Skip to main content
Header
Megabyte
August 16, 2026

Guia de TV em grelha multi-canal na box Android TV (UMA)

Boa tarde,

Tenho uma box NOS (ARRIS, interface Android TV / UMA) e reparei que o menu "Guide" mostra apenas a programação de um canal de cada vez, organizada por dia. Não encontrei forma de ver vários canais ao mesmo tempo lado a lado, como acontecia no EPG clássico das boxes mais antigas (Iris, Box 1.0).

A minha pergunta é: está prevista alguma atualização que traga de volta um EPG em grelha, com vários canais visíveis em simultâneo, para esta interface? Para que serve ter tantos canais disponíveis se depois tenho de os verificar um a um para saber o que está a dar? Isto torna a experiência bastante mais lenta e pouco prática do que devia ser.

Obrigado desde já.

28 Comentários

Zettabyte
August 23, 2026

Boa noite. 

Tenho o mesmo problema. Também não vejo nenhuma opção dia que permita alterar este formato de apresentação. Antigamente na UMA havia essa opção. Estou farto de a procurar e não a encontro em lado nenhum. 

Pelo contrário no software UMA Light tenho o guia por dias mas não tenho o guia por canais. 

A minha box principal é UMA V1. Não sei se na UMA V2 haverá o guia por dias. 

Na NOS TV para Android também apenas encontro o guia por canais e não há o guia por dias.

Pessoalmente prefiro o guia por dias e há alguns meses ainda havia essa opção na UMA V1. 

Jorge C
Super User
Super User
August 23, 2026

Boa tarde ​@Fernandojrr

Tem razão! Pelo que verifiquei essa opção apenas aparece na antiga box IRIS.

Nessa box a sequência é MENU - GUIA - DIA ou GÉNERO.

Obrigado.

Megabyte
August 24, 2026

Boa tarde a todos,

@Rafaela F. e ​@João H., conseguiriam dar alguma informação adicional sobre como resolver esta situação?

Existe previsão de um update de software que corrija o problema? Não me parece correto que as boxes mais recentes apresentem menos opções e mais restrições do que as antigas.

Obrigado e boa tarde.

João H.
Gestor da comunidade
August 25, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas partilhas.

@Fernandojrr, com a nova experiência de Guia Tv, encontre mais facilmente o dia, canal ou programa que deseja com a nova organização por categorias. 
Pressione a tecla menu no comando, utilize as setas verticais e aceda a “Guia”. Pressione OK para aceder.

Tem ainda disponível uma organização dos canais por categorias, na parte superior do ecrã, que inclui uma área de canais favoritos.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
August 25, 2026

Boa tarde a todos,

@João H.  Eu conheço a organização por categorias, mas não é isso que procuro. Já estou um pouco cansado de ter de repetir sempre o mesmo. Fiz uma pergunta relativamente à grelha de programação com todos os canais, e acho estranho que, em vez de uma resposta direta, receba uma resposta que apenas promove a nova experiência sem responder à minha pergunta.

A grelha disponível nas boxes antigas vai estar disponível nas novas boxes, sim ou não?
Acho que é uma pergunta simples.

Peço desculpa pelo tom da minha resposta, mas ao fim de uma dezena de posts, com fotos incluídas, a tentar explicar o meu problema, a única resposta que recebo é o envio do Guia da nova experiência. EU NÃO QUERO a nova experiência, quero a opção que já existia nas boxes antigas!

Obrigado e boa tarde.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
August 25, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas partilhas.

@Fernandojrr, com a nova experiência de Guia Tv, encontre mais facilmente o dia, canal ou programa que deseja com a nova organização por categorias. 
Pressione a tecla menu no comando, utilize as setas verticais e aceda a “Guia”. Pressione OK para aceder.

Tem ainda disponível uma organização dos canais por categorias, na parte superior do ecrã, que inclui uma área de canais favoritos.

Obrigado 

Pelo que dá para perceber não há opção para alterar, também não encontrei quando estive ao pé da box. 

se a resposta que foi dada é só sobre a nova experiencia isso é sinal de que é só essa que há e que não vai haver para já alteração.

Estou certo que implementem uma nova forma no futuro, mas eles nunca são assim tão transparentes sobre o que está a ser feito ou planeado .

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 28, 2026

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens, assim como a ajuda da comunidade sobre o tema.

Importa esclarecer a versão atual do software instalado na box UMA é a mais atualizada, pelo que se surgirem alterações ou novas atualizações, partilharemos convosco aqui, no Fórum NOS.

Para mudar o dia a consultar no Guia TV, é necessário selecionar as setas direcionais no comando para a esquerda («) ou direita (»).

@Fernandojrr e ​@Carlos AC, pedimos que, por favor, testem o acesso à programação por DIA desta forma e nos digam se já foi possível.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Zettabyte
August 28, 2026

Boa noite, ​@Rafaela F. 

Com essas setas direccionais não surge nenhum acesso ao guia por dias. Esse acesso fazia parte há alguns meses do menu da UMA.

Sou cliente do pack desporto. Antigamente quando queria saber em que canal havia algum acontecimento desportivo abria o guia por dias e em 30 segundos tinha a resposta. 

Agora abro o guia por canais e vejo a programação dos canais de desporto um a um até encontrar ou não encontrar o que quero ver. O que se fazia em 30 segundos pode agora demorar 7 ou 8 minutos. É o progresso da NOS. 

Não vou deixar de ser cliente da NOS por causa disso, já me habituei ao que a NOS me fornece, mas não deixo de chamar nomes para mim mesmo aos técnicos da NOS que resolveram eliminar o acesso ao guia por dias na box UMA. 

Faço notar que ainda tenho o guia por dias na minha box IRIS.