Header
Respondido

Imagem UMA TV passa de 16:9 para 4:3


Sem razão aparente, ao fim de alguns minutos (não é certo o momento nem o canal), a imagem passa do aspect ratio normal 16:9 para uma imagem encolhida 4:3. A forma que arranjei de reverter é ir às configurações e repor a imagem para a configuração nativa 4k 50hz, mas invariavelmente volta a acontecer. 

Não percebo o porque de isto acontecer mas torna-se bastante irritante ao fim de 10/15 minutos isto acontecer.

icon

Melhor resposta por Renato Gomes 6 March 2024, 11:23

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia, vamos por tentativas.

  • Tente trocar de cabo HDMI a ver se resolve o problema. 
  • Reponha a box para os parâmetros originais da box
  • Verifique as definições da Televisão, nos parâmetros de resolução do ecrã.  

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @luc4rodrigues.

O @Renato Gomes partilhou boas recomendação.

Partilhe connosco, por favor, se a situação se mantém.

Obrigado 

 

Boa tarde

Já fiz os passos que me indicam 2x mas invariavelmente o mesmo volta a acontecer. Já alterei também as definições da TV para perceber se havia aqui alguma causa/efeito mas não chego a nenhuma resposta. O que sei é que como cliente NOS esta box não está ao nível do serviço que estava à espera. 

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos a sua mensagem e testemunho @luc4rodrigues.

Este tema poderá estar relacionado com a funcionalidade de HDMI-CEC da box.

Sugerimos que desative esta funcionalidade através do menu da box.

Partilhe connosco, por favor, se conseguiu desativar e se existiu uma resolução sobre esta situação.

Obrigado

Na verdade, mesmo com a definição desligada como indicou o problema persiste como pode ver na imagem. Começa a ser cansativo estar a desligar a box para repor a imagem. A NOS não oferece outra opção de box? Até porque esta ligação coaxial entre a box e o router já é bastante rudimentar diria eu.

 

Reputação 7
Crachá +2

Tem apple tv ou android tv mas o aluguer costuma ser mais alto.

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @luc4rodrigues.

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre o tema.

Recomendamos que teste a ligação entre a box e tv com outro cabo HMDI.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

A minha ideia (como de qualquer cliente) quando adere a um serviço de tv que vem com box é que esse serviço seja “entregue” da melhor forma e não tenha de comprar add-ons para melhorar um serviço que já devia cumprir a sua função. Já testei 3 cabos diferentes, já fiz tudo o que você me sugeriu e o problema persiste. O problema é do serviço (da box no caso) ou de alguma incompatibilidade que a NOS não consegue descobrir. Posto isto, o ónus de entregar ao cliente o serviço contratado é da NOS e não do cliente. Por forma a não voltar a ser cobrado indevidamente pelas chamadas feitas para o suporte técnico, como devo proceder para resolver este problema?

Reputação 7
Crachá +1

A minha ideia (como de qualquer cliente) quando adere a um serviço de tv que vem com box é que esse serviço seja “entregue” da melhor forma e não tenha de comprar add-ons para melhorar um serviço que já devia cumprir a sua função. Já testei 3 cabos diferentes, já fiz tudo o que você me sugeriu e o problema persiste. O problema é do serviço (da box no caso) ou de alguma incompatibilidade que a NOS não consegue descobrir. Posto isto, o ónus de entregar ao cliente o serviço contratado é da NOS e não do cliente. Por forma a não voltar a ser cobrado indevidamente pelas chamadas feitas para o suporte técnico, como devo proceder para resolver este problema?

Qual é a marca e modelo da tv amigo? 

um bem haja 

PHILIPS Ambilight 65OLED707

Reputação 7
Crachá +1

E no menu da tv está selecionada a opção de “Fit to screen” sempre?

 No caso de avaria da box, é só levar a box e acessória a uma loja e eles trocam na hora.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +2

Parece que o problema é da sua tv .. porque noutras não acontece.

Reputação 7
Crachá +2

experimente mudar o formato nas definições da televisão.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

A comunidade partilhou boas recomendações @luc4rodrigues.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Comentário