Skip to main content
Header
Respondido

Diferença entre BOX UMA V1 vs BOX UMA V2

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
7% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

39 Comentários

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 180 comentários
  • Resposta
  • 20 de fevereiro de 2025

Boa noite,

Com base nos comentários aqui prestados e que em nada se chega a uma conclusão, eu solicito aos moderadores que façam um esclarecimento detalhado com base numa dúvida que eu pretendo ver esclarecida e que em alguns comentários aqui também eles com incoerências de informação prestada por parte de alguns utilizadores.

Eu tenho uma box UMA V1 instalada desde 2018 e pretendo agora com a renegociação de contrato fazer um pedido de alteração de equipamento pela nova box UMA V2 que pelas características descritas com base no vídeo ilustrativo da NOS abaixo indicado quando existe a inviabilidade da box estar junto ao router, pode o cliente em alternativa fazer a instalação via Wi-Fi, não existindo a obrigatoriedade da ligação por cabo Ethernet.

O departamento comercial por sua vez passa uma informação parcialmente errada, tal e qual como alguns utilizadores aqui dizem que é necessário a ligação por cabo Ethernet na box UMA V2, quando depois o vídeo ilustrativo da NOS esclarece que não é obrigatório e que pode sim ser efetuada a instalação por Wi-Fi.

Tendo em conta que eu tenho o Giga Router Wi-Fi 6.0 da NOS longe da box e uso pelo meio da casa um repetidor de sinal Wi-Fi 2.4Ghz / 5Ghz para que o sinal Wi-Fi chegue em perfeitas condições à outra extremidade da casa, eu solicito que se acabem com as especulações ou informações prestadas de forma errada que alguns utilizadores aqui também prestam e solicito aos moderadores que me esclareçam com base nas informações técnicas se a nova box UMA V2 pode ou não ser instalada por Wi-Fi em alternativa ao cabo Ethernet, até porque se os clientes procuram como alternativa o fórum pretendem obter informações credíveis e sólidas, para que fiquem realmente cientes de como é possível efetuar a instalação da nova box UMA V2.

Cumprimentos,

Tiago F.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12242 comentários

É possivel usar com wifi. Os comentários anteriores estão corretos na mesma. O wifi só fico disponivel mais recentemente. Antes era necessário o cabo de rede.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 180 comentários
Guimas escreveu:

É possivel usar com wifi. Os comentários anteriores estão corretos na mesma. O wifi só fico disponivel mais recentemente. Antes era necessário o cabo de rede.

Lamento mas então os comentários estão incorretos. Eu não posso continuar a dizer que um produto funciona assim ou assado com base num equipamento que funcionaria de outra forma.

As informações devem ser esclarecidas corretamente e com base no equipamento que está a ser comercializado!

No entanto aguardo que um moderador me responda

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12242 comentários

Não percebi a sua duvida. Também fui ler os comentários para trás e estão corretos. Há 2 anos atrás precisava de cabo de rede, agora já não precisa. Podes entrar nas definições através do menu e ligar o wifi.

(Além do mais meteste um link do youtube do canal da própria NOS a mostrar como se liga o wifi, por isso, não se entende realmente a tua dúvida, melhor prova não há)

Podes verificar neste link por exemplo utilizadores e moderadores a confirmar também: 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 180 comentários
  • 21 de fevereiro de 2025
Guimas escreveu:

Não percebi a sua duvida. Também fui ler os comentários para trás e estão corretos. Há 2 anos atrás precisava de cabo de rede, agora já não precisa. Podes entrar nas definições através do menu e ligar o wifi.

(Além do mais meteste um link do youtube do canal da própria NOS a mostrar como se liga o wifi, por isso, não se entende realmente a tua dúvida, melhor prova não há)

Podes verificar neste link por exemplo utilizadores e moderadores a confirmar também: 

A questão aqui é que o departamento comercial ainda me disse que é necessário um cabo. E é lamentável haver tanta incoerência de informação por parte dos assistentes e alguns comentários e acaba o cliente por não saber em quem acreditar

Jorge C
Super User
  • 8310 comentários

Boa noite ​@Tiago Ferreira

Por favor confirme se a informação divergente será a que foi prestada pelo departamento comercial e que afirma ser necessária uma ligação ethernet. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 603 comentários

Também não vi nada constraditorio como o ​@Guimas  indicou.

com a nova box uma é possível através do Wi-Fi sim. Mas aquilo que recomendam é fazer através do cabo Ethernet para ter uma melhor experiência.

Como indicam e pode ver neste artigo 

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 603 comentários
Tiago Ferreira escreveu:
Guimas escreveu:

A questão aqui é que o departamento comercial ainda me disse que é necessário um cabo. E é lamentável haver tanta incoerência de informação por parte dos assistentes e alguns comentários e acaba o cliente por não saber em quem acreditar

Dizem que é mesmo necessário e de outra forma é inviável ou recomendam que o faça com cabo?

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 603 comentários

O cabo que referiam era qual o cabo de rede? Ou outro

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12242 comentários
Tiago Ferreira escreveu:
Guimas escreveu:

Os comerciais tão muitas vezes pouco dentro do assunto. Se queres uma opinião e informações mais corretas fala sempre com o apoio técnico, dado que são esses que todos os dias trabalham com isso e ainda te dão uma opinião imparcial ( os comerciais vão te sempre tentar vender)

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 180 comentários
DalleyBorges escreveu:
Tiago Ferreira escreveu:
Guimas escreveu:

Dizem que é mesmo necessário e de outra forma é inviável ou recomendam que o faça com cabo?

Ontem disseram-me que a nova box UMA V2 é necessário ter cabo Ethernet e estar junto ao Router, quando na realidade, mesmo que as novas boxes não tivessem Wi-Fi, eu não precisava ter a box próxima do Router coisa nenhuma. Podia na mesma ter o router onde eu quisesse, bastava em alternativa ter um switch e tomadas pelas casa com fichas RJ45 e espalharia o sinal por cabos pelas paredes ou em alternativa até mais acessível as Powerline da devolo por exemplo (devolo Magic 2 LAN DINrail) que eu recomendo para a maioria das casas e que distribui o sinal através da rede elétrica de casa e ligar um adaptador devolo junto ao router através de cabo RJ45 e depois onde se tiver a box UMA V2, ligaria um segundo adaptar devolo partilhado com a powerline principal com saída RJ45 e ligaria por cabo à box UMA V2.

O que acontece é que muitos dos assistentes e até mesmo o apoio técnico tanta vez que me atende e inicialmente eu primeiro dou a entender que não percebo nada do assunto para ver até onde vai a conversa e nem sabem eles que estão a falar com um Eng informático, mas nem precisaria de ser engenheiro, uma pessoa que tenha minimamente conhecimentos de redes consegue esta proeza.

Só é lamentável que exista tão pouca formação por parte dos assistentes e que as operadoras continuem apenas a se preocupar em vender produtos e fidelizações e insistam tão pouco na formação adequada dos seus colaboradores e depois os clientes com pouco conhecimento técnico se deixem enganar com esses colaboradores que acham que estão a passar informações corretas.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 180 comentários
Guimas escreveu:
Tiago Ferreira escreveu:
Guimas escreveu:

Os comerciais tão muitas vezes pouco dentro do assunto. Se queres uma opinião e informações mais corretas fala sempre com o apoio técnico, dado que são esses que todos os dias trabalham com isso e ainda te dão uma opinião imparcial ( os comerciais vão te sempre tentar vender)

Concordo parcialmente contigo porque por vezes alguns colaboradores do apoio técnico que muitas das vezes um gajo apanha, seguem apenas os passos do que está na frente do PC que eles têm à sua frente. Quando se aprofunda tecnicamente o que eles dizem saber, espalham-se ao cumprido looooool.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12242 comentários

Também é verdade, é preciso muita gente, sem grandes conhecimentos dado que tambem é bem rotativo, por isso o objetivo é automatizar o trabalho e a qualidade não é a melhor.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29877 comentários

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Tiago Ferreira e partilha da comunidade sobre o tema.

Após leitura dos vossos comentários, parece-nos que a questão tenha sido esclarecida. Portanto, sim, a Box UMA TV 4K (V2), permite ligação por Wi-Fi para entrega dos serviços interactivos.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado