Header

Famoso ponto branco


Boa tarde.
Comprei recentemente uma Sony Bravia 49" android tv 4k e para meu espanto aparece um ponto branco no canto superior esquerdo.
Tenho o tamanho da imagem definido como "ajustado ao ecrã".
Quando altero o formato da imagem o pixel deixa de aparecer, pois a imagem estica muito e sai do ecrã (Não é uma opção, apenas para explicar). No caso de diminuir a formatação da imagem o pixel acompanha e mantendo-se na mesma. Mas para mim tem que estar com a opção "ajustar ao ecrã" uma vez que esta é a melhor formatação para a imagem da TV.
Já testei nas configurações da Box, ao mudar de 1080i para 720p o pixel desaparece.
Chegando a conclusão aparente que o problema não se verifica na televisão mas sim no sinal que é emitido para a box.
Liguei para o centro de reparação da Sony e o individuo só me perguntou o seguinte:
-É possuidor de uma box NOS? Respondi que sim.
-Então é esse o problema, chegam aqui vários problemas desses e todos com a box da NOS.

Despistes efectuados:

COM PIXEL:
- Teste com outros cabos HDMI (continua o pixel)
- Troca de Box e troca por Box diferente, sem disco fisíco (continua o pixel)
- Teste de todas as entradas HDMI da TV (continua o pixel)
- Formatação da resolução de imagem (continua o pixel, o pixel acompanha sempre a imagem emitida pela box iris)

SEM PIXEL:
- Teste com cabo SCART (perdeu qualidade e o pixel desapareceu)
- Ligação do cabo de sinal directamente na TV ( o pixel desapareceu) A imagem é muito melhor do que a emitida pela Box.
- Ligação de um portátil na TV através de ligação HDMI 1080p (Não se verifica nenhum pixel na imagem. Imagem perfeita)
- Testado noutra TV Sony 40" ( pixel branco desaparece ) Segundo explicação técnica, sendo maior o ecrã mais probabilidades existem de se ter o ponto branco.
- Mudar a resolução para 720p (o pixel desaparece apenas nesta resolução)

Estou muito desiludido com a box e lendo noutros foruns que a box UMA não resolve a situação, pelo menos a nivel da qualidade dos canais SD, só me resta pagar e ficar com uma qualide sofrivel.

João Rocha

14 Comentários

Reputação 7
Crachá +4
Boa tarde.
Comprei recentemente uma Sony Bravia 49" android tv 4k e para meu espanto aparece um ponto branco no canto superior esquerdo.
Tenho o tamanho da imagem definido como "ajustado ao ecrã".
Quando altero o formato da imagem o pixel deixa de aparecer, pois a imagem estica muito e sai do ecrã (Não é uma opção, apenas para explicar). No caso de diminuir a formatação da imagem o pixel acompanha e mantendo-se na mesma. Mas para mim tem que estar com a opção "ajustar ao ecrã" uma vez que esta é a melhor formatação para a imagem da TV.
Já testei nas configurações da Box, ao mudar de 1080i para 720p o pixel desaparece.
Chegando a conclusão aparente que o problema não se verifica na televisão mas sim no sinal que é emitido para a box.
Liguei para o centro de reparação da Sony e o individuo só me perguntou o seguinte:
-É possuidor de uma box NOS? Respondi que sim.
-Então é esse o problema, chegam aqui vários problemas desses e todos com a box da NOS.

Despistes efectuados:

COM PIXEL:
- Teste com outros cabos HDMI (continua o pixel)
- Troca de Box e troca por Box diferente, sem disco fisíco (continua o pixel)
- Teste de todas as entradas HDMI da TV (continua o pixel)
- Formatação da resolução de imagem (continua o pixel, o pixel acompanha sempre a imagem emitida pela box iris)

SEM PIXEL:
- Teste com cabo SCART (perdeu qualidade e o pixel desapareceu)
- Ligação do cabo de sinal directamente na TV ( o pixel desapareceu) A imagem é muito melhor do que a emitida pela Box.
- Ligação de um portátil na TV através de ligação HDMI 1080p (Não se verifica nenhum pixel na imagem. Imagem perfeita)
- Testado noutra TV Sony 40" ( pixel branco desaparece ) Segundo explicação técnica, sendo maior o ecrã mais probabilidades existem de se ter o ponto branco.
- Mudar a resolução para 720p (o pixel desaparece apenas nesta resolução)

Estou muito desiludido com a box e lendo noutros foruns que a box UMA não resolve a situação, pelo menos a nivel da qualidade dos canais SD, só me resta pagar e ficar com uma qualide sofrivel.

