Header
Respondido

Já passaram 21 dias e voucher para compra de televisão não é enviado


Como já referi noutras páginas sobre o assunto, passaram os 21 dias e nada de voucher para compra de TV.

O pagamento da primeira fatura é hoje e para efeitos de faturação este é o 23º dia de serviço. O meu telemóvel, Vodafone, deixou de conseguir fazer a ligação para a 16990 e desliga a chamada automaticamente após 1min “A ligar...” enquanto dá perfeitamente para outras chamadas. Mensagens privadas aos moderadores do fórum ficam por responder. Só dramas com a NOS.

É que pode parecer uma coisa insignificante, mas a oferta deste voucher fez diferença na escolha da operadora, por não ter possuir uma televisão. Na adesão não me falaram do prazo de 15 dias, disseram que receberia uma mensagem do voucher após a instalação. Quem instalou, não sabia de nada. Algumas chamadas a seguir, disseram-me para esperar 15 dias, mas ninguém parecia saber ao certo como me responder. Após 15 dias, disseram-me para esperar até ao dia 21. Ontem, numa chamada, disseram-me para esperar até à meia noite, pelo operador considerar que era o 21º dia. Hoje… a UMA continua na caixa e dependo do computador para ver televisão…

Alguma sugestão sobre como reclamar? É uma situação ridícula.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 15 April 2020, 13:56

Ver pergunta inicial

10 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

16990

@Guimas , como referi o número 16990 não está a funcionar para mim. Não sei é por ser vodafone, mas a chamada não faz ligação, indicando “a ligar...” até se auto desligar. No entanto, consigo fazer outras chamadas normalmente. Como a NOS não inclui telefone, também não tenho essa opção. Em quarentena isolado em casa, as opções ficam reduzidas. Além disso, é uma chamada paga, o que é uma parvoíce o cliente pagar por uma falha evidente da operadora. 

Seja como for, a minha (pouca) experiência com o atendimento do 16990 é de que o operador prefere encontrar uma razão para deixar o cliente à espera de uma eventual solução automática do problema do que realmente prestar ajuda nos problemas concretos que se apresentam.

@Falcao Lisboa , por ser uma chamada paga (de outras redes) não estará incluída no plafond do seu tarifário e poderá ser necessário dispor de saldo. Será o caso?

De qualquer forma aconselho a não desperdiçar €€. Por estes dias certamente que ninguém vai estar disponível para tratar da emissão do SEU voucher.

Como não deu com o meu, a minha vizinha emprestou-me o telemóvel dela, também cliente da NOS. Liguei ao 16990 e confirmei que não era o cliente associado àquele número, indicando o meu NIF para aceder aos meus dados. Vários minutos à espera, aconteceu o que o @C24XXXX201 antecipou, que a “equipa” para estas situações não está disponível hoje, mas que o meu pedido seguiu para a tal equipa. Minutos depois, a minha vizinha recebe um SMS (associado à conta dela) a dizer que o pedido dela ficou registado…

Bem, boa Páscoa. Volto a isto na terça feira.

@Falcao Lisboa é melhor é… entretenha-se a ler qualquer coisa de útil. A TV por estes dias é deprimente :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Boa Páscoa também para si.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Falcao Lisboa, @Guimas e @C24XXXX201

@Falcao Lisboa, já respondemos à sua questão aqui.

Obrigada 

Vale enviado através de contacto da NOS, após insistência, fora do prazo garantido pela NOS.

Já se percebeu a razão de ser do prazo entre 15 a 21 dias?

Após a emissão da primeira factura e o correspondente envio das instruções de débito para o banco do devedor, os serviços administrativos do credor (NOS) aguardam a confirmação da Liquidação, para depois procederem à emissão dos vouchers.

O tempo que medeia entre a emissão da factura e a recepção da mensagem de confirmação pode efectivamente variar, dependendo naturalmente do número de dias não target, podendo inclusivamente variar de banco para banco.

Se este período de processamento está condicionado por factores vários, o seu inicio (emissão da factura) é importante para reduzir o tempo de espera pelos vouchers. Ora aqui, o Operador tanto “é preso por ter cão como por não ter”… Se emitir a primeira factura logo após a contratação, aparecem logo reclamações. “...ainda mal comecei a usar os serviços e já me enviaram uma factura, mas o que é isto?

O oposto já perceberem neste tópico.

Ajudava não definir datas de liquidação para dias não target? Alterava alguma coisa?

Sim! Ajudava na percepção que a maioria dos consumidores tem dos tempos de processamento destas situações. Ajudava a evitar as mensagens despropositadas sobre atrasos no pagamento e avisos de suspensão de serviços. Ajudava a evitar pagamentos duplicados resultantes desses mesmas mensagens despropositadas. Ajudava a evitar o tempo perdido com contactos com os bancos para solicitar a reversão de débito em conta.

@C24XXXX201 agradeço toda a informação que disponibilizou, mas o que tinha ajudado realmente era ser informado de tudo isto no momento de adesão (ou no site, sei ler as letras pequenas), ao contrário da informação “o vale de desconto é enviado após instalação” que me passaram, e não ser obrigado a descobrir todo o processo aos poucos através de uma série contactos, mensagens, queixas, etc, com várias informações incompletas e/ou erradas à mistura.

Além disso, a emissão da fatura electrónica foi dia 24 de Março (3 dias após a instalação) e foi recebida 26 de Março (5 dias depois da instalação), ou seja, este tópico não trata de um exemplo oposto, em que a fatura demorou a ser emitida/recepcionada.

O débito directo foi ativo no meu banco dia 8 de Abril, a cobrança da fatura aconteceu ontem (14 de Abril, terça, ao contrário do dia 12, domingo, dia previsto na fatura, um adiamento que você antecipou noutro comentário, por ser um dia não target) e o vale de desconto só foi tratado hoje. O contacto da NOS que me ligou hoje para tratar do voucher, disse-me claramente que estava a ligar por ter estar registado um pedido com a minha conta (resultante do meu contacto ao 16990 de 12 de Abril).

Acredito, como me disse, que o voucher fosse enviado de qualquer forma após os serviços administrativos tivessem a confirmação, mas também não tenho nenhuma confirmação disso. Quanto eu sei, se não tivesse ligado ao 16990 dia 12, não tinha havido pedido registado com a minha conta, não tinha havido telefonema de volta hoje e não teria acesso ao voucher (que já usei).

Pode estar correcta a sua justificação, podem ser efeitos do covid-19, pode ser simples imcompetência dos processos da NOS, mas isso também (já) não é importante.

Obrigado e boa tarde!

 

@Falcao Lisboa , é sempre importante que a informação aqui fique para futuros interessados. A consulta do fórum é livre. Os comentários que aqui deixamos estão acessíveis a quem pesquisar na net e são um complemento ao “problemático” e muito cinzentão site oficial.

Com “exemplo oposto” referia-me apenas a ter sido excedido o prazo propagandeado quer por “...após instalação...” quer por “...o prazo máximo de atribuição do voucher é mesmo de 21 dias...”

 

Comentário