Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
March 30, 2024
DestaqueNews

Atualização do serviço de TV da NOS - Nova grelha de canais 2024

A televisão da NOS está a evoluir.
Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV e a atualizar a grelha de canais da NOS. 😉

A nova grelha de canais vai privilegiar a melhor qualidade de imagem, por isso, os canais em alta-definição (HD) vão estar em primeiro lugar na grelha. ​ :tv: :blush:

 

Atualização da grelha de TV - O que acontece​

Agora é mais fácil e rápido aceder aos canais em alta-definição. Com a atualização da grelha de televisão, os canais HD passam para o início da grelha e a estar organizados por temáticas.😎
Consulte a grelha completa de canais:

💢 Grelha de Fibra 💢
💢 Grelha da NOS TV 💢
💢 Grelha de Satélite 💢

Calendário de atualização

A partir de dia 13 de junho de 2024, os clientes podem ver a nova grelha de televisão nos equipamentos UMA, Apple TV, Android TV e na aplicação NOS TV em todo o país.

A partir de dia 16 de julho de 2024, os clientes Satélite podem ver a nova grelha de canais em todos os equipamentos com serviço de televisão por satélite.

Os clientes podem começar a ver a nova grelha nos equipamentos IRIS, box HD 1.0, Descodificador Digital (DTA) e TV sem box, a partir das seguintes datas e zonas:

  • Santarém – 9 de abril de 2024
  • Aveiro, Coimbra, Covilhã e Viseu – 7 de maio de 2024
  • Alcochete, Almada, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vendas Novas – 16 de maio de 2024
  • Lisboa – 21 e 23 de maio de 2024 (2 fases)
  • Beja, Évora, Portalegre, Santiago do Cacém, Leiria, Caldas da Rainha e Faro – 28 de maio de 2024
  • Porto A (Barcelos, Esposende, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia), Mirandela (Chaves, Peso da Régua, Lamego, Vila Real) e pequenas localidades em todo o território de Portugal continental – 4 de junho de 2024
  • Porto B (Braga, Espinho, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Paços de Ferreira, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira e Santo Tirso)  6 de junho de 2024
  • Madeira e Açores – 13 de junho de 2024

 

 

Conheça a nova grelha de canais

Descubra as novas posições dos canais por temáticas:

  • Generalistas

     

     

  • Desporto

     

     

     

  • Infantis

     

     

  • Filmes e Séries

     

     

  • Entretenimento

     

     

     

     

  • Internacionais

     

     

     

  • Adultos

     

     

  • Rádios

     


Como aceder à nova grelha de canais

A grelha de canais é atualizada automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando ou, se estive a ver numa televisão sem box, faça uma sintonia de canais.
Conheça o plano de frequências da Grelha de canais Digitais para televisões sem box: 

📃 Frequências digital aberto Continente 📃

📃 Frequências digital aberto Madeira 📃

📃 Frequências digital aberto Açores 📃

 

Sintonia de canais na sua televisão sem box

Para fazer a sintonia de canais em televisões sem box, siga os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, siga os passos indicados em sintonia genérica.
 

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

Sintonia genérica

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Menu”, “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Inicie a pesquisa de canais e aguarde que os canais fiquem sintonizados.

Assista ainda ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

 

Troca de Powerbox

A Powerbox não é compatível com a nova grelha de canais em alta-definição, pelo que é necessário trocar de equipamento.♻

Saiba mais sobre a troca de Powerbox:

 

 

Respostas às perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Como posso ver a nova grelha na minha box?

    Caso tenha uma box UMA, Apple TV, Android TV, IRIS, box HD 1.0, descodificador digital (DTA) ou equipamentos com serviço de televisão por satélite a sua grelha deverá atualizar automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando para que a nova grelha fique disponível. Se continuar sem ver a nova grelha, fale connosco no Fórum NOS.​.

