Skip to main content

Boa tarde, Peço realmente ajuda!! Pois tem sido “um jogo do empurra”...

A propagação do sinal televisivo na minha habitação decorre no âmbito de um contrato de instalação ocorrido entre o empreiteiro na altura da construção. Em 2016 quando comprei a casa, contactei a NOS em Novembro e de imediato identificaram o contrato e deram-me o número e no dia 17/11/2016 veio um técnico NOS a casa instalar/trocar uns filtros que eram necessários. Até 2020 a NOS cumpriu na perfeição o seu contrato previamente assinado com o empreiteiro. Em 2020 acabei por instalar na minha habitação os serviços de outra operadora, tendo estes sido agora cancelados em 2023. Automaticamente passou a ser novamente propagado o sinal televisivo da NOS que tinha anteriormente. Em Maio/Junho de 2023, a NOS deixou de emitir em analógico, o que fez que televisões antigas que tenho na minha habitação não permitam a receção do sinal dos 7 canais TDT. Contactei já a NOS por telefone e em 2 lojas diferentes (NOS Matosinhos Sul e NOS Norteshopping) para poder ter acesso a um descodificador (sendo ele pago ou não). Na NOS Norteshopping foi-me respondido que não seria possível, e que a única forma que eu teria de ter acesso aos canais seria fazendo um contrato com eles pagando uma mensalidade. Além disso, foi-me indicado que deveria contactar a Provedoria NOS para a resolução da questão, algo que fiz e obtive a seguinte resposta: “A provedoria NOS só conseguirá intervir caso essa resolução não seja conclusiva.” E Pronto, fico na mesma e privada de um direito meu. Creio que não é correto privarem uma habitação de ter acesso aos canais TDT e nem deve esta mudança para o digital forçar a que uma pessoa tenha de assinar um contrato de assinatura mensal. Até porque esta última hipótese para mim não será válida, porque a casa está fechada, sendo apenas utilizada 2-3 dias/mês tornando-se insustentável haver um contrato desse género. O que pretendo é que a NOS assuma o contrato que assinou previamente com o empreiteiro e permita pelo menos o acesso aos 7 canais TDT na minha casa (assim como nas restantes habitações do edifício e que assim o pretendam) e preferencialmente com acesso gratuito a pelo menos 1 descodificador/habitação no caso de quem tenha televisores antigos, de forma a cumprir a lei.

Fico a aguardar a Vossa resposta e ajuda!

Com os melhores cumprimentos!

Pelo que os moderadores têm dito, é enviado um técnico para resolver a situação. Eles já lhe respondem

Para dtas e afim é necessário contrato sim.


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Para instalações com a tipologia que refere, é necessário realizar agendamento técnico para substituição do filtro de sinal.

Pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • Um dado do contrato que conheça como NIF, nº de contrato, etc;
  • Morada completa do local;

Obrigado


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Para instalações com a tipologia que refere, é necessário realizar agendamento técnico para substituição do filtro de sinal.

Pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • Um dado do contrato que conheça como NIF, nº de contrato, etc;
  • Morada completa do local;

Obrigado

Caro João, muito obrigada pela sua resposta. Enviei os dado que solicitou em privado e ficarei a aguardar! Cumprimentos!


Agradecemos o seu testemunho @SÓNIA_BATISTA,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado


Agradecemos o seu testemunho @SÓNIA_BATISTA,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Boa tarde Caro João H., 

Agradeço a sua resposta, mas continuo sem ter qualquer avanço da parte da NOS para a resolução do assunto mencionado. Sabe dizer-me algo sobre o assunto? Obrigada!


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Lamentamos a demora. 

Estamos a acompanhar este tema através de mensagem privada e vamos responder-le logo que possível.

Agradecemos a compreensão


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Lamentamos a demora. 

Estamos a acompanhar este tema através de mensagem privada e vamos responder-le logo que possível.

Agradecemos a compreensão

Boa tarde Caro João H., 

Começo a perceber que aqui através do Forum também não irei encontrar solução. Continuo sem ter qualquer avanço da parte da NOS para a resolução do assunto mencionado. Depois de eu já ter ido a lojas, efetuado chamadas, ter tentado o Provedor que me diz que o meu problema tem solução e de me terem encaminhado para este forum. Eis que 12 dias passaram e continua este jogo do empurra e eu sem acesso a TV na minha casa! Visto que pelo menos o Caro João me vai respondendo algo por aqui, peço-lhe encarecidamente uma vez mais que me tente ajudar. Obrigada!


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Lamentamos a demora na nossa intervenção.

Respondemos à sua mensagem privada.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Lamentamos a demora na nossa intervenção.

Respondemos à sua mensagem privada.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde Caro João, acabei de responder à Vossa mensagem privada. Volto a frisar que há um contrato entre a NOS e o empreiteiro para garantir o sinal dos canais TDT.


Agradecemos o seu testemunho @SÓNIA_BATISTA,

Vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Obrigado 


Agradecemos o seu testemunho @SÓNIA_BATISTA,

Vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Obrigado 

Bom dia Caro João, de facto recebi 2 SMS da parte da NOS, mas não soluciona o meu problema. Primeiro, voltam a criar um suposto contrato de 24 meses de fidelização, quando volto a explicar já existe um contrato com o empreiteiro e que a NOS só tem de o cumprir e disponibilizar o sinal e acesso às box descodificadoras para quem tem TV antigas (como é o meu caso). Segundo, acho inadmissível estarem a cobrar 190€ para instalação de algo que é obrigação da NOS fazer gratuitamente. Assim sendo, agradeço que avaliem a situação, pois os documentos que me enviaram para eu assinar, não serão assinados. Aquele edifício tem direito por lei a receber os canais TDT gratuitamente e a única coisa que eu como moradora solicito à NOS é darem-me acesso a um descodificador, seja ele pago ou não para que possa dar uso à TV antiga que tenho (este sempre foi o problema de raiz), ao que o Caríssimo João me respondeu que não seria necessário adquirir, pois apenas seria necessário a deslocação de um técnico ao edifício. E eis que agora me pedem 190€?? Desculpem, mas isto é tudo menos correto. Por favor, agradeço que verifiquem melhor a situação. (Também enviei esta mensagem em privado no fórum)


Agradecemos o seu testemunho @SÓNIA_BATISTA,

Vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Obrigado 

Bom dia Caro João, de facto recebi 2 SMS da parte da NOS, mas não soluciona o meu problema. Primeiro, voltam a criar um suposto contrato de 24 meses de fidelização, quando volto a explicar já existe um contrato com o empreiteiro e que a NOS só tem de o cumprir e disponibilizar o sinal e acesso às box descodificadoras para quem tem TV antigas (como é o meu caso). Segundo, acho inadmissível estarem a cobrar 190€ para instalação de algo que é obrigação da NOS fazer gratuitamente. Assim sendo, agradeço que avaliem a situação, pois os documentos que me enviaram para eu assinar, não serão assinados. Aquele edifício tem direito por lei a receber os canais TDT gratuitamente e a única coisa que eu como moradora solicito à NOS é darem-me acesso a um descodificador, seja ele pago ou não para que possa dar uso à TV antiga que tenho (este sempre foi o problema de raiz), ao que o Caríssimo João me respondeu que não seria necessário adquirir, pois apenas seria necessário a deslocação de um técnico ao edifício. E eis que agora me pedem 190€?? Desculpem, mas isto é tudo menos correto. Por favor, agradeço que verifiquem melhor a situação. (Também enviei esta mensagem em privado no fórum)

Nunca lhe vão dar nenhum descodificador. A senhora não tem direito, porque não tem serviços com a operadora ...além que a NOS não utiliza sequer sinal tdt.

Boa sorte com isso


Agradecemos o seu testemunho @SÓNIA_BATISTA,

Vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Obrigado 

Boa tarde Caro João, acabei de receber um agendamento para se deslocarem à minha habitação para fazerem a instalação, e pelo que percebi, não será cobrado nenhum custo. Terei de reagendar o dia da instalação, e depois dir-lhe-ei por aqui se realmente correu da forma como prevista e se passarei a ter (ou não) o acesso aos canais TDT tanto em TVs novas como em TVs antigas. Aguardemos e desde já o meu Muito Obrigada pela sua ajuda em tentarem resolver-me esta situação! Irei mantê-lo informado! (Também enviei esta mensagem em privado no fórum)


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Confirmámos existir um agendamento em curso para reposição do sinal de televisão. Saiba como reagendar o agendamento através da Área de Cliente NOS:

