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Quando retrocedo a emissão para ver um programa, o mesmo começa sempre com 5 a 6 minutos de atraso....o que significa que "acaba antes de ter acabado", ou seja, passa à emissão em direto quando o programa ainda não tinha acabado!



Se eu quiser gravar o programa/filme X à hora Y, a BOX grava o Programa/Filme, mas com menos 5 a 8 minutos, ou seja, nunca consigo ver o final!



Liguei para o apoio, a resposta foi: "É normal!"



Fui cliente MEO até há 2 semanas... A MEO pode ter os defeitos todos, mas o retrocesso da emissão falhava 10 SEGUNDOS, no máximo!



Pergunta: a Grelha/horários que é fornecido (pelas testações de televisão) à NOS é diferente do fornecido à MEO?? Como se explica esta discrepância de horários??



Experimentem: retrocedam a TV para ver, por exemplo o Telejornal (RTP1) das 13h (que começa SEMPRE às 13h).... e vejam a que horas começa na vossa BOX!



Péssima esta situação....péssima!
a NOS grava os programas 5 minutos antes da hora anunciada e termina a gravação 5 minutos depois do fim do programa, no exemplo do telejornal das 13h00, ao retorcer para o inicio, esse programa começa a ver o que estava a dar as 12h55, a NOS faz isso porque nem todos programas começam nas horas marcadas, um exemplo é um programa que tem marcado as 17h50 para iniciar e 18h50 para terminar, mas na realidade começa as 17h55 e termina as 18h55, infelizmente ha programas que se afasta ainda mais do horário previsto. é uma forma de compensar um pouco o desleixo dos canais de tv que nem sempre sabem cumprir o horário anunciado.
Agradeço desde já a resposta.



A situação continua a me parecer ridícula!



Se não, repare: a NOS, ao gravar 5 minutos antes, parte do pressuposto que a emissão se vai atrasar 5 minutos... vidência? Mais: porquê 5 e não 7? Ou 12? Enfim...



A NOS tinha de reproduzir os programas na grelha consoante as horas fornecidas pelas estações de televisão e ponto!

É assim que a MEO faz e acerta!



Mais: se por ventura houver um atraso, é simples: vou ao programa que der imediatamente a seguir e vejo a parte final do mesmo!



Chato mesmo é TODAS as vezes que retrocedo para ver um canal, ter de avançar 4, 5 ou 6 minutos... parece que estou no tempo das cassetes VHS. Enfim.



Lamentável!



Serei o único a achar isto ridículo?
Eu compreendo o que está a dizer mas não é bem assim, quantos programas que ja gravei e começaram muito antes da hora marcada e para ver o inicio tinha que por no programa anterior e avançar até quase o fim para apanha o inicio do proximo programa porque nesse caso nem os 5 minutos eram suficientes ou um programa que começou 20 minutos atrasado e tinha que ver o programa seguinte para ver o final do programa anterior. Agora diga-me qual seria a solução na MEO nesses casos? se um programa começa ou acaba na hora errada, isso afecta tanto clientes NOS como MEO.
Quantas vezes numa semana os programas começam atrasados?

Pela sua resposta, parece que é algo muito frequente...se é, desconheço.



Faz algum sentido eu retroceder a emissão para ver um programa e ele começar 5 minutos depois?



Pior ainda: se o programa for uma série e deu 3 episódios consecutivos, o primeiro acabar a meio e quando seleciono o segundo, começar a meio do primeiro?



Nunca vi isto acontecer na MEO...Nunca!



(Sei que pareço defensor da MEO, mas não sou nem pretendo voltar a ser cliente... estou tão somente a constatar um facto!).
Por acaso é bastante frequente, eu não me limito ao telejornal e novelas mas conheço quem vê a novela escrava mãe na recorde e gravado inicia ja alguns minutos dentro da novela, mesmo com os 5 minutos extra.



eu quando tinha uma box com disco, tinha a opção de iniciar e terminar uma gravação 5, 10 ou 15 minutos, eu escolhia 15 minutos, que fazia muito jeito.



