque nas 3 box que já tive todas tiveram o mesmo problema ou as box (como me informaram) são um monte de problemas. Aliás, porque acham que a NOS mudos para a box UMA? Só ainda não acabaram com a Iris porque ainda é rentável. Quando deixar de o ser, mudam. E com os problemas que dão e as queixas que têm (que são muitas) não deve demorar muito a acabarem com elas.
- 1521 comentários
- 22 de março de 2023
Para a box não falhar existem duas condições
- Não deve desligar a box no comando ou desligar a box da corrente (nem durante a noite)
- Não deve utilizar o menu APPS ou o menu OFERTAS PARA SI
A box que tenho é esta

Esta box antiga (2011-2013) é que dá problemas

- Autor
- Megabyte
- 61 comentários
- 22 de março de 2023
A sua é igual á minha é a Iris 2.0. As box que tive todas elas deram problemas mas costumo desligá-la sempre no comando. É ridiculo ter que a deixar ligada para não dar problemas. Ridiculo e um consumo de energia desnecessário.
Mas já decidi, ou metrocam por uma UMA e durante os dois anos de fidelização vejo se há problemas ou não, ou, no fim da fidelização mudo para a Vodafone.
- 1521 comentários
- 22 de março de 2023
A sua é igual á minha é a Iris 2.0. As box que tive todas elas deram problemas mas costumo desligá-la sempre no comando. É ridiculo ter que a deixar ligada para não dar problemas. Ridiculo e um consumo de energia desnecessário.
Nesse aspeto estou de acordo consigo. Mas repare que essa box Iris 2.0 gasta o mesmo em Stand by ou ligada e, assim sendo, só desligando da corrente poupa eletricidade.
O consumo dessa box é de cerca de 2 euros por mês a preços da EDP – infelizmente tem esse custo acrescido.
- 8143 comentários
- 22 de março de 2023
“Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera. "O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As boxes são os aparelhos mais vorazes, mas os routers também revelaram um consumo considerável", refere a associação para a defesa dos consumidores. Não faço ideia do consumo com a box sempre ligada mas com certeza será bastante superior.
Comentário
Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS
As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.
Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião

Conheça todas as funcionalidades da my NOS
Vídeos de ajuda
Tópicos relacionados
3 Set. Problema no Volume na box irisicon
Televisão NOSBox IRIS: programa volta ao início após colocar a emissão em pausaicon
Televisão NOSRestart TV canais TVI24 e RTL não funciona na box Irisicon
Televisão NOSBenfica- Estoril Taça da Liga. Porque não está disponível na NOS?icon
Televisão NOSComo resolver dificuldades com a box UMA TV
Resolver Avarias
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.
OKEste ficheiro não pode ser descarregado
Lamentamos, mas o nosso detetor de vírus detetou que este ficheiro não é seguro para descarregar.
OK