Skip to main content
Header
Megabyte
February 3, 2023
Respondido

Canais TVE 24H e TVE com fraca qualidade

Boa tarde,

Somos clientes NOS e costumamos ver bastante os canais espanhóis, nomeadamente TVE 24 horas, TVE e Galicia, e tirando o canal de Galicia que está em HD é mesmo assim tem má qualidade, os canais TVE tem uma péssima qualidade de imagem.

Seria possível passarem esses canais a HD ou tentar emitir os mesmos com melhor qualidade? É que não se admite tão fraca qualidade atualmente.

nota: não há problema nenhum com o sinal nem com as boxes. O problema é mesmo da fraca qualidade da transmissão.

podem ajudar sff?

obrigado,

Gonçalo B.

Melhor resposta por Carlos AC

Bom dia, @GFVB 

Se a TVE é mesmo muito importante para si, permito-me sugerir-lhe a instalação das aplicações totalmente gratuitas da RTVE, como seja o RTVE Play. São milhares de programas da TVE que ficarão disponíveis no seu televisor, incluindo a maior parte das emissões em direto da TVE 1 e da TVE 2 (e com qualidade de imagem HD).

Se o seu televisor ainda não for Smart, bastará gastar algumas dezenas de euros, por exemplo, numa box android, como sejam a Mi box ou a Mi Tv Stick.

Entretanto espero que a NOS, mais tarde ou mais cedo, coloque a TVE Internacional em HD. 

@Carlos AC após verificar essa sugestão, a minha smarttv samsung não tem essa aplicação nem aparece nas apps disponíveis para download.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda!

No meu caso tenho uma Sony e basta fazer uma pesquisa para ela surgir. De facto tenho um colega que tem uma  Samsung e ele tem-me dito que a oferta de aplicações na televisão dele é limitada.Mesmo assim pesquisando na Internet surgem artigos que dizem que a RTVE Play já está disponível para televisores Samsung.

Mas, de qualquer modo, é sempre possível comprar uma Mi box ou uma Mi Tv stick 4k que custam cerca de 60€. Nas Sony e nas box Mi a aplicação está na Google Play Store e terá disponível o universo de aplicações da Google para Android TV.

18 Comentários

Diogo N.
    Super User
    Super User
    February 6, 2023

@Mário P. ,

Em Satélite o TVE 24h está na frequência 12476MHz que tem muitos outros canais além do Sky News como indica.

O problema sentido não está no sinal mas sim na qualidade de imagem. Já apanhei alguns canais desta frequência como o TVI Reality, o Disney Junior e o AMC Break com a qualidade deplorável mesmo. Só que as vezes estão melhorzitos.

E isto acontece também em canais HD, há pouco no canal Hollywood notei que em movimentos rápidos a imagem ficava pixelada (com quadrados).

Mas quem gere estes assuntos não tem uma televisão minimamente grande com a box ligada para terem noção do que estão a fornecer aos clientes?! Deviam...

Zettabyte
    February 6, 2023

Boa noite.  

Só para clarificar que a qualidade é igualmente deficiente quer no cabo quer no satélite  Hispasat da  NOS. Trata-se da um SD de fraco bitrate.

Quando referi a qualidade HD por satélite trata-se do Hotbird para os canais espanhóis e do Astra 1 para o TV5 Monde. Normalmente vejo estes canais a partir das versões HD destes satélites e gostaria de poder utilizar os canais da NOS para aproveitar as gravações dos sete dias. A diferença de qualidade de imagem entre um programa visto nas versões HD e na NOS é verdadeiramente desmotivante de usar a NOS. 

Zettabyte
    February 6, 2023

Bom dia, @GFVB 

Se a TVE é mesmo muito importante para si, permito-me sugerir-lhe a instalação das aplicações totalmente gratuitas da RTVE, como seja o RTVE Play. São milhares de programas da TVE que ficarão disponíveis no seu televisor, incluindo a maior parte das emissões em direto da TVE 1 e da TVE 2 (e com qualidade de imagem HD).

Se o seu televisor ainda não for Smart, bastará gastar algumas dezenas de euros, por exemplo, numa box android, como sejam a Mi box ou a Mi Tv Stick.

Entretanto espero que a NOS, mais tarde ou mais cedo, coloque a TVE Internacional em HD. 

dxnog
    Super User
    Super User
    February 6, 2023

Olá @dxnog 

Estes canais têm baixa audiência, é inútil passa-los para HD. Em Satélite as temáticas Informação e Infantil não têm qualquer canal em HD, nesta situação sim é que um canal de cada podia passar a HD.

Os canais apresentam má qualidade porque o bitrate é baixo, também pelo número de canais que eles enfiam nas frequências...

Não concordo muito com isso, há outros canais bem piores e estão em HD, o que pode não interessar a uns pode interessar a outros.

Eu acho bem interessante o Tv5 e a TVE e o ARTE por exemplo e não vejo na NOS porque a imagem é péssima, no meu caso no cabo. E só os vejo no Hotbird porque tenho parabólica e a imagem é muito boa.

Não vamos nivelar a qualidade por baixo.

Hoje em dia o SD já não se justifica, todas a boxes são em HD, e ou 4K.

GFVBAutor
    Megabyte
    February 6, 2023

Olá @dxnog 

Estes canais têm baixa audiência, é inútil passa-los para HD. Em Satélite as temáticas Informação e Infantil não têm qualquer canal em HD, nesta situação sim é que um canal de cada podia passar a HD.

Os canais apresentam má qualidade porque o bitrate é baixo, também pelo número de canais que eles enfiam nas frequências...

Não concordo muito com isso, há outros canais bem piores e estão em HD, o que pode não interessar a uns pode interessar a outros.

Eu acho bem interessante o Tv5 e a TVE e o ARTE por exemplo e não vejo na NOS porque a imagem é péssima, no meu caso no cabo. E só os vejo no Hotbird porque tenho parabólica e a imagem é muito boa.

Não vamos nivelar a qualidade por baixo.

Hoje em dia o SD já não se justifica, todas a boxes são em HD, e ou 4K.

Plenamente de acordo @dxnog 

@Carlos AC muito obrigado pela sugestão. Tenho uma SmartTV. Tenho de ver se encontro a aplicação da TVE.

João H.
    Gestor da comunidade
    February 6, 2023

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunho sobre este tema.

Vamos ajudar a analisar @GFVB.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    GFVBAutor
    Megabyte
    February 6, 2023

Bom dia, @GFVB 

@Carlos AC após verificar essa sugestão, a minha smarttv samsung não tem essa aplicação nem aparece nas apps disponíveis para download.

Carlos ACResposta
    Zettabyte
    February 7, 2023

Bom dia, @GFVB 

No meu caso tenho uma Sony e basta fazer uma pesquisa para ela surgir. De facto tenho um colega que tem uma  Samsung e ele tem-me dito que a oferta de aplicações na televisão dele é limitada.Mesmo assim pesquisando na Internet surgem artigos que dizem que a RTVE Play já está disponível para televisores Samsung.

Mas, de qualquer modo, é sempre possível comprar uma Mi box ou uma Mi Tv stick 4k que custam cerca de 60€. Nas Sony e nas box Mi a aplicação está na Google Play Store e terá disponível o universo de aplicações da Google para Android TV.