Header
Destaque Tutorial

Como fazer a autoinstalação do Descodificador Digital


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Agora já pode instalar o seu Descodificador Digital (DTA) de forma rápida e cómoda! :blush:

Com a autoinstalação do Descodificador Digital aceda a todos os canais digitais da grelha da NOS numa televisão secundária, de forma gratuita e sem ser necessária a intervenção de um técnico em sua casa.

Instale o seu Descodificador Digital em menos de 5 minutos e tenha acesso à totalidade dos canais da grelha da NOS de forma imediata:blush:

Chegou a hora de autoinstalar o seu Descodificador Digital:smile:

Já tem o seu kit? Tem dúvidas sobre como o fazer? Este tópico é para si. 

 

Como adquirir o Descodificador Digital

O Descodificador Digital está disponível para todos os clientes com serviço de TV por cabo (HFC e FTTH), como box secundária. Na autoinstalação é também importante que tenha uma tomada de TV adicional.  

Para obter o seu equipamento, não precisa de efetuar qualquer alteração nos seus serviços, apenas tem de:

  1. Pedir o Descodificador Digital numa loja NOS ou fale connosco;
  2. Levar o Kit para casa ou recebê-lo via estafeta;
  3. Instalar o Descodificador Digital no ponto de acesso de rede coaxial.

Saiba como encontrar uma Loja NOS perto de si:

 

O que inclui o Kit Descodificador Digital

Conheça o que compõe o Kit Descodificador digital. Este é composto por:

  • Descodificador Digital (Transformador + Comando);
  • Guia de Instalação Rápida;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo SCART.

 

Como instalar Kit Descodificador Digital

Após reunir o seu Kit, tem apenas de seguir os passos descritos no Guia de Instalação Rápida ou assistir ao video-tutorial que incorpora todo o processo necessário:

  1. Ligue o cabo de sinal entre a tomada e a ficha RF no painel traseiro do descodificador;

     

  2. De seguida, ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI do descodificador e a televisão;
  1. Alternativamente se a televisão não tiver ligação HDMI, ligue o cabo SCART entre a saída SCART do descodificador e a televisão;

 

  1. Ligue o cabo de alimentação no painel traseiro do descodificador e na tomada elétrica.

 

  1. Aguarde que a luz do descodificador fique verde. Caso a luz permaneça vermelha, ligue o descodificador pressionando o botão power do comando.

 

  1. Ligue a televisão com o comendo da mesma, e selecione a tecla Input/ AV/ Source, para configurar a entrada de imagem da televisão.

 

  1. Por fim, selecione a entrada da televisão onde ligou o descodificador. Assim que selecionar a entrada correta verá o menu de sintonia da canais.

 

 

Assista ao video-tutorial e saiba como instalar o Descodificador Digital da NOS

 


Como usar o comando

 

 

Ajuda na resolução de problemas

  1. Verifique as ligações do teu equipamento
    Valida as ligações no painel traseiro do descodificador e certifica-se que as ligações entre a TV e o equipamento estão corretamente realizadas (HDMI ou cabo SCART).
  2. Desligue e volte a ligar o descodificador e a TV da corrente elétrica
    ​​​​​​Se o equipamento continuar sem funcionar corretamente efetue os procedimentos em baixo, de acordo com o tipo de constrangimento que verifica:
  3. Sem imagem ou imagem distorcida

    Se não tiver imagem ou a imagem estiver distorcida, verifique se tem

    selecionada a source correta. Para selecionar o canal HDMI/AV na TV, carregue

    várias vezes a tecla INPUT/SOURCE/HDMI/AV do comando da TV.

  4. Sem acesso ao Guia TV

    Efetue a reposição dos valores originais do seu equipamento.

  5. Sem som

    Verifique no comando da TV e do equipamento se a opção mute está ativa. Tente

    aumentar o volume no comando da TV e no comando do descodificador.

  6. Equipamento desligado ou sem luzes

    Verifique se o cabo de alimentação está corretamente ligado à corrente elétrica e se

    o equipamento está ligado. Caso não resulte, teste o equipamento noutra tomada

    para garantir que o constrangimento não está relacionado com a rede elétrica da

    habitação.