Tem sorte que uma box cloud é só 5 minutos,
Depois tem outro detalhe:



Retrocedo para cer uma série. Deu 3 episódios seguidos, por exemplo....

Tenho de retroceder e selecionar cada um deles para ver...um por um... ou seja, a NOS não tem reprodução "corrida". Interrompe a visualização de episódio para episódio!

Uma vez mais: ridículo!
Ha alguns anos, alguns fabricantes de video-gravadores implemetaram um sistema de gravaçao que fazia uso de um sinal emitido pelas estaçoes de TV quando um determinado programa tinha inicio.

Algumas estaçoes de TV associaram-se a implementaçao e divulgaçao deste sistema mas rapidamente o descartaram, talvez pressionados pelos anunciantes que nao viam vantagens no sistema...

Desconheço por completo se tal sistema ou outro equivalente continue atualmente em uso.



A programaçao que serve de base para o agendamento das gravaçoes pelos clientes ou pelos operadores é falivel. Imagine-se um jogo de futebol: se for necessario tempo extra ou decisao por grandes penalidades (como acaba de acontecer na final da taça CTT), como é que deveria ser anunciado pela estaçao ou agendada a gravaçao pelo operador?



E deixe-me que lhe diga, 5 minutos nao me parece que crie dificuldade alguma... tivessem todos os programas inicio a hora programada! Mas é apenas a minha opiniao...



Se fossem efetuadas gravaçoes "corridas" de episódios seguidos, por certo teriamos outros utilizadores a manifestar desagrado por nao conseguir selecionar com facilidade o inicio do 2° episódio.
@Fisio_Roberto quer um exemplo onde os 5 minutos faz toda a diferença?, no canal AMC veja agora o film que está a dar, 40 dias e 40 noites, agendado para iniciar as 12:48, mas o film so começou às 12:53, com 5 minutos de atraso, queria ver a vantagem na meo de a gravação iniciar logo as 12:48... Agora como iniciou com 5 minutos de atraso também vai terminar 5 minutos mais do que está agendado, agendado para terminar as 14:21, na meo a gravação termina as 14:21 e não vê os últimos 5 minutos, mas na NOS com os 5 minutos extra de gravação vai ver o fim. e os films anterior a este também nao iniciaram no horário marcado nem os próximos, duvido que o próximo seja as 14:21.
Antes de mais, agradeço os comentários.



Não deixa de ser impressionante a defesa à NOS...



Com atrasos ou não, NOS defendida com unhas e dentes.



Retroceder programas e ter de avançar novamente para o ver, ou programas que acabam antes do seu final, aparentemente são coisas que só me incomodam a mim...



E note-se: a minha demonstração de descontentamento prende-se com retroceder a emissão e não com gravações agendadas.



Ou a MEO tinha muita pontaria, ou a NOS acerta todas ao lado...



Mantenho a minha opinião: a NOS ganha em velocidade de internet, mais canais em HD, melhor qualidade de som.... mas perde largamente em interface (que é "complexo" e muito pouco intuitivo), perde no retroceder da emissão porque nunca acerta no início do programa, perde por não ter emissão corrida, porque se dá 3 episódios tenho de retroceder (e avançar o atraso) para acertar no início do programa e perde em fluidez da utilização da BOX, que bloqueia ou não responde ao presionar dos botões (com muita frequência).



Tenho o serviço há duas semanas. Já foi feito reset à BOX 2 vezes, a BOX já foi substituída...e os "Lags" mantêm-se!



No global a NOS ganha...mas ainda tem muito a melhorar e aprender.
...Não deixa de ser impressionante a defesa à NOS...

...

E note-se: a minha demonstração de descontentamento prende-se com retroceder a e não com gravações agendadas.

...



E como funciona o retroceder a emissão? Nao sera com base numa gravaçao automatica efetuada pelo operador? Se possuir um televisor com capacidade para tal tambem consegue retroceder, mas tem de estar a gravar o programa, certo?



Nao faço a defesa de ninguem! Sou livre nas opinioes que emito e nas ideias que defendo. No debate de ideias cada um defende as suas respeitando as dos outros.
...Não deixa de ser impressionante a defesa à NOS...

...

E note-se: a minha demonstração de descontentamento prende-se com retroceder a e não com gravações agendadas.

...



E como funciona o retroceder a emissão? Nao sera com base numa gravaçao automatica efetuada pelo operador? Se possuir um televisor com capacidade para tal tambem consegue retroceder, mas tem de estar a gravar o programa, certo?



Nao faço a defesa de ninguem! Sou livre nas opinioes que emito e nas ideias que defendo. No debate de ideias cada um defende as suas respeitando as dos outros.




Não me referi à sua pessoa nem tão pouco à sua opinião. O meu comentário foi geral.



Sei ouvir opiniões e sei respeitá-las.



Se todos os que comentaram o Post acham "normal e aceitável", só tenho de respeitar.



Eu continuo com a minha opinião de que essa situação (dos atrasos) é lamentável.
Não querendo defender nenhum operador, embora às vezes o faça, acho que há razão dos dois lados.



Infelizmente no nosso país o horário e o seu cumprimento são relegados para segundo plano. Mas talvez a culpa seja mais dos canais que gerem o mesmo na base do improviso e na imposição da publicidade.

Torna-se difícil acertar com os horários deles, quando programas como os noticiários que talvez mais que os outros devessem surgir a uma hora certa, estipulada e conhecida de todos para ser facilmente visto raramente começa à hora exata com jogos de avanço e atraso para incluir mais um bombardeamento de publicidade.



A forma de lidar com o avanço e o retrocesso são diferentes e é pena que não sejam melhor combinados os pontos fortes dos dois mas é o que escolheram apresentar e pouco podemos fazer contra isso



Há pormenores que só aparecem se por qualquer motivo precisarmos. Salvo erro, não será possível programar a gravação de um programa que não esteja ainda presente no EPG das Iris, tirando o caso das gravações de séries por serem recorrentes. Mas a partir de um exemplo que exista. Não se pode "programar" sem aparecer



Na questão de não haver forma de evitar a falha na hora de emissão, podia ser feita uma gestão com correção pelo nome do programa ou outra que garantisse melhores resultados mesmo com o EPG da NOS.

Tenho um sistema que usa essa opção e permite gravar uma emissão no RF digital programando-a antes dos 3 dias que o EPG emitido pela NOS em RF garante e gravando-a quando o EPG a introduzir.



Em tempos havia "problemas" com a gravação de séries nas boxes dos operadores até eles terem procurado introduzir uma solução para satisfazer as necessidades dos clientes.

Portanto seria certamente possível que os técnicos engendrassem uma correção para as falhas por forma a prestar um melhor serviço.

E não seria fácil enumerar. Programas gravados com nomes sem relação alguma que nunvca serão corrigidos e muitos outros
Olá @Fisio_Roberto, bem vindo à comunidade. :)



O @AJ67 e o @C24XXXX201 deram boas dicas, mas gostaríamos de esclarecer melhor estas questões.



Sobre os conteúdos gravados - e porque às vezes os canais alteram a programação, em cima da hora, sem pré-aviso - para garantir que os nossos clientes não perdem parte do programa que querem gravar, foi dada, por defeito, uma folga antes e depois da hora prevista para a emissão. Estes minutos não podem ser personalizados ou removidos.

Quando está a ver conteúdos em direto, e caso faça Pause ou Rewind, vai sempre existir uma desfasamento de tempo entre o momento em que parou o conteúdo, carregando no botão, e o momento que lhe é apresentado logo de seguida (aproximadamente 5min nos canais nacionais e 1min nos restantes). Esta limitação é exclusiva do serviço IRIS, estando a NOS a trabalhar no sentido de a ultrapassar.



Esperamos ter conseguido esclarecer as suas dúvidas.

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