Header
Respondido

Box UMA a piscar


Boa Tarde,

De vez enquanto a luz da box começa a piscar. Isto é normal? Ou é a informar que esta a gravar algo?
icon

Melhor resposta por Mário P. 12 April 2019, 15:00

Ver pergunta inicial

21 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @JOSE LEITES SERRA,

Queremos ajudá-lo.

A box com o LED azul intermitente, está ligada a ganhar IP ou a fazer reboot, será algo compreensível durante a madrugada. Pois a box todos os dias é actualizada entre às 02h30 e as 03h00.
Reputação 5
Crachá +1
Sou cliente á quase três anos com box uma,e na quarta feira me vieram trocar a box uma, porque a minha avariou, até qui tudo normal só que está box está sempre a piscar quase de minuto e minuto com a outra box isso não acontecia,eu pergunto como eide fazer,para que a box uma não Pisque tantas vezes, porque torna se muito caro estar a queda luz sempre a piscar
Reputação 3
Crachá
Não te sei dizer nada, mas a minha desde que foi instalada a mais de uma semana em standby está o roxo fixo e depois fica azul sempre a piscar, volta a roxo fixo e continua sempre assim todo o dia.

Ligada quase sempre o led azul fica a piscar é mesmo irritante, mas aparentemente está a funcionar bem, não consigo é acesso ao serviço de área cliente nela mas o resto dá para pausar, voltar a traz abrir o youtube e isso... Vou pôr fita preta na box como fiz com as da meo que odeio luzes irritantes à noite no meu quarto e esta ilumina-me o tecto todo grrrr ainda por cima pirilampo ou pintar com marcador de tinta permanente tanto no router como na box, o ultimo router da meo ADSL mais recente por acaso tava porreito que só tinha uma pequena luz pouco brilhante e para ver o resto tinha um botão de info dava um clique nele e então dps mostrava os leds de conecção, wifi e etc...

Já agora é normal que as boxes tenham um IP abaixo dos ip's DHCP do router que vai de 192.168.1.2 a 192.168.1.254

E as 2 boxes não aparecem no router ligadas em lado nenhum, por ethernet de momento só tenho o PC ligado e só me detecta o PC, mas as boxes mesmo ligadas não aparecem como estando ligadas por ethernet nem em lado nenhum...

vejo elas é no Port Forwarding apenas com ip 192.168.0.2 e 192.168.0.3 com regras unknow e portas abertas para ambas (que deve ser pelo upnp que as abre automático).

É normal ser assim? É porque tenho elas ligadas a um switch de 5 portas ethernet, mas nas da meo as 3 boxes que tinha estavam todas ligadas no switch e todas elas apareciam no router com ip's dentro do range do DHCP como se fosse um aparelho qualquer como um PC ou etc... apenas apareciam todas ligadas na mesma porta do router devido a estar ligado ao switch que é só para ter mais saídas de ethernet e nem configurações tem é só ligar um cabo ethernet do router ao switch e fico com extensão de portas ethernet nele...

A pessoa que me instalou o serviço esteve cá ontem e disse que não há problema nenhum ter ligado ao switch e para deixar assim, mas não lhe perguntei sobre os ips nem nada disso...

Quanto aos leds irritantes da Box uma, mesmo quando estavam ligadas ao router directo era igual, não sei é como estava o ip ou detecção no router porque não tinha acesso ao setup deste...
Reputação 1
Alguém pode dizer com certeza porque a luz da box uma pisca ??? Por analogia ao router zon hub 2.0 a luz piscava até sincronizar/adquirir ip, mas depois parava.
A minha box fixa a luz.... pisca..... fica roxa..... pisca..... fixa.... e assim aleatoriamente. E realmente está do ao lado da tv torna-se irritante o Led. A solucaobé colar lá um autocolante ? Não me parece .....
gostava de uma solução
Reputação 7
Crachá +5
Alguém pode dizer com certeza porque a luz da box uma pisca ??? Por analogia ao router zon hub 2.0 a luz piscava até sincronizar/adquirir ip, mas depois parava.
A minha box fixa a luz.... pisca..... fica roxa..... pisca..... fixa.... e assim aleatoriamente. E realmente está do ao lado da tv torna-se irritante o Led. A solucaobé colar lá um autocolante ? Não me parece .....
gostava de uma solução

Bom dia, aparentemente as luzes da sua box piscam mas isso não impede que a box funcione, é isso ? Se for o caso, não é normal esse procedimento, experimente desligar da corrente durante uns segundos e volte a ligar. Se não normalizar, pode ainda tentar uma reposição dos parâmetros de fábrica. Se mesmo assim continuar com as luzes a piscar, deverá ligar o 16990 apoio técnico, opção 3, chamada gratuita de uma linha NOS para que uma equipa técnica possa proceder aos despistes imprescindíveis.

