Skip to main content
Header
May 23, 2017

Novo pacote Digital na rede Cabo, em sinal aberto e sem box.

A NOS acabou de eliminar codificação em 141 canais e radios na rede HFC e Fibra.
Se fizerem uma procura digital na norma DVB-C terão o pacote disponivel gratuitamente.

Finalmente temos canais digitais abertos (sem necessidade de box).

Para quem não tem TV com DVB-C, existem boxes com sintonizador DVB-C e android.

Aqui vai um tutorial para sintonizar canais digitais na TV, o método é practicamente igual em todos os televisores, mas também podem consultar o manual da vossa TV.

https://youtu.be/IQXKNU5Toks

Aqui está a relaçao dos canais digitais abertos:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/digital-hd.aspx

536 Comentários

Paulo B
Petabyte
May 23, 2017
Deixo-vos a minha experiência com uma Samsung da minha filha. Para aparecer tudo organizado seleccionem a origem como Holanda e busca em rede. Aparecem os canais organizados, sem repetições.
Gigabyte
May 23, 2017
Após eu ter reclamado varias vezes com a NÓS pelo facto de só nos oferecerem 34 canais analogicos sem box em toda a casa , eis que finalmente resolveram a situaçao dando nos agora 121 canais digitais com alguns em HD !!! A luta foi dura e sei que fui chato ao longo deste tempo mas valeu a pena...ESTES CANAIS SAO OFERECIDOS ÁQUELES BANANAS QUE ME CRITICAVAM POR EU COLOCAR ESTE ASSUNTO AQUI NA PÁGINA , ALGUNS DELES ERAM MESMO COMERCIAIS DA OPERADORA...AGORA DISFRUTEM SEUS PALERMAS !!!
paraquedista
Megabyte
May 24, 2017
Boas experimentei de facto já sintoniza canais digitais sem box o que é estranho no meu caso, só apanho 83 canais e falta os canais documentários tvs recordes não sei o porquê.
Vaz
Super User
Super User
May 24, 2017
Boas experimentei de facto já sintoniza canais digitais sem box o que é estranho no meu caso, só apanho 83 canais e falta os canais documentários tvs recordes não sei o porquê.

Procura verificar se o cabo tv tem interferência ou se é sinal fraco que variando de transponder para transponder pode não ser suficiente no que "transmite" esse conjunto de canais - cada transponder emite entre meia dúzia e uma dezena de canais logo os que não forem bem captados reduzem a lista num grupo de canais

A lista que está num post atrás é elucidativa: por exemplo os generalistas portugueses (iniciais) estão no 714MHz e se houvesse problema nesse ficarias sem os ditos canais

No meu caso já verifiquei que a partir dos 400Mhz a força do sinal diminui drasticamente bastando um cabo tv "manhoso" para não sintonizar alguns grupos de canais...

Nas televisões mais antigas teremos os canais desbloqueados também ?

Atenção que para HD precisam de ser compatíveis com mpeg4.

Aconteceu o mesmo com a TDT onde apareciam sintonizadores mpeg2 que cá não funcionaram

Para estes casos existem boxes com sintonizador DVB-C e android.

Permito-me acrescentar o seguinte:
a "emissão" da NOS para as boxes - logo para o chamado RF digital - é em dvb-c. Como desbloquearam o sinal que antes estava codificado ficaram livres embora já lá estivessem.

Os canais SD são, salvo erro em DVB-C mpeg2 - daí serem lidos pelas powerboxes.

Os canais HD são transmitidos em DVB-C mpeg4 pelo que só as novas boxes da NOS (UMA e IRIS) e aparelhos compatíveis com DVB-C HD/mpeg4 conseguirão reproduzir os mesmos.

A analogia do HASPT está correcta, mas convém não pensar que um sintonizador TDT HD (DVB-T HD mpeg4) - vulgo boxes ou TVs compatíveis TDT - conseguirá captar como conseguem na concorrência
dxnog
Super User
Super User
May 24, 2017
Sera desta que vamos finalmente poder organizar os canais da forma como melhor nos aprouver? ;)

Sim, podes organizar os canais como quiseres, pois na tv não há esse constrangimento como nas boxes da NOS.
dxnog
Super User
Super User
May 24, 2017
-----
paraquedista
Megabyte
May 24, 2017

Procura verificar se o cabo tv tem interferência ou se é sinal fraco que variando de transponder para transponder pode não ser suficiente no que "transmite" esse conjunto de canais - cada transponder emite entre meia dúzia e uma dezena de canais logo os que não forem bem captados reduzem a lista num grupo de canais

A lista que está num post atrás é elucidativa: por exemplo os generalistas portugueses (iniciais) estão no 714MHz e se houvesse problema nesse ficarias sem os ditos canais

No meu caso já verifiquei que a partir dos 400Mhz a força do sinal diminui drasticamente bastando um cabo tv "manhoso" para não sintonizar alguns grupos de canais...

Nas televisões mais antigas teremos os canais desbloqueados também ?

Atenção que para HD precisam de ser compatíveis com mpeg4.

Aconteceu o mesmo com a TDT onde apareciam sintonizadores mpeg2 que cá não funcionaram

Para estes casos existem boxes com sintonizador DVB-C e android.

Permito-me acrescentar o seguinte:
a "emissão" da NOS para as boxes - logo para o chamado RF digital - é em dvb-c. Como desbloquearam o sinal que antes estava codificado ficaram livres embora já lá estivessem.

Os canais SD são, salvo erro em DVB-C mpeg2 - daí serem lidos pelas powerboxes.

Os canais HD são transmitidos em DVB-C mpeg4 pelo que só as novas boxes da NOS (UMA e IRIS) e aparelhos compatíveis com DVB-C HD/mpeg4 conseguirão reproduzir os mesmos.

A analogia do HASPT está correcta, mas convém não pensar que um sintonizador TDT HD (DVB-T HD mpeg4) - vulgo boxes ou TVs compatíveis TDT - conseguirá captar como conseguem na concorrência
paraquedista
Megabyte
May 24, 2017
Boas desde já agradeço os comentários e ajuda, mas de facto estou muito estranho porque tenho o serviço á pouco tempo minha TV... é esta TV LED Curvo Ultra HD Smart TV 55'' SAMSUNG UE55KS9000T só consegue 87 canais estão a faltar todos os canais de documentários record liguei o cabo directo para o quarto para outra tv e nada só Analógicos, ou me engano o técnico na altura não fez um bom serviço, espero que alguém vá dando mais dicas para solucionar este problema.
Vaz
Super User
Super User
May 24, 2017
Boas desde já agradeço os comentários e ajuda, mas de facto estou muito estranho porque tenho o serviço á pouco tempo minha TV... é esta TV LED Curvo Ultra HD Smart TV 55'' SAMSUNG UE55KS9000T só consegue 87 canais estão a faltar todos os canais de documentários record liguei o cabo directo para o quarto para outra tv e nada só Analógicos, ou me engano o técnico na altura não fez um bom serviço, espero que alguém vá dando mais dicas para solucionar este problema.

Experimentaste com a box no local?

Mesmo que a tomada não esteja correctamente preparada para a box - sinal de retorno - terá de dar sinal de tv aproveitável pela box (as boxes funcionam como receptores de televisão um pouco mais sofisticados por terem leitor do cartão para descodificar e receberem por sinal de rede os extras, spp, videoclube, guia, gravações, etc).
Até dão para ver o grau de sinal disponível num menu das configurações.
paraquedista
Megabyte
May 24, 2017
Boas acho que não me fiz entender mesmo eu tenho a minha tv na sala com box onde sai o cabo coaxial que vem ao router e á tv e distribui para o resto da casa, retirando a box só apanha 87 canais faltando os canais de comentários historia e outros e mais se é da instalação, será porque isto ficou uma porcaria, penso que acabando o contrato nunca mais NOS