  2. Como posso ver a nova grelha na minha TV sem Box?

    A sua grelha deverá atualizar automaticamente. Caso isto não aconteça, faça uma pesquisa de canais. Saiba como nos vídeos explicativos acima. Caso tenha dificuldades, fale connosco no Fórum NOS.

  3. Posso ver a nova grelha na minha Powerbox?

    A Powerbox não é compatível com a nova grelha de canais, pelo que para continuar a ter acesso aos canais alvo desta atualização, é necessário trocar de equipamento.
    Se possui uma Powerbox efetue a troca da mesma por um modelo mais recente, de forma gratuita.
    Saiba mais em:

  1. Porque é que fiquei sem canais?

    Se estiver a ver numa Powerbox, este equipamento não é compatível com a nova grelha de canais em alta definição, pelo que é necessário trocar de equipamento por um modelo mais recente. Fale connosco no Fórum NOS para trocar de box gratuitamente.
     

    Caso esteja  a ver noutra box, desligue e volte a ligar a box no comando. Caso esteja a ver numa TV sem box, faça uma pesquisa de canais. Veja como fazer a pesquisa de canais nos vídeos explicativos acima. Caso tenha dificuldades, fale connosco no Fórum NOS

  1. Porque é que não consigo ver alguns canais?

    Desligue e volte a ligar a box no comando ou faça uma pesquisa de canais na sua TV sem box. Veja como fazer uma pesquisa de canais nos vídeos explicativos acima.

  2. Quando posso ver a nova grelha na UMA?

    A partir de dia 13 de junho de 2024 já pode ver a nova grelha de televisão na box UMA em todo o país.

  3. Quando posso ver a nova grelha na Apple TV e Android TV?

    A partir de dia 13 de junho de 2024 já pode ver a nova grelha de televisão na aplicação NOS TV, incluindo nas boxes Apple TV e Android TV.

  1. Quando posso ver a nova grelha de canais no serviço de televisão por satélite?

    A partir de dia 16 de julho de 2024 já pode ver a nova grelha de canais em todos os equipamentos com serviço de televisão por satélite em todo o país.

     


Continuamos a trabalhar para oferecer a melhor experiência de televisão. 😎

Partilhe connosco se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 🤗

248 Comentários

isplitter
Exabyte
June 5, 2024

Recebi ontem msg que nas tvs que não tem box, a grelha podia ser atualizada na minha zona de residência. Hoje ao chegar a casa fiz nova sintonização e os canais aparecem todos trocados. Rtp1 na posição 87 e assim sucessivamente.  O canal 1 é o 11hd…

Alguém sabe como posso corrigir/ordenar? Já verifiquei as várias listas de canais, dtv... e a ordem é a mesma em todos 

Parece que estão organizados por ordem alfabética.

Verifique se tem a opção Logical Channel Numbers - LCN ativada.

isplitter
Exabyte
June 5, 2024

Recebi hoje esta SMS:

 

《A grelha de canais da NOS vai mudar na sua zona de residencia. Pode comecar a ver a partir de amanha nas TVs sem box. Em breve, esta alteracao tambem estara disponivel na box UMA e na APP NOS TV. Consulte as novas posicoes dos canais e mais detalhes sobre esta alteracao noutros equipamentos em nos.pt/grelhaposicoes》

 

Parece que vai ser amanhã.

Jorge C
Super User
Super User
June 5, 2024

Recebi ontem msg que nas tvs que não tem box, a grelha podia ser atualizada na minha zona de residência. Hoje ao chegar a casa fiz nova sintonização e os canais aparecem todos trocados. Rtp1 na posição 87 e assim sucessivamente.  O canal 1 é o 11hd…

Alguém sabe como posso corrigir/ordenar? Já verifiquei as várias listas de canais, dtv... e a ordem é a mesma em todos 

 

Boa tarde @Colas,

Existem muitas TVs que não tem a opção de ordenar, portanto não é garantido fiquem em sequência após sintonizar novamente. Caso decida tentar, pode mudar o país da TV sem alterar o idioma para outros países como França, Espanha, Alemanha, pode ser que melhore.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
June 5, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ruimvfernandes. O @Bruno Aleixo partilhou uma boa ajuda a esclarecer.
Partilhe connosco, por favor, caso surja alguma dificuldade na sintonia.