João Rocha

é verdade isso que disses-te, mas não esperes milagres.
Se tens uma tv4K a degradação dos canais principalmente em SD é maior do que se for num TV full HD.
Reputação 7
Crachá +5
Olá,@Jprr68, bem-vindo à comunidade.

Agradecemos o alerta. Esta situação está identificada e encontra-se em fase de avaliação para que possa ser resolvida. Assim que tivermos novidades, partilhamos nos canais habituais.
Reputação 2
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?
Reputação 7
Crachá +4
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?


É estranho, poderá ser algum problema com a saída do HDMI da box.
No entanto, penso que as oled tem programas proprios para tentar eliminar esses defeitos que aparecem no painel, podes tentar fazer isso.
Nos canais sem box, isso aparece?
Se o problema persistir é reportar à NOS e trocar a box.
Reputação 2
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?


É estranho, poderá ser algum problema com a saída do HDMI da box.
No entanto, penso que as oled tem programas proprios para tentar eliminar esses defeitos que aparecem no painel, podes tentar fazer isso.
Nos canais sem box, isso aparece?
Se o problema persistir é reportar à NOS e trocar a box.


Boa tarde,

Obrigado pela resposta mas não deve ter percebido o que escrevi. o pixel só acontece com a BOX ligada com todos outros dispositivos ou mesmo estado a ver live tv não acontece por isso o problema não é da TV mas sim da BOX.
Reputação 7
Crachá +4
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?


É estranho, poderá ser algum problema com a saída do HDMI da box.
No entanto, penso que as oled tem programas proprios para tentar eliminar esses defeitos que aparecem no painel, podes tentar fazer isso.
Nos canais sem box, isso aparece?
Se o problema persistir é reportar à NOS e trocar a box.


Boa tarde,

Obrigado pela resposta mas não deve ter percebido o que escrevi. o pixel só acontece com a BOX ligada com todos outros dispositivos ou mesmo estado a ver live tv não acontece por isso o problema não é da TV mas sim da BOX.


Eu entendi o que disse, só estava a tentar fazer uns despistes.
Acho que o próximo passo, será reportar à NOS o problema.
Reputação 7
Crachá +1
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?
esse problema já é antigo cm a iris, para resolver tem que ir as configurações da TV e alterar o tamanho do ecran para 16:9. dependendo do da marca da tv, se tiver em tamanho ecran completo, ou ecran inteiro, ou assim parecido, é so escolher 16:9, o ponto branco vai desaparecer. não é um pixel morto é uma falha do software da iris, em 16:9. a imagem estica um pouco e o ponto branco fica fora da zona visual do ecran.

um exemplo da minha samsung. em modo Screen Fit o ponto aparece, em 16:9. já não aparece.

Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Luis Filipe Colorado Duarte, bem-vindo à comunidade.

De maneira a garantirmos a organização do Fórum NOS, movemos a sua publicação para este tópico, mais antigo, onde pode encontrar a resposta à sua questão.
Reputação 5
Crachá
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?
esse problema já é antigo cm a iris, para resolver tem que ir as configurações da TV e alterar o tamanho do ecran para 16:9. dependendo do da marca da tv, se tiver em tamanho ecran completo, ou ecran inteiro, ou assim parecido, é so escolher 16:9, o ponto branco vai desaparecer. não é um pixel morto é uma falha do software da iris, em 16:9. a imagem estica um pouco e o ponto branco fica fora da zona visual do ecran.

um exemplo da minha samsung. em modo Screen Fit o ponto aparece, em 16:9. já não aparece.



