Skip to main content
Header
May 23, 2017

Novo pacote Digital na rede Cabo, em sinal aberto e sem box.

A NOS acabou de eliminar codificação em 141 canais e radios na rede HFC e Fibra.
Se fizerem uma procura digital na norma DVB-C terão o pacote disponivel gratuitamente.

Finalmente temos canais digitais abertos (sem necessidade de box).

Para quem não tem TV com DVB-C, existem boxes com sintonizador DVB-C e android.

Aqui vai um tutorial para sintonizar canais digitais na TV, o método é practicamente igual em todos os televisores, mas também podem consultar o manual da vossa TV.

https://youtu.be/IQXKNU5Toks

Aqui está a relaçao dos canais digitais abertos:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/digital-hd.aspx

536 Comentários

Vaz
Super User
Super User
May 24, 2017
Boas acho que não me fiz entender mesmo eu tenho a minha tv na sala com box onde sai o cabo coaxial que vem ao router e á tv e distribui para o resto da casa, retirando a box só apanha 87 canais faltando os canais de comentários historia e outros e mais se é da instalação, será porque isto ficou uma porcaria, penso que acabando o contrato nunca mais NOS

Talvez tenha poupado na leitura e por isso não percebi.

Se apanhas na box terás, normalmente de apanhar tudo na tv nessa tomada.

Procura fazer tudo com os mesmos materiais para evitar variáveis

Outra situação poderá ser o sintonizador da tv ser mais exigente ou menos sensível e não conseguir apanhar uma parte da rede.

Se a box funciona - e isso é obrigação do técnico verificar e normalmente verificam para poderem confirmar na papelada - a ligação ficou bem.
Apesar disso pode haver variações causadas no exterior como no sinal que entra - por vezes não conseguimos a mesma velocidade da net ou o sinal da tv apresenta problemas mas isso notarás na box.
paraquedista
Megabyte
May 24, 2017
Pois o problema continua,não sei o que será por acaso dava jeito ver sem a box podemos organizar os canais, e o mais estranho ligo direto de fora para a casa toda e nada as outras tvs estão como antes, desde inicio que a instalação foi mal feita eu é que tive de ajudar o tipo que veio instalar que ele nem o cabo conseguiu passar depois a custo lá conseguiu e este rebentou mesmo á saida da caixa, e para cravar a ficha não tinha cabo suficiente, depois o alicate de cravar não dava, rebentou-me com a caixa para ter aceso para colocar o repartidor que dá par o router e para tvs enfim tive logo azar e se calhar é do cabo
Megabyte
May 24, 2017
boas. uma box normal de tdt nao apanha os canais dvb-c certo? é que maioria das nossas tvs sao antigas..
May 24, 2017
paraquedista,
Sugestão:
Vai depender dos equipamentos que tiver em casa ou dos que possa pedir a um vizinho, amigo ou familiar... ;)
Refiro-me por exemplo a um televisor com a funcionalidade de indicação dos níveis de sinal.

Procure, na lista que foi já disponibilizada neste tópico, quais os canais que lhe faltam e veja quais os transponders em que estão a ser emitidos.

Por norma, se o nível de sinal de um transponder não for suficiente para que um determinado equipamento consiga “extrair” os canais nele modulados, não vai conseguir ver nenhum dos canais desse transponder e não apenas um ou dois.

Usando as especificações (Frequência, Modulação e Taxa de Símbolos) relativas aos transponders em falta, execute no televisor uma sintonia manual (digital). Um transponder de cada vez-
Se o televisor tiver essa funcionalidade, será apresentada uma barra horizontal com indicação da qualidade do sinal, através da qual poderá verificar, até por comparação com os restantes transponders onde o problema não existe, tratar-se de um problema de falta de sinal por problemas de má qualidade da instalação ou do nível de sinal fornecido pelo operador (no caso dos níveis dos vários transponders ser uniformemente baixo).

Espero ter-me feito entender ;)

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
paraquedista
Megabyte
May 24, 2017
Boas obrigado vou fazer o teste mas a minha minha TV... é esta TV LED Curvo Ultra HD Smart TV 55'' SAMSUNG UE55KS9000T não á razão de falha de equipamento algo se passa
Zettabyte
May 24, 2017
Ganda HASPT, muitos Likes mesmo.

Isto sim é musica para os meus ouvidos.

Obrigado!
Jorge Marote Nunes
Kilobyte
May 24, 2017
cá na madeira já dá. :)
Aqui na zona de Machico só apenas 7 canais nacional
paraquedista
Megabyte
May 25, 2017
Boas por mais voltas que dei só a pesquisa fica nos 87 canais digitais faltam muitos não sei o que fazer
Vaz
Super User
Super User
May 25, 2017
Boas por mais voltas que dei só a pesquisa fica nos 87 canais digitais faltam muitos não sei o que fazer
Olá paraquedista,
Só agora vi a tv que referes e se há algo nessa parte só se for por excesso... O que não impede que o sintonizador seja sensível / ou "exigente" e não aceite sinal insuficiente.

De qualquer forma gostava de referir que quando falava de cabo tv referia-me principalmente ao que liga a tomada ao aparelho. Pode bastar um problema com ele ou com os "terminais" dele para fazer diferença. Já sintonizo há muito os digitais descodificados e não era a primeira vez que influenciavam o resultado.

Até porque aparentemente usas a box nessa tomada e como não referes falta de canais na box eles chegam à mesma. Ora o sinal é o mesmo, independentemente do meio de visualização: através da box da NOS ou directamente na tv.

Além de veres bem as ligações, vê se consegues sintonizar "manualmente" os transponders dos canais em falta porque vi que a tua tem essa opção. Se estiveres na zona do HASPT podes usar os dados que ele colocou na lista. Se for outra podes tentar na mesma mas pode ser outro porque alguns variam segundo o Headend que nos serve.
paraquedista
Megabyte
May 25, 2017
Vaz Kilobyte bem eu já experimentei o cabo que vai á box FICHA COAXIAL 9.5MM MACHO ANGULAR liguei diretamente na TV é sempre a mesma coisa falta os canais GLOBO HOLLYOOD AMC SYFY DISCOVERY ODISSEIA SHOWCSE NACIONAL GEOGRAPHIC NAT GEO WILD RECORDTV e muitos mais não sei o que se passa com a outra operadora nunca tive problemas mesmo em tvs que não tem DVB-C e já li em alguns fóruns que está tudo OK mesmo nessas TVS que não tem esse tuner