A grelha de televisão NOS é emitida através de sinal DVB-C e não TDT. 
De forma a ter acesso à grelha de canais NOS em equipamentos sem box, é necessário que a sua televisão possua descodificador integrado DVB-C. Pode consultar essa informação no manual ou site do fornecedor.
Saiba mais sobre este tema através do nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Bom, só para pôr os interessados neste tópico a par, depois de tanto esforço e de falar com meio mundo, eis que continuo como estava. Sem acesso a um simples descodificador para colocar na TV antiga que tenho em casa. E porquê? Porque apesar de entrar o sinal NOS em minha casa, visto haver o tal contrato, eu não sou cliente NOS (confuso não é?) e como tal não tenho acesso à aquisição de um descodificador. Enfim…. Tanta coisa para no final dar em nada… Só formas de “obrigar” as pessoas a fazerem contratos. Em loja (Norteshopping) disseram-me mesmo que teria de fazer um contrato de assinatura mensal (onde o valor rondava os 30€) para ter acesso a poder comprar um misero descodificador. A meu ver é vergonhoso… 

Ahh e já agora, sim é possível dar a volta a esta treta de esquema que a NOS faz, basta pedirem a alguém vosso amigo/familiar/conhecido que seja cliente NOS e que vá a uma loja comprar um equipamento e voilá… Se me tivessem dado logo esse conselho, poupavam dores de cabeça a mim e a todos, mas a caça ao contrato fala mais alto.

Obrigada por nada Senhores que me “tentaram” ajudar!


Bom, só para pôr os interessados neste tópico a par, depois de tanto esforço e de falar com meio mundo, eis que continuo como estava. Sem acesso a um simples descodificador para colocar na TV antiga que tenho em casa. E porquê? Porque apesar de entrar o sinal NOS em minha casa, visto haver o tal contrato, eu não sou cliente NOS (confuso não é?) e como tal não tenho acesso à aquisição de um descodificador. Enfim…. Tanta coisa para no final dar em nada… Só formas de “obrigar” as pessoas a fazerem contratos. Em loja (Norteshopping) disseram-me mesmo que teria de fazer um contrato de assinatura mensal (onde o valor rondava os 30€) para ter acesso a poder comprar um misero descodificador. A meu ver é vergonhoso… 

Ahh e já agora, sim é possível dar a volta a esta treta de esquema que a NOS faz, basta pedirem a alguém vosso amigo/familiar/conhecido que seja cliente NOS e que vá a uma loja comprar um equipamento e voilá… Se me tivessem dado logo esse conselho, poupavam dores de cabeça a mim e a todos, mas a caça ao contrato fala mais alto.

Obrigada por nada Senhores que me “tentaram” ajudar!

Então se não tem serviços com a NOS … A NOS não lhe pode colocar nada. Eu disse-lhe em cima, é lógico.


Boa tarde @SÓNIA_BATISTA,

Agradecemos o seu testemunho e partilha com a comunidade.

O descodificador digital NOS está disponível para compra através da Loja Online NOS.
Relembramos ainda que qualquer descodificador ou televisão apto para norma DVB-C é capaz de leitura do sinal de televisão NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


@SÓNIA_BATISTA

O condomínio é que é o responsável pelo acesso ao sinal de TV. Neste caso a NOS é alheia à sua situação. A legislação obriga a uma antena coletiva ou algo equiparável.

Neste caso em vez de fornecer o sinal TDT o condomínio fornece, recorrendo a um fornecedor de serviços, o sinal de TV pela norma DVB-C.

Em virtude de ter um televisor muito antigo terá de adquirir um equipamento que consiga interpretar esse sinal. Este equipamento seria necessário independentemente do sinal ser TDT ou DVB-C.

Este tipo de equipamento é relativamente barato sendo possível adquirir um por cerca de €20.

Contudo, tenha atenção ao tipo de equipamento que compra. Se a televisão só tiver entrada RF, cabo coaxial, a escolha é muito limitada.

Depois de adquirir esse equipamento não fica com obrigação de nenhuma subscrição ou mensalidade.

Se optar por gastar €100 euros deve conseguir uma TV LED com muito melhor imagem que já inclui o descodificador DVB-C.


Comentário