Skip to main content
Header
Byte
April 16, 2018

Famoso ponto branco

Boa tarde.
Comprei recentemente uma Sony Bravia 49" android tv 4k e para meu espanto aparece um ponto branco no canto superior esquerdo.
Tenho o tamanho da imagem definido como "ajustado ao ecrã".
Quando altero o formato da imagem o pixel deixa de aparecer, pois a imagem estica muito e sai do ecrã (Não é uma opção, apenas para explicar). No caso de diminuir a formatação da imagem o pixel acompanha e mantendo-se na mesma. Mas para mim tem que estar com a opção "ajustar ao ecrã" uma vez que esta é a melhor formatação para a imagem da TV.
Já testei nas configurações da Box, ao mudar de 1080i para 720p o pixel desaparece.
Chegando a conclusão aparente que o problema não se verifica na televisão mas sim no sinal que é emitido para a box.
Liguei para o centro de reparação da Sony e o individuo só me perguntou o seguinte:
-É possuidor de uma box NOS? Respondi que sim.
-Então é esse o problema, chegam aqui vários problemas desses e todos com a box da NOS.

Despistes efectuados:

COM PIXEL:
- Teste com outros cabos HDMI (continua o pixel)
- Troca de Box e troca por Box diferente, sem disco fisíco (continua o pixel)
- Teste de todas as entradas HDMI da TV (continua o pixel)
- Formatação da resolução de imagem (continua o pixel, o pixel acompanha sempre a imagem emitida pela box iris)

SEM PIXEL:
- Teste com cabo SCART (perdeu qualidade e o pixel desapareceu)
- Ligação do cabo de sinal directamente na TV ( o pixel desapareceu) A imagem é muito melhor do que a emitida pela Box.
- Ligação de um portátil na TV através de ligação HDMI 1080p (Não se verifica nenhum pixel na imagem. Imagem perfeita)
- Testado noutra TV Sony 40" ( pixel branco desaparece ) Segundo explicação técnica, sendo maior o ecrã mais probabilidades existem de se ter o ponto branco.
- Mudar a resolução para 720p (o pixel desaparece apenas nesta resolução)

Estou muito desiludido com a box e lendo noutros foruns que a box UMA não resolve a situação, pelo menos a nivel da qualidade dos canais SD, só me resta pagar e ficar com uma qualide sofrivel.

João Rocha

40 Comentários

Gigabyte
June 25, 2018
Boa tarde. Tenho uma Sony bravia 4 k com a box UMA e nao tenho qualquer problema. Mete a definição da box 4k 50 hertz e depois na tv vai as definicoes do hdmi e coloca em avançado. Vejo os canais sd perfeitamente e logico os hd
Megabyte
June 26, 2018
Boa tarde. Tenho uma Sony bravia 4 k com a box UMA e nao tenho qualquer problema. Mete a definição da box 4k 50 hertz e depois na tv vai as definicoes do hdmi e coloca em avançado. Vejo os canais sd perfeitamente e logico os hd

Boa tarde,

Obrigado pela resposta no entanto caso não tenha lido o problema acontece com o BOX IRIS e não com a UMA.
LFC
Jprr68Autor
Byte
August 29, 2018
Boa tarde.
O problema reportado por mim aqui no Forum faz 4 meses ficou resolvido da seguinte forma.
Troquei a Box Iris pela box UMA. O ponto branco desaparece.
Sony Bravia 49" android tv 4k
Kilobyte
November 16, 2018
Penso ter resolvido o problema. Nas Opções escolhi o Controlo de Ecrã e a seguir Área de Ecrã. Aqui optei por "normal" em vez de "pixel total" e o ponto desapareceu. Não notei alteração na qualidade da imagem.
Tenho uma box NOS Íris ligada à Sony Bravia 43" 4k, por um cabo hdmi 4k.
Carlos52
Kilobyte
July 30, 2024

Bom dia, comprei recentemente uma Smart Tv Xiaomi 43, passados uns dias de a termos, apareceu um ponto branco lado superior esquerdo. Pensando que a tv veio com pixel queimado levamos para garantia, passados uns dias ligaram para buscarmos uma nova tv. Qual o espanto que esta também aparece o ponto branco, depois de testes: troca de cabo hdmi, testar ver sem ser canais por cabo e depois de pesquisa, vimos a contatar que o problema é mesmo da box da NOS. Quero saber como me vão resolver este problema pois gastamos dinheiro numa tv melhor em que a box da NOS não trabalha em condições.

Armindo Mateus
Super User
Super User
July 30, 2024

Bom dia @lila 

Penso que está a falar da Box Iris, é assunto antigo.

Verifique neste topico :

Espero que ajude

Kilobyte
July 30, 2024

Pois já vi, é antigo e continua hoje em dia, preciso de uma solução :(

Kilobyte
July 30, 2024

@Armindo Mateus obrigada.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 30, 2024

Boa tarde, @lila
O @Armindo Mateus deu uma boa ajuda. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum, vamos verificar alternativas. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 1, 2024

@Mário P. ENVIEI O CONTRIBUINTE MAS NÃO OBTIVE QUALQUER RESPOSTA.