Agradecemos a sua mensagem @CP001 e pedimos desculpa pela falta da nossa resposta.
Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas responsáveis, para que possamos esclarecer a sua questão e também partilhar a tabela de frequências da nova grelha. 
Logo que tenhamos mais informações, partilhamos aqui com todos. 🙂

Agradecemos também a sua mensagem @Colas assim como a ajuda do @isplitter e @Jorge C sobre o tema.
Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
marcolopes
Super User
Super User
June 5, 2024

https://www.nos.pt/tv/novidades/Nova-Grelha

É possível consultar a grelha DIGITAL (TV SEM BOX)?

Existe alguma tabela comparativa com as alterações?

EDIT: Já percebi que é a coluna da grelha de 120 canais…

E já agora, porque razão a NOS continua a EXCLUIR desta grelha o canal STAR COMEDY???

Já na grelha anterior estava fora!

Como cliente que usa a BOX IRIS (ou melhor, quase NÃO usa, porque é um ATENTADO aos clientes - é uma VERGONHA para a NOS ainda não ter recolhido todas estas BOX da idade de pedra, cuja utilização é um acto MASOQUISTA) gostava de ter pelo menos este canal na grelha DIGITAL (TV sem BOX). Há alguma razão “técnica” ou “comercial” para a exclusão deste canal?!?

TekClub
Megabyte
June 6, 2024

https://www.nos.pt/tv/novidades/Nova-Grelha

É possível consultar a grelha DIGITAL (TV SEM BOX)?

Existe alguma tabela comparativa com as alterações?

EDIT: Já percebi que é a coluna da grelha de 120 canais…

E já agora, porque razão a NOS continua a EXCLUIR desta grelha o canal STAR COMEDY???

Já na grelha anterior estava fora!

Como cliente que usa a BOX IRIS (ou melhor, quase NÃO usa, porque é um ATENTADO aos clientes - é uma VERGONHA para a NOS ainda não ter recolhido todas estas BOX da idade de pedra, cuja utilização é um acto MASOQUISTA) gostava de ter pelo menos este canal na grelha DIGITAL (TV sem BOX). Há alguma razão “técnica” ou “comercial” para a exclusão deste canal?!?

O Star Comedy faz parte o pak canais extra pago a parte...

NOS 4P | 500/100 FTTH | UMA TV 4K V2 | TVCine + NOS Studios + Pack Canais Extra
Kilobyte
June 6, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ruimvfernandes. O @Bruno Aleixo partilhou uma boa ajuda a esclarecer.
Partilhe connosco, por favor, caso surja alguma dificuldade na sintonia.

Agradecemos a sua mensagem @CP001 e pedimos desculpa pela falta da nossa resposta.
Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas responsáveis, para que possamos esclarecer a sua questão e também partilhar a tabela de frequências da nova grelha. 
Logo que tenhamos mais informações, partilhamos aqui com todos. 🙂

Agradecemos também a sua mensagem @Colas assim como a ajuda do @isplitter e @Jorge C sobre o tema.
Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

 

 

Boa Tarde Carissímos 

 

Fiz Nova Sintonia e está tudo Ok 😀😀

O Serviço não falhou, e cheguei a casa fiz nova sintonia e "voilá" nova grelha 🥳🥳

Como já partilhei a minha opinião á umas semanas atras, gostei das mudanças 🙏 embora claro gostava que tivesse mais um canal ou outro, como têm por exemplo a concorrência na grelha rf, mas julgo que a NOS apostou fortemente nos canais HD em alguns canais que já mereciam e ainda conseguiu inserir mais um ou outro que não tinhamos ... no futuro melhorará ainda mais, certamente. Pois durante algum tempo a grelha digital da NOS não tinha algum investimento 😅😅 

 

Obrigado por toda ajuda aqui do forum, de uma modo geral dou nota 9 (em 10) pelas mudanças e agora usufruir do que temos sem boxes 😝😝😝

 

Um Bem Haja a todos 😁😁

isplitter
Exabyte
June 6, 2024

https://www.nos.pt/tv/novidades/Nova-Grelha

É possível consultar a grelha DIGITAL (TV SEM BOX)?

Existe alguma tabela comparativa com as alterações?

EDIT: Já percebi que é a coluna da grelha de 120 canais…

E já agora, porque razão a NOS continua a EXCLUIR desta grelha o canal STAR COMEDY???

Já na grelha anterior estava fora!

Como cliente que usa a BOX IRIS (ou melhor, quase NÃO usa, porque é um ATENTADO aos clientes - é uma VERGONHA para a NOS ainda não ter recolhido todas estas BOX da idade de pedra, cuja utilização é um acto MASOQUISTA) gostava de ter pelo menos este canal na grelha DIGITAL (TV sem BOX). Há alguma razão “técnica” ou “comercial” para a exclusão deste canal?!?

Motivo comercial,  a NOS tem aquele pack extra de 30 canais, como disse o @TekClub 

A olhar para os pacotes de TV da NOS, os 30 canais estão incluídos em todos os pacotes, com exceção de um pacote, que não tem BOX TV incluída.

Eu também gostava de ter o Star comedy, e o Star Crime disponíveis nas TVs sem box.

Jorge C
Super User
Super User
June 6, 2024

Boa tarde @ruimvfernandes,

Agradeço o seu feedback e envio cumprimentos para a pessoa da terceira idade 😊

Caso tenha questões adicionais, a comunidade está sempre pronta para ajudar.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 6, 2024

Numa TV recente a sintonia automática resolve. Os canais aparecem completos e ordenados. O diabo está nas TVs mais antigas.e nas televisões de entrada de gama

Parâmetros de sintonia (aconselhados)

Frequência de acolhimento:

330* MHz 256 QAM | 6875 KS /s

 

A frequência indicada tem lá guardada a informação com a ordem dos canais. Poderá haver outras frequências que funcionem como frequência de acolhimento, mas apenas é preciso introduzir uma.

 

FTA only: Off

LCN: On

País: Finlândia, Suécia, Alemanha, França, Espanha, experimentar todos as opções até dar

(A mudança de país permite em TVs mais antigas ver caracteres acentuados e cedilhas e sintonizar mais facilmente os canais ordenados)

 

Língua: Portuguesa

Tipo de sintonia: Digital Cabo (Pesquisa Rápida - Rede)

Especificações obrigatórias da TV/sintonizador para sintonizar todos os canais:

DVB-C MPEG-4 

HD

 

Informação completa para sintonia manual (desaconselhado sintonizar manualmente):

274 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
282 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
290 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
298 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
306 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
314 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
   
338 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
346 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
354 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
362 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
370 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
378 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
386 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
394 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
402 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
   
426 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
434 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
442 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
450 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
458 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
466 MHz 256 QAM | 6875 KS /s
538 MHz 256 QAM | 6875 KS /s

 

Tenho uma televisão “antiga”, de 2007. Em Portugal só faz procura analógica, mas é é possível procurar canais DVB-C em outros países.

As configurações que tenho de procura são:

  • Modo de taxa de símbolo: Automático ou Definir Mhz
  • Modo de Varrimento: Rápido ou Completo
  • Modo de frequência de rede: Automático ou Definir MHz
  • Canais analógicos: Ligado ou Desligado

Eu lembro-me que havia uma forma de procurar canais que era instantânea, mas já não sei como configurar isso. Deve ter a ver com a frequência da rede? Que será a nova frequência de acolhimento de 330 Mhz?

 

Para já, e apesar de já ter TVs com a nova grelha, esta TV continua a funcionar com a grelha antiga, ou seja canal 01 RTP SD e canal 301 RTP1 HD. Parece que a NOS tem as duas grelhas ativas em simultâneo, por enquanto.