Já reportei essa situação há anos à NOS e até agora... Nada!
No formato de imagem 16:9 esse "pixel" desaparece de facto mas porque a imagem é cortada (como tal não aparecem os extremos)

Também optei por ter a minha TV na opção "Ajustar ao Ecrã" pois é a única opção na qual não há corte de imagem.

Nas Samsung a opção é a "ajustar ao ecrã", ...mas LG chama-se "Just Scan" (em português traduziram à letra para "apenas pesquisar".
Reputação 2
Bom dia,
Até a pouco tempo tinha a minha box IRIS ligada com SCART nunca vi mal nenhum!

Como mudei de TV para LG OLED e a ligação começou a ser por HDMI, reparei que quando ligava a BOX aparece um ponto branco (pixel morto), este é apresentado no canto superior esquerdo.


Fiz várias experiencias como por exemplo:
Troquei o cabo HDMI que liga da TV à BOX (aparece o pixel branco),
Liguei a outra entrada HDMI na TV (aparece o pixel branco),
Coloquei outro dispositivo na entrada HDMI onde estava ligada a box inicialmente neste caso não aparece pixel branco.

Neste caso presumo que o problema seja da box?
Estava a ficar preocupado visto a TV ter custado muito dinheiro e podia ter um problema na TV nova...

Será que alguém tem este problema?
Se sim o que fazer?
esse problema já é antigo cm a iris, para resolver tem que ir as configurações da TV e alterar o tamanho do ecran para 16:9. dependendo do da marca da tv, se tiver em tamanho ecran completo, ou ecran inteiro, ou assim parecido, é so escolher 16:9, o ponto branco vai desaparecer. não é um pixel morto é uma falha do software da iris, em 16:9. a imagem estica um pouco e o ponto branco fica fora da zona visual do ecran.

um exemplo da minha samsung. em modo Screen Fit o ponto aparece, em 16:9. já não aparece.



Já reportei essa situação há anos à NOS e até agora... Nada!
No formato de imagem 16:9 esse "pixel" desaparece de facto mas porque a imagem é cortada (como tal não aparecem os extremos)

Também optei por ter a minha TV na opção "Ajustar ao Ecrã" pois é a única opção na qual não há corte de imagem.

Nas Samsung a opção é a "ajustar ao ecrã", ...mas LG chama-se "Just Scan" (em português traduziram à letra para "apenas pesquisar".


Obrigado pela resposta,
No entanto não resolveu o problema, a minha TV é um OLED da LG em qualquer dos formatos "o ponto branco" continua a aparecer.
Reputação 1
Crachá
Boa tarde. Tenho uma Sony bravia 4 k com a box UMA e nao tenho qualquer problema. Mete a definição da box 4k 50 hertz e depois na tv vai as definicoes do hdmi e coloca em avançado. Vejo os canais sd perfeitamente e logico os hd
Reputação 2
Boa tarde. Tenho uma Sony bravia 4 k com a box UMA e nao tenho qualquer problema. Mete a definição da box 4k 50 hertz e depois na tv vai as definicoes do hdmi e coloca em avançado. Vejo os canais sd perfeitamente e logico os hd

Boa tarde,

Obrigado pela resposta no entanto caso não tenha lido o problema acontece com o BOX IRIS e não com a UMA.
Boa tarde.
O problema reportado por mim aqui no Forum faz 4 meses ficou resolvido da seguinte forma.
Troquei a Box Iris pela box UMA. O ponto branco desaparece.
Sony Bravia 49" android tv 4k
Penso ter resolvido o problema. Nas Opções escolhi o Controlo de Ecrã e a seguir Área de Ecrã. Aqui optei por "normal" em vez de "pixel total" e o ponto desapareceu. Não notei alteração na qualidade da imagem.
Tenho uma box NOS Íris ligada à Sony Bravia 43" 4k, por um cabo hdmi 4k.
Carlos52

Comentário