Skip to main content
Header
Boa noite ao fórum. Tenho duas boxs e uma parabólica e gostaria de saber se posso usar as duas ao mesmo tempo, ou seja, a parabólica so tem 1 lnb. Queria usar uma na sala e outra em um dormitorio. Nao tenho possibilidade de colocar lnb duplo pois nao tenho forma de passar um segundo cabo. Obrigado pela ajuda.
É possível usar dois receptores de TV Satélite com um LNB de apenas uma saída, com limitações óbvias…

• O LNB deve ser alimentado por apenas um dos receptores. Para usar os dois receptores em simultâneo será necessário desligar a alimentação do LNB nas configurações de um dos receptores, ficando este dependente da alimentação de LNB do outro receptor.
  • A utilização do receptor com a alimentação do LNB desativada fica dependente do Estado (On/Off), Banda (High/Low) e Polarização (H/V) em que se encontre o outro receptor, ou seja, apenas conseguirá receber transponders da mesma Banda e Polarização do receptor que alimenta o LNB.

Se bem entendí ao desligar un lnb vejo os canais que passam nas duas boxs más que emitam na mesma polarizaçāo. Uma pergunta mais, se deixo os 2 lnb ativos os canais de polarizaçāo diferentes entram en conflicto? E podem causar alguma avaria nas boxs? Obrigado uma vez mais pela ajuda.
Princípio de funcionamento de um LNB (Low Noise Block-downconverter):

• Converte os sinais emitidos pelos satélites para uma frequência mais baixa (downconverter) e envia-os para o receptor de satélite via cabo coaxial
  • Os modernos LNB "universal" sao capazes de operar em quatro modos ou quatro bandas de frequências, conhecidas como "Low Horizontal", "High Horizontal", "Low Vertical" e "High Vertical"
  • A comutação de bandas (High/Low) faz-se através de um sinal de 22 kHz enviado ao LNB pelo receptor, para escolher um dos dois osciladores locais (10.6 GHz/9.75 GHz) a usar no processo de “downcoverter”
  • A comutação entre as Polarizações (Horizontal/Vertical) faz-se pela aplicação ao LNB de diferentes tensões DC de funcionamento (12,5V a 14,5V para Vertical e 15,5V a 18V para Horizontal)
  • Um LNB pode ter mais de uma saída, mas qualquer saída pode fornecer apenas uma dessas bandas ao mesmo tempo.

Assim, dois centros de comando a darem ordens díspares a uma mesma companhia operacional resultará em conflito evidente…

Em alternativa a desligar a alimentação de LNB num dos receptores, pode fazer uso de um splitter com duas saídas mas com “Power Pass” em apenas uma delas. Assim, apenas o receptor ligado através da saída “Power Pass” do spliter conseguirá alimentar o LNB instalado e evita-se também que as alimentações de LNB sejam aplicadas ao outro receptor.

Esta solução tem como desvantagem a redução do nível de sinal nas saídas do splitter, com consequências negativas em especial nas instalações com sinais mais fracos (antenas de menores dimensões, grandes distâncias entre LNB e Receptor, localização geográfica da instalação, etc).

Comentário