Reputação 7
Crachá
Alguém pode dizer com certeza porque a luz da box uma pisca ??? Por analogia ao router zon hub 2.0 a luz piscava até sincronizar/adquirir ip, mas depois parava.
A minha box fixa a luz.... pisca..... fica roxa..... pisca..... fixa.... e assim aleatoriamente. E realmente está do ao lado da tv torna-se irritante o Led. A solucaobé colar lá um autocolante ? Não me parece .....
gostava de uma solução

É perfeitamente normal. Eu tenho a UMA (FTTH) faz mais de 2 anos e sempre teve esse comportamento, aliás, na altura da instalação o técnico informou me dessa situação e disse para ignorar desde que a mesma funcionasse.
Luz azul fixa ou intermitente quando está ligada, é Azul/roxo fixa e intermitente quando desligada. Perfeitamente normal.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Fiuzatec,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Sugerimos que retire o cabo de alimentação da box e o volte a colocar. Caso a dificuldade se mantenha, pedimos faça uma reposição dos parâmetros de origem.
Reputação 7
Crachá
Olá @Fiuzatec,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Sugerimos que retire o cabo de alimentação da box e o volte a colocar. Caso a dificuldade se mantenha, pedimos faça uma reposição dos parâmetros de origem.

Olá Tiago,
Há imensos relatos por todos lado que informam desse piscar da box, já tive a informação da área específica que é o procedimento normal da box.
Seria de bom grado que vocês verificasse bem as situações antes de dizer ao cliente que poderá não ser normal, pois é.

Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +4
Normal não é, pois a minha não está sempre a piscar. Só quando liga ou pelo comando.

Poderá ser algum problema de rede, não sei, mas que não é normal não é.
Reputação 7
Crachá +2
A minha também não está sempre a piscar.
Reputação 7
Crachá +5
As boxes não piscam. A menos que se verifique uma falta de sinal na zona, ou uma qualquer anomalia que provoque essa deficiência. Coisa diferente é ficar com a luz azul intermitente (piscando) pois conforme já foi explicado pelo Mário P. a box UMA recebe atualizações diariamente durante a madrugada. O normal é que a box UMA ou outra, apresente a luz azul fixa. Aparentemente, segundo relatos feitos aqui no Fórum, a BOX UMA trabalha eficientemente mesmo piscando as luzes. Ora, como o piscar as luzes é uma aberração, que incomoda o utilizador, esta desconformidade, deve ser comunicada a quem de direito (apoio técnico) e não havendo solução, a box deve ser trocada por outra no seu estado virgem.
Reputação 7
Crachá +5
A minha também não está sempre a piscar.
Não está sempre a piscar, porque não deve piscar se não está a receber nenhuma atualização ou se não há nenhuma avaria.
Reputação 7
Crachá +6
@Fiuzatec ,

Uma vez que a intermitência se mantém após realizar os despistes sugeridos pelo @Tiago C. , sugerimos que faça um Reset Total. Na parte de trás da sua box terá uma ranhura indicada como "Reset". Pedimos que pressione a mesma com um objeto pontiagudo até a sua box reiniciar. Entretanto a box irá realizar todas as atualizações necessárias.

Diga-nos se resolveu.

Obrigada ☺️
Reputação 7
Crachá
Normal não é, pois a minha não está sempre a piscar. Só quando liga ou pelo comando.

Poderá ser algum problema de rede, não sei, mas que não é normal não é.

Será por ter tecnologia diferente?
Reputação 7
Crachá +4

Normal não é, pois a minha não está sempre a piscar. Só quando liga ou pelo comando.

Poderá ser algum problema de rede, não sei, mas que não é normal não é.
Será por ter tecnologia diferente?


Não faço ideia só se em FTTH funciona de maneira diferente.
Eu sou HFC.
Reputação 7
Crachá


Normal não é, pois a minha não está sempre a piscar. Só quando liga ou pelo comando.

Poderá ser algum problema de rede, não sei, mas que não é normal não é.
Será por ter tecnologia diferente?
Não faço ideia só se em FTTH funciona de maneira diferente.
Eu sou HFC.

É que a não ser normal em FTTH, então a própria NOS demonstra aqui a sua incompetência, e terá um problema grave, pois isso além de me acontecer desde a instalação, foi me confirmado por várias pessoas de diversos departamentos como sendo um comportamento normal o Led piscar quando está a usar o Ethernet.
Pretendo um esclarecimento acerca desta situação por parte da NOS.
Reputação 7
Crachá +6
@Pedro Rios ,

Para garantirmos que a sua box está a receber as atualizações de forma correta, nomeadamente pela ligação do cabo de Ethernet, aconselhamos a realizar um reset total, tal como indicamos ao @Fiuzatec .

Na parte de trás da sua box terá uma ranhura indicada como "Reset". Pedimos que pressione a mesma com um objeto pontiagudo até a sua box reiniciar. Entretanto a box irá realizar todas as atualizações necessárias.

Diga-nos se a box continua a apresentar o mesmo comportamento, por favor.

Obrigada.
Reputação 7
Crachá
@Pedro Rios ,

Para garantirmos que a sua box está a receber as atualizações de forma correta, nomeadamente pela ligação do cabo de Ethernet, aconselhamos a realizar um reset total, tal como indicamos ao @Fiuzatec .

Na parte de trás da sua box terá uma ranhura indicada como "Reset". Pedimos que pressione a mesma com um objeto pontiagudo até a sua box reiniciar. Entretanto a box irá realizar todas as atualizações necessárias.

Diga-nos se a box continua a apresentar o mesmo comportamento, por favor.

Obrigada.

Olá Ana,
Após o reset, verifico que a box se mantém igual ao que estava, contactei o apoio técnico na qual me voltam a confirmar ser postura normal e habitual da mesma. Ligada fica azul fixo (só pisca quando mexo no comando), desligada fica roxo intermitente e depois passa a azul fixo e intermitente.
Agora pergunto, se me diz que não é normal, como deveria ser o comportamento do Led?

Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +6
@Pedro Rios ,

Esse comportamento da box é normal quando a mesma está em stand-by, ou seja, desligada.
Se a intermitência que nos refere apenas decorre quando a box está desligada, não se trata de qualquer anomalia, mas sim de um procedimento normal. A box está em atualização e o mesmo pode suceder.

Tal como lhe indicaram no contacto com a linha de apoio técnico, a sua box apresenta um bom funcionamento.

Caso este comportamento se mantivesse enquanto a box estivesse ligada e em funcionamento, a situação seria diferente.

Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco.

Obrigada.
Reputação 7
Crachá
@Pedro Rios ,

Esse comportamento da box é normal quando a mesma está em stand-by, ou seja, desligada.
Se a intermitência que nos refere apenas decorre quando a box está desligada, não se trata de qualquer anomalia, mas sim de um procedimento normal. A box está em atualização e o mesmo pode suceder.

Tal como lhe indicaram no contacto com a linha de apoio técnico, a sua box apresenta um bom funcionamento.

Caso este comportamento se mantivesse enquanto a box estivesse ligada e em funcionamento, a situação seria diferente.

Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco.

Obrigada.

Obrigado pelo feedback Ana,
Eu por lapso no meu primeiro comentário referi que a luz era intermitente azul, está errado. A luz de facto é azul fixa qua só está em funcionamento.
Desculpas pelo lapso e pela informação errada que está gerou.
No entanto o cliente que reportou a luz piscar, não referiu se era com a box ligada ou desligada 😊

Obrigado e cumprimentos
Reputação 7
Crachá +6
@Pedro Rios ,

Agradecemos o seu feedback ☺️.
O importante é que todos os serviços estejam a funcionar corretamente e que disponha da maior qualidade e satisfação.

Caso tenha mais alguma questão, partilhe connosco 😉.

Estaremos ao seu dispor.

Comentário