  7. Equipamento não responde ao comando

    Se o equipamento deixar de responder ao comando:

    1. Verifique se as pilhas estão bem colocadas

    2. Substitua as pilhas do comando.

  8. Formato de imagem parece errado

    Configure o descodificador de forma semelhante à sua TV (4:3=convencional,

    6:9=ecrã panorâmico).

 

Aproveite o melhor da sua TV em qualquer divisão de sua casa com o Descodificador Digital da NOS, sem custo de instalação* e sem período de fidelização associado:blush:

 

Características Descodificador Digital

O equipamento permite-lhe ter acesso a mais de 120 canais com uma qualidade de imagem HD e com som Dolby Digital.

O descodificador digital não dispõe de acesso a funcionalidades como Restart TV, Gravações automáticas ou Gravações agendadas, videoclube ou subscrição de canais premium.
Para ter acesso a estas funcionalidades recomendamos que consulte mais informações sobre as boxes UMA, Iris, Android TV ou Apple TV:

 

 

Ficou com alguma dúvida no processo de autoinstalação do Descodificador Digital? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Tenho um pacote de TV com a NOS, posso aderir ao Descodificador Digital, como box secundária? 

    Sim, o Descodificador Digital é compatível com qualquer equipamento de TV da NOS, desde que a soma dos equipamentos TV não ultrapasse 3 equipamentos. Conheça as soluções de box adicional para si.

  1. Pretendo instalar o Descodificador Digital através da autoinstalação, mas não tenho tomada para tal. É possível? 

    Para efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital é necessário ter uma tomada de TV no local onde pretende efetuar a instalação. Se não tiver a tomada terá de optar pela deslocação de um técnico com o custo de 40€ (custo da tomada adicional + instalação do DTA).

  2. Tenho três boxes UMA, posso adicionar um Descodificador Digital? 

    Só pode ter um máximo de 3 equipamentos de TV.

  3. Vou substituir a minha box HD (Iris) para uma box UMA em autoinstalação. Posso fazer a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo?

    Sim. Pode efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo com qualquer equipamento da NOS, tanto boxes como routers. Saiba como pode autoinstalar alguns dos seus serviços de Televisão ou de Internet.

  4. Já tenho o meu kit de autoinstalação Descodificador Digital, mas ainda não procedi à autoinstalação. Tenho prazo para proceder à mesma?

    Não. Não existe qualquer prazo para proceder à instalação do Descodificador Digital, no entanto, o mesmo começa a ser faturado na data de entrega do seu Kit.

  1. Quero devolver o meu equipamento antigo que tinha como box adicional, como faço?

    Para devolver o seu equipamento antigo deve deslocar-se a uma loja NOS ou contactar-nos e agendar a recolha do equipamento por estafeta.

E para que fique a par de tudo consulte os 140 canais digitais que tem acesso: :point_down_tone2:

 

*A instalação é gratuita por autoinstalação, e tem um custo associado caso seja necessária a deslocação de um técnico.

 

Já instalou o seu Descodificador DigitalPartilhe com a comunidade a sua experiência.  :wink:

Saiba ainda como pode autoinstalar alguns dos serviços de Televisão ou de Internet da NOS:wink:

Caso tenha alguma dúvida sobre a autoinstalação, partilhe connosco.


123 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Fmotorhead

Os valores definidos comercialmente são os que indicámos, ou seja, €2 para aluguer e €24,90 para compra.

Podem, no entanto, existir campanhas associadas à sua conta de cliente, pelo que, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigado

C********* outa vez Mário p já enviei

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Fmotorhead,

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Boa tarde @PAULA CRISTINA FERNANDES SILVA,

Agradecemos a sua mensagem. 

O menu “Video e Audio” em “configurações” do DTA permite alterar a resolução da imagem, do output do sinal SCART e do modo de som emitido via digital.

Para alterar o formato da imagem faça-o, por favor, através das definições da televisão.

Obrigado 

Boa noite,

Instalei hoje o DTA numa TV antiga 4:3 mas acontece que não me aparece no menu "vídeo e áudio" do DTA a opção para mudar o output SCART para o modo 4:3. Consigo mudar no menu da própria TV, mas quando desligo a TV  e é ligada novamente volta a ficar a imagem em 16:9 pois é esse o formato que está a receber do DTA. Como resolver esta situação? Não é suposto o menu do DTA ter também essa opção, tal como acima referido?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Penso que não seja compatível. Pelo menos eu ainda não descobri forma de mudar o formato no dta

Comprei o decdificador, acontece que nao pega todos os canais que diz que deveria, por exemplo, o canal da CNN Portugal nao conecta, avisa sempre para ver se o cabo esta ligado!!

como resolver?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JOAO GUSTAVO FERRAZ

Faça, por favor, uma pesquisa de canais no seu equipamento e, de seguida, diga-nos se surge o canal. 
Obrigado

Boa tarde @Mário P. 

