Skip to main content
Header
May 23, 2017

Novo pacote Digital na rede Cabo, em sinal aberto e sem box.

A NOS acabou de eliminar codificação em 141 canais e radios na rede HFC e Fibra.
Se fizerem uma procura digital na norma DVB-C terão o pacote disponivel gratuitamente.

Finalmente temos canais digitais abertos (sem necessidade de box).

Para quem não tem TV com DVB-C, existem boxes com sintonizador DVB-C e android.

Aqui vai um tutorial para sintonizar canais digitais na TV, o método é practicamente igual em todos os televisores, mas também podem consultar o manual da vossa TV.

https://youtu.be/IQXKNU5Toks

Aqui está a relaçao dos canais digitais abertos:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/digital-hd.aspx

536 Comentários

Kilobyte
June 1, 2017
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.

Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado
Vaz
Super User
Super User
June 1, 2017
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado

Posso estar enganado e já admiti que eventualmente estava sobre a existência de várias redes no headend de Leiria.

Mas pergunto-me se não falamos de coisas diferentes: supondo que tens box da NOS (IRIS, UMA, powerbox ou outra) recebes o sinal de que aqui se fala e sempre recebemos - o que permite a visualização de canais de televisão ou rádio. O que varia é a "descodificação" de mais canais para além dos +/- 20 que já estavam a dar além dos 4K. Sempre foi emitido pois de outro modo não terias na box. Eu usava os livres fora da box.

Admito que fales que a modulação exista na NOS, se entendermos a passagem do sinal mas isso +é diferente da modulação RF na concorrência (Vodafone e MEO) que em FTTH adicionam canais modulados em analógico e digital dvb-t disponíveis livremente na rede deles quando os libertam no OLT.

Mas o que eles servem às boxes é IPTV que não pode ser "lido" por nenhuma tv quer tenha sistema analógico, digital (terrestre,cabo ou satélite) sem a ajuda de um receptor próprio para iptv e conhecimento dos respectivos endereços e protocolos.
June 1, 2017
Pelo que eu li noutro forum, parece-me que as frequencias estao a ser alteradas, a começar pela zona de Leiria.

https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-466
June 1, 2017
Olá cesarugusto,

Realmente falta algo no documento PDF referido na resposta de Tiago C.
Nao sei se acontece em mais marcas / modelos mas tomando como exemplo um dos meus televisores quando sintonizo canais digitais a busca sera efectuada na plataforma que estiver nesse momento activa.
Ou seja:
- se tiver seleccionado "Antenna" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-T, a usada pela TDT e tambem por outros operadores de Cabo
- se tiver seleccionado "Cabo" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-C, a usada por este operador.
Percebe-se que o procedimento normal seja este porque caso bastasse seleccionar "Digital" para que a busca se efectuasse em ambas as normas, ambas as listas de canais (TDT e Cabo) seriam sempre reiniciadas. Ora o televisor ou esta ligado a Antena ou a Cabo e nao as duas plataformas em simultaneo.

Como ja aqui foi referido, alguns modelos mais antigos e com capacidade DVB-C podem apresentar alguma dificuldade na selecçao das normas a usar e dependendo do pais escolhido. Se for o caso, ja foram tambem aqui apresentadas soluçoes.
Se tiver duvidas se e' o que lhe esta a acontecer, desligue o televisor do "Cabo" e ligue-lhe uma "Antena". Se do mesmo tipo de sintonia resultar a captaçao dos canais TDT entao tera' a certeza que a busca foi feita na norma DVB-T.
Desconheço em concreto este tipo de problema, mas em abstracto aconselho a seleccionar as opçoes "outros" no lugar dos operadores pre-configurados nos televisores com tais sintomas.

Relativamente a este tipo de questoes o operador pouco mais pode dizer do que RTFM (Read The ... Manual) 😉
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Vaz
Super User
Super User
June 1, 2017
Pelo que eu li noutro forum, parece-me que as frequencias estao a ser alteradas, a começar pela zona de Leiria.

https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-466

Sim mas a maior alteração - segundo percebi será a redução dos analógicos e reorganização de frequências e "troca" de canais.
Vaz
Super User
Super User
June 1, 2017
Olá cesarugusto,

Realmente falta algo no documento PDF referido na resposta de Tiago C.
Nao sei se acontece em mais marcas / modelos mas tomando como exemplo um dos meus televisores quando sintonizo canais digitais a busca sera efectuada na plataforma que estiver nesse momento activa.
Ou seja:
- se tiver seleccionado "Antenna" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-T, a usada pela TDT e tambem por outros operadores de Cabo
- se tiver seleccionado "Cabo" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-C, a usada por este operador.
Percebe-se que o procedimento normal seja este porque caso bastasse seleccionar "Digital" para que a busca se efectuasse em ambas as normas, ambas as listas de canais (TDT e Cabo) seriam sempre reiniciadas. Ora o televisor ou esta ligado a Antena ou a Cabo e nao as duas plataformas em simultaneo.

Como ja aqui foi referido, alguns modelos mais antigos e com capacidade DVB-C podem apresentar alguma dificuldade na selecçao das normas a usar e dependendo do pais escolhido. Se for o caso, ja foram tambem aqui apresentadas soluçoes.
Se tiver duvidas se e' o que lhe esta a acontecer, desligue o televisor do "Cabo" e ligue-lhe uma "Antena". Se do mesmo tipo de sintonia resultar a captaçao dos canais TDT entao tera' a certeza que a busca foi feita na norma DVB-T.
Desconheço em concreto este tipo de problema, mas em abstracto aconselho a seleccionar as opçoes "outros" no lugar dos operadores pre-configurados nos televisores com tais sintomas.

Relativamente a este tipo de questoes o operador pouco mais pode dizer do que RTFM (Read The ... Manual) ;)

Como já referi, volto ao exemplo LG - algumas anteriores às smartvs que vi em manuais, para encontrar "cabo" tem que ser seleccionado o país de sintonia "--", Finlândia ou Suécia

Nas tvs referidas se seleccionar DTV noutros "países" a pesquisa é pelo dvb-t, vulgo TDT ou emissões digitais noutros operadores
June 5, 2017
Boas Tardes, para quando no Hedende de LEIRIA a Modelação dos canais em HD para RF ?
Se souberem agradeço uma data. Obg.

Aconselho a leitura deste tópico:

https://forum.nos.pt/ver-televisao-em-casa-5/comunicado-da-nos-para-os-clientes-da-zona-oeste-e-ribatejo-2685
AJ67
Zettabyte
June 6, 2017
Boas Tardes, para quando no Hedende de LEIRIA a Modelação dos canais em HD para RF ?
Se souberem agradeço uma data. Obg.

Aconselho a leitura deste tópico:

https://forum.nos.pt/ver-televisao-em-casa-5/comunicado-da-nos-para-os-clientes-da-zona-oeste-e-ribatejo-2685

No Head-end de Leiria não vai haver modulação dos canais RF.... Os canais HD e SD já estou no RF à anos... como é que acha que as Box da NOS recebe os canais?? 🙂 a diferença agora é que não estão codificados, assim ser possivel ver na sua tv sem box.
Kilobyte
June 6, 2017
Tenho uma powerbox de 1€ no quarto e acho que não descodifica mpeg4 e por isso não descodifica os canais HD. Vejo também que a NOS dá a possibilidade por 1€ de alugar um sintonizador para TV´s que não tem esta funcionalidade.

Pergunto se este sintonizador de 1€ é a powerbox que já tenho ou é outro aparelho que descodifica o mpeg4 ?
AJ67
Zettabyte
June 6, 2017
Tenho uma powerbox de 1€ no quarto e acho que não descodifica mpeg4 e por isso não descodifica os canais HD. Vejo também que a NOS dá a possibilidade por 1€ de alugar um sintonizador para TV´s que não tem esta funcionalidade.

Pergunto se este sintonizador de 1€ é a powerbox que já tenho ou é outro aparelho que descodifica o mpeg4 ?

acho que é possivel as box HD+ por 1 €, as que eram utilizadas no Nagra, antes da Iris. mas é uma boa pergunta, será que vão ser essas ou a powerbox ou umas novas?