Header

[Descontinuado] A sua televisão vai mudar - Nova grelha digital


Reputação 7
Crachá +6


A nova grelha digital da NOS

A NOS alargou a sua grelha de canais, com a abertura da grelha digital sem precisar de box. Agora pode ver mais de 110 canais, alguns em HD.

Desde o mês de maio que a NOS está a disponibilizar a grelha de canais digitais em vários zonas do país.
Clique na região onde se encontra, e conheça todos os pormenores sobre esta evolução do seu serviço de televisão. :)
Para usufruir desta nova oferta de canais, só tem que ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Saiba aqui como sintonizar a sua televisão compatível:
  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna" "Cable In" ou "RF In"
  2. No menu da televisão, escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter o nome de "Configurações" ou "Definições"
  3. Faça a sintonização dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVBC"
Caso o televisor não seja compatível com esta tecnologia, vai precisar um sintonizador NOS disponível para aluguer em qualquer loja.

Com estas alterações, a grelha analógica será reorganizada, e passará a ter 23 canais, escolhidos consoante os mais vistos por região.


Saiba mais sobre a grelha de canais digitais aqui.

653 Comentários

Reputação 2
Depende obviamente das funcionalidades disponibilizadas por cada marca/modelo de televisor...
Se o televisor permitir efetuar busca rapida sera de todas a mais aconselhavel.

Numa busca completa o equipamento efetua um varrimento a todo o espetro (da frequencia mais baixa ate a mais alta) ou parcialmente (conforme limites definidos pelo utilizador) e os canais vao sendo memorizados a medida que vao sendo encontrados.

Numa busca rapida, em vez de uma pesquisa no espetro de frequencias, é efetuado um download da lista de canais.
Ao efetuar uma busca rapida, o utilizador deve introduzir os parametros da portadora de acolhimento da sua rede (714.00 - 64 - 6875, exceto regiões autónomas).
Neste Multiplexer, alem dos canais DTV, existe tambem uma lista dos canais digitais (serviço de dados) presentes na rede do operador, ordenada de acordo com as opçoes do operador e que uma vez descarregada automaticamente para o televisor, memorizara neste a lista completa de canais disponiveis, pela ordem definida pelo operador (ocultando eventualmente canais codificados e outros serviços apenas disponiveis em STB's do operador).


Excelente informação. Logo à noite darei feedback.
Reputação 7
Crachá +4
É lamentável é a NOS não divulgar essa lista com as frequências de sintonia e serem os utilizadores a divulgarem-na. Um documento que é da própria NOS!
Por certo vai resolver muitos problemas de sintonia a quem tem dificuldades em sintonizar os canais.
Há dois dias que é impossível ver TV. O sinal é de má qualidade e a imagem congela, salta, tem picos de som e em alguns canais (generalidade dos Fox e TV Cine) nem aparece imagem. Contactei a assistência e abriram um incidente. Não acredito que seja caso único. Alguma ajuda?
Para ajudar sera necessario perceber que tipo de ajuda necessita.
A que serviço se refere? Satelite? Fibra?
Se for Satelite e com as condiçoes atmosfericas dos ultimos dias sera muito provavel que nao seja caso unico...;)
Alguém pode me ajudar sou serviço da fibra?
Qual o id de rede no porto?
Reputação 7
Crachá +4
Qual o id de rede no porto?

42837
Reputação 2
Boa tarde.
Vivo na zona norte (Felgueiras) e, segundo consta no site da NOS), já deveria ter 110 canais na televisão sem box, uma vez que, amanhã os canais analógicos vão ficar reduzidos a cerca de 20.
Acontece é que já fiz algumas pesquisas e não encontro canais. A minha televisão consegue sintonizar os 7 canais da TDT... não deveria também conseguir sintonizar estes? Pedi ainda emprestado um daqueles sintonizadores digitais para as televisões mais antigas.... esse também não sintoniza nenhum canal.
Fiz uma pesquisa na casa do meu sogro (mora a +/- 100m de minha casa) e a televisão (com pesquisa digital) dele também não sintoniza os canais digitais.

A minha pergunta é a seguinte:
De certeza que toda a gente (da zona norte) tem já acesso aos canais digitais ou uns são filhos e outros são enteados?

Cumprimentos,
davPT
Reputação 7
Crachá +4
Boa tarde.
Vivo na zona norte (Felgueiras) e, segundo consta no site da NOS), já deveria ter 110 canais na televisão sem box, uma vez que, amanhã os canais analógicos vão ficar reduzidos a cerca de 20.
Acontece é que já fiz algumas pesquisas e não encontro canais. A minha televisão consegue sintonizar os 7 canais da TDT... não deveria também conseguir sintonizar estes? Pedi ainda emprestado um daqueles sintonizadores digitais para as televisões mais antigas.... esse também não sintoniza nenhum canal.
Fiz uma pesquisa na casa do meu sogro (mora a +/- 100m de minha casa) e a televisão (com pesquisa digital) dele também não sintoniza os canais digitais.

A minha pergunta é a seguinte:
De certeza que toda a gente (da zona norte) tem já acesso aos canais digitais ou uns são filhos e outros são enteados?