 

ja fiz a busca e continua na mesma.

os canais nao aparecem todos.

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado @JOAO GUSTAVO FERRAZ
Diga-nos, por favor, se tem alguma lista de canais favorita. Se não, por favor, faça uma reposição de valores ao DTA. 
Obrigado

Boa  Tarde a  minha  boxs nâo  anda  para  tras nem grava ….

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @maria jose coito marques,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Confirme-nos, por favor, se a box em causa é a IRIS ou UMA. 

Surge alguma mensagem de erro quando tenta ver um conteúdo que não seja em direto? 

Obrigado 

Boa tarde, pretendo saber se é possível comprar e entregar em casa ou levantar em loja (não é alugar) o descodificador digital, qual o custo , pois desloquei me a uma loja e não havia aparelho nenhum .

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcomundet,

Agradecemos a sua mensagem.

É possível efetuar a compra e agendar entrega na sua residência.

Vamos ajudar a verificar se existe alguma campanha de desconto associada ao seu contrato.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Para enviar uma mensagem privada selecione aqui.

Obrigado

Comprei o descodificador, desde o inicio nunca consegui ter acesso a todos os canais que dizem ter.

Agora desde ontem não pega nenhum canal e aparece uma mensagem dizendo para ligar 16990 (Central NOS) e ID 643.

Fiz a ligação conforme o aparelho recomenda e o atendente diz que não pode fazer nada enm ajudar pois não tenho assinatura da NOS.

Quando comprei disseram que não precisava ter nenhuma assinatura NOS.

Alguem pode dizer o que fazer?

Reputação 2

Comprei o descodificador, desde o inicio nunca consegui ter acesso a todos os canais que dizem ter.

Agora desde ontem não pega nenhum canal e aparece uma mensagem dizendo para ligar 16990 (Central NOS) e ID 643.

Fiz a ligação conforme o aparelho recomenda e o atendente diz que não pode fazer nada enm ajudar pois não tenho assinatura da NOS.

Quando comprei disseram que não precisava ter nenhuma assinatura NOS.

Alguem pode dizer o que fazer?

Mas o DTA vai descodificar que sinal? O cabo que está a ligar ao DTA está ligado onde? 😔

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @JOAO GUSTAVO FERRAZ,

Agradecemos a sua mensagem.

Para ter acesso a todos os canais digitais da NOS é necessário que contrate um serviço de televisão.

Saiba mais em nos.pt.

Obrigado

Reputação 2

Com descodificador, existem apps? Dá para ativar serviços?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @The European Guy,

Agradecemos a sua mensagem.

O descodificador digital disponibiliza apenas acesso a canais televisão, não sendo dotado de qualquer tipo de Apps.

Obrigado 

Boa tarde, precisava de saber o preço do comando do descodificador digital?

Obrigado, agradecia uma resposta mais breve possível.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Esmeralda Pereira, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Atualmente o valor de aquisição de um comando para o descodificador (DTA) é de €10. 

Confirme a informação em nos.pt

Se precisar de ajuda, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Ora essa, @Esmeralda Pereira

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Uma óptima semana. 

Reputação 1

Boa tarde, Parece que vou deixar de ter acesso aos canais analógicos, sem meu consentimento, visto que tenho um período de fidelização em vigor, que contempla este tipo de serviço. Espero que a fidelização deixe de ficar em vigor, para eu poder optar. Tenho duas televisões analógicas e vou ficar sem poder utilizá-las. Não sei quanto custa um descodificador, mas o certo é que vou ter de gastar dinheiro que não estava a contar. Estou a ficar desiludido com a NOS pela falta de sensibilidade. Por isso gostaria, se alguém souber informar, de saber quanto custa um descodificador? Desde já o meu obrigado

 

Boa  tarde, explique a sua situação e eles de certeza lhe vão fornecer um aparelho sem pagar o aluguer ou comprar. Tente!  👍

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Pafsantos52. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário