Header
Respondido

Ligação ROUTER - BOX por lan em certas casas PORQUÊ ?


Boa tarde, gostaria de esclarecer uma curiosidade.
Eu tenho serviço NOS em 2 habitações diferentes.

Numa das casas a BOX para ter acesso aos últimos 7 dias está ligada por Lan diretamente ao Router de Internet.
Na outra a BOX está apenas ligada à entrada da antena numa divisão completamente diferente do Router.

A minha dúvida é: porque a 1º box necessita de estar ligada ao router para aceder aos 7 dias e a outra não?

Obrigado
icon

Melhor resposta por EMI2016 9 October 2017, 21:13

Ver pergunta inicial

4 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Tens a mesma tecnologia nas duas casas? As boxes são iguais?
Sim são, pelos menos aparentemente .
Reputação 7
Crachá +1
Vasco, o serviço é o mesmo ?
Reputação 5
Crachá
Sr.Vasco
O serviço não esta assente na mesma tecnologia.
Quando a BOX esta ligada ao router de forma directa tem serviço FTTH com fibra até dentro de casa.
Quando a BOX esta ligada directamente a tomada coaxial tem um serviço HFC (EURODOCIS) UM SISTEMA HIBRIDO DE FIBRA E COAXIAL.

A tecnologia HFC (Hybrid Fiber Coaxial), também conhecido como Cabo, realiza a transmissão de sinais através da Fibra Óptica e do Cabo Coaxial. Normalmente o cabo coaxial estará no final do trajeto. Aqui tem capacidade de retorno de informação como um cabo de rede .
Já a tecnologia FTTH (Fiber To The Home) utiliza apenas a Fibra Óptica durante todo o trajeto de transmissão de sinais. .Tem no final uma ONT (em alguns operadores ONT/ROUTER integrado) que transforma a informação óptica em digital e analógica.Esta ultima injecta sinais TV analógica e digital no coaxial da casa mas não tem retorno de informação só permite visualizar os canais e não se pode ligar o router. Para se ter retorno será necessário ligar a BOX ao cabo de rede directamente ao ROUTER..
RETORNO :Quando se dá uma instrução no comando por exemplo ver filme de ontem essa instrução é enviada para o servidor da NOS que por sua vez responde ao comando

jm

Comentário