Cumprimentos,
davPT


Não terás uma TV só para TDT?
Qual o modelo de TV que tens?
Se é TDT não dá, a TV tem que ter DVB-C que é o sistema que a NOS utiliza nos canais digitais.
eu tenho uma tv blaupunkt acham que da pra ter 110 canais?
Eu tenho o mesmo problema. Moro em paços de ferreira. E nao encontro os canais digitais.
A minha televisao esta na lista da nos que tem acesso a estes canais.
Nova grelha dia 9 de janeiro mas quando?
Reputação 7
Crachá +1
Nova grelha dia 9 de janeiro mas quando?

Possivelmente daqui a alguns minutos dará sinal de vida.

Temos que ver que há clientes a usar o serviço. Vamos vendo pequenos sinais embora os generalistas como não são mexidos não "sofrem".
Sincronização do canal Biggs digital não consigo alguém me pode ajudar?
Inadmissível serem retirados TODOS os programas de documentários (Discovery, Odisseia, National Geographic)!!
eu já fiz a sintonização e não fiquei com os 100 canais mais sim com 23...
Reputação 7
Crachá +1
eu já fiz a sintonização e não fiquei com os 100 canais mais sim com 23...

Esses 23 serão normalmente os analógicos - reduziram dos tinta e tais e alteraram alguns.
Para captar os 110 terá de sintonizar em cabo digital - DVB-C - se a televisão tiver sintonizador para isso.
Bom dia,

Reparei ontem que me faltam alguns canais que deveriam de estar disponiveis na televisão sem box. Depois de ter feito uma pesquisa completa à rede a tv encontrou vários canais e dividiu pelas respetivas categorias .
Tv - 98 canais
Rádio - 21
Dados/Outros - 28 (parte destes foram encontrados logo aos 25% de pesquisa, os primeiros a serem encontrados)

Ora depois de verificar os canais que foram gravados faltam vários, como por exemplo o Hollywood, Tvi24, RTP1HD. etc...
A televisão é recente, SAMSUNG 32M4005.
Zona Norte.

Alguem sabe o porquê?
eu já fiz a sintonização e não fiquei com os 100 canais mais sim com 23...

Esses 23 serão normalmente os analógicos - reduziram dos tinta e tais e alteraram alguns.
Para captar os 110 terá de sintonizar em cabo digital - DVB-C - se a televisão tiver sintonizador para isso.
Reputação 7
Crachá +1
Não sabendo muitos dados pode haver várias razões para isso:
- o sintonizador cabo não ser completamente compatível - pelo mesmo os canais HD exigem "codecs" não existentes nos televisores/receptores mais antigos - mas devia captar pelo menos os SD...
- O sinal na tomada é muito fraco;
- cabo ou tomada com problemas
- o receptor não está a procurar nas frequências certas
Se possível procure "manualmente" com as definições
freq 714 MHz
QAM 64
Sym 6875
ID rede (a local ou nenhuma) 42837 Porto se não me engano
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

@DavPT os canais digitais já estão disponíveis para todos os clientes, para os ver, tal como o @dxnog indicou, só precisa de ter uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable).

@Rui Azevedo qual é o modelo da sua televisão? Pode confirmar se é compatível com DVB-C no manual, ou junto do fornecedor.

@Paulo Bessa sugerimos que siga estes passos:
  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna" "Cable In" ou "RF In"
  2. No menu da televisão, escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter o nome de "Configurações" ou "Definições"
  3. Faça a sintonização dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVBC"
Conseguiu sintonizar os canais?
Inadmissível serem retirados TODOS os programas de documentários (Discovery, Odisseia, National Geographic)!!

Vai ser agora que vou mandar colocar no telhado uma boa antena e acabar com a NOS, são estes canais que mais via, agora a NOS não faz muito sentido pagar 62 euros para ver meia duzia de canais.

Porque a NOS não toma a dianteira e permite serem os espectadores escolherem os seus canais????
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

@FátimaC e @Antonio Carlos, os canais da grelha analógica foram escolhidos de acordo com os mais vistos nas regiões do Minho e Douro Litoral. Para terem acesso a mais de 110 canais, caso a televisão não seja compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable), é possível alugar um sintonizador.

@Leonor Pinto o @Vaz está a dar uma boa ajuda. A sua televisão é compatível com a tecnologia DVB-C?
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Sara Sa. :)

Já experimentou a pesquisa manual? Na Região do Minho e Douro Litoral a frequência do canal Biggs é:
  • Frequência - 346
  • SR - 6875
  • Modulação - QAM256

Já conseguiu sintonizar o canal?

Movemos a sua publicação para este tópico de maneira a que a informação sobre o tema se mantenha organizada e de fácil consulta. 🙂
Olá, @Sara Sa. :)

Já experimentou a pesquisa manual? Na Região do Minho e Douro Litoral a frequência do canal Biggs é:
  • Frequência - 170.5
  • SR - 6000
  • Modulação - QAM256

Já conseguiu sintonizar o canal?

Movemos a sua publicação para este tópico de maneira a que a informação sobre o tema se mantenha organizada e de fácil consulta. :)

Ola @Carolina V., esses sao os dados corretos ao dia de hoje (09janeiro)?
Nao crerio que o sejam, pois tal provocaria uma subreposiçao de portadoras (18 FOX Life 168,25 MHz • PAL BG - S10)

Comentário