Skip to main content
Header



A televisão mudou na região do Minho e Douro Litoral



No dia 9 de janeiro, os canais de televisão mudaram na região do Minho e Douro Litoral. :)



Quer ficar com mais canais nas televisões sem box? Para saber como ter mais de 110 canais de TV e ainda canais de rádio tem disponível toda a informação necessária para o ajudar aqui.



Neste artigo vai conseguir:


  1. Identificar se a sua televisão sem box sintoniza automaticamente todos estes canais,
  2. Saber se necessita de um sintonizador para ter acesso aos canais
  3. Perceber como pode obter um sintonizador
  4. Ter resposta a várias dúvidas que tenha



Se a TV não sintonizar automaticamente e também não quiser ter sintonizador, vai poder continuar a ver os canais disponíveis na grelha analógica que sofrerá alterações. Pode consultar a nova grelha aqui. Terá que sintonizar a sua TV para esta nova grelha de canais que agora inclui novos canais como a CMTV, Sport Tv+ e o Disney Channel.



Se ainda tiver alguma dúvida partilhe connosco no fórum e nós ajudamos.



Nas televisões com box não precisa de fazer nada, a grelha de canais é automaticamente atualizada, mas se acontecer alguma das seguintes situações, nós ajudamos a resolver.



Tenho uma Box 2.0 e fiquei sem canais nas televisões com box, deverá tentar os seguintes passos até a grelha de canais estar atualizada:


  1. Desligue e volte a ligar o seu equipamento da corrente
  2. Se não resolver, faça uma pesquisa de canais. No menu da box, selecione "Opções" e carregue em "Configuração Técnica. Escolha "Pesquisa de Canais" e confirme em "Continuar"



Tenho uma Box 1.0 e fiquei sem canais através dessa box

Deverá tentar os passos seguintes até a grelha de canais estar atualizada:


  1. Desligue e volte a ligar o seu equipamento da corrente elétrica
  2. Coloque em a box em modo de Stand by durante 10 segundos e volte a retirar de standby e deverá ter a grelha atualizada
  3. Se não resolver, faça uma pesquisa de canais. No menu da box, selecione "Definições" e carregue em "ZON BOX”. Introduza o seu PIN (por defeito o PIN é 1234) e selecione "Configurações Avançadas" de seguida a opção “Pesquisa de Canais” e selecione "Próximo passo - Pesquisa de Canais"



Tenho uma Box por cabo - equipamento sem gravação e sem acesso a canais HD e fiquei sem canais nas televisões com box

Deverá tentar os passos seguintes até a grelha de canais estar atualizada:


  1. Desligue e volte a ligar o seu equipamento da corrente elétrica
  2. Coloque em a box em modo de Stand by durante 10 segundos e volte a retirar de standby e deverá ter a grelha atualizada
  3. Se não resolver, faça uma pesquisa de canais. Os passos a seguir são diferentes de acordo com a sua box por cabo:


  • Através do seu comando pressione a tecla Menu ou Setup (caso seja necessário colocar um código digite 0000 ou o código que personalizou), selecione “Instalação e, por fim, selecione “Pesquisa de canais”

São muitas e boas as novidades que temos para si. Muito obrigado por ser nosso cliente.



Lembre-se, se ainda tiver alguma dúvida partilhe connosco no fórum e nós ajudamos.
Bom dia,

Após nova atualização dos canais fora da box, divulgada com pela NOS e que no seu comunicado, transmitiam a mensagem de melhorar a sua qualidade, pergunto: como podem afirmar que é para melhorar a qualidade quando se perde inúmeros canais?

Por exemplo, o canal discovery, canal história, TLC, entre outros deixaram de estar disponíveis.

Podem confirmar esta situação?
Eu so acho muito estranho é certas pessoas so agora chegar à conclusão que a tv que tem não tem dvb-c, quando este assunto se fala e os canais digitais estarem abertos e disponíveis desde maio 2017 onde podiam testar a tv nos últimos 8 meses. Se conhecem este forum para vir cá se queixarem, não leram os poste aqui durante 8 meses para saber tudo sobre este assunto?

Para saber que o DVB-C é utilizado desde os tempos da tvcabo, que o dvb-c existe muito antes da tdt e dvb-t, que as box da NOS, powerbox, iris, UMA utilizam todas dvb-c desde sempre, que o dvb-c não foi descoberto so agora, depois há aquelas pessoas que fazem um sintonização na tv e à primeira não conseguem receber os canais digitais e ficam por ali, não deu à primeira e pronto onde em muitos casos a tv até consegue mas os donos não se dão ao trabalho de se informarem como fazer, queixar dá menos trabalho. à portuguesa, queixar e deixar até o ultimo dia :8
@Manuel Camarinha provavelmente só tens de fazer uma nova sintonização. Como tinhas feito da outra vez.
@Oscar7 Assim o fiz.

Dia 9, verifiquei problemas nos canais digitais que, repito, até então funcionavam na perfeição.



Foi sugerido fazer nova sintonização.



Assim o fiz.



Daí surgiram os problemas relatados. Por exemplo, SIC Caras, posição 14, imagem pixelizada, com falhas, com perda. SIC Caras HD, perfeita. Disney Channel, posição 40, com os mesmos problemas.



Não vi todos os canais.



Também as rádios, que apareciam logo depois do ultimo canal, deixaram de aparecer nessas posições. Aparecem mais à frente e com qualidade duvidosa.
...Se conhecem este forum para vir cá se queixarem, não leram os poste aqui durante 8 meses para saber tudo sobre este assunto? ...



Percebo e concordo com o seu ponto de vista.

Mas pela mesma ordem de ideias nenhum cliente deveria reclamar, por exemplo, de pacotes com dados móveis, pois estão mais do que avisados pelos muitos relatos aqui no forum… se o lessem antes de subscrever…

A maioria dos utilizadores vêm ao forum apenas quando veem o seu status-quo alterado… pimenta no cu dos outros é refresco… uma significativa parte dos clientes que receberam as comunicações sobre o tema “sem box”, perceberam patavina do que se pretendia… até não conseguirem ver o canal favorito…

Outra significativa parte, a avaliar pela forma como se expressam nos seus comentários, terao tambem alguma dificuldade em entender a valiosa ajuda do forum, ainda que muitas vezes na forma de bê-á-bá…

Os Portugueses reclamam mais e isso ate pode ser bom sinal... sinal de maior informaçao, mas tambem maior facilidade em... a partir do sofá, da cama, etc
[Guimarães ]

NÓS e a arte de roubar...até parece que NOS está no sangue!

Estaremos alguns de nós a ter conhecimento que foi alterado incorrectamente e sem nosso consentimento o serviço de televisão contratualizado, na oferta de canais nas televisões sem “box”. O serviço base contratado pressupunha e sempre esteve em funcionamento até dia 8 de Janeiro, 35 canais, neste momento a grelha foi alterada e reduzida para 23 canais sobretudo apra alguns equipamentos (TVs). Feitos os devidos contactos com imenso tempo espera, qual a solução

que apresentam para repor o serviço?

-Aluguer de um sintonizador por mais 1€ por mês.

-Há sempre a solução de comprar um sintonizador no mercado ( 40€)

- Comprar uma TV com sintonizador DVB incorporado.

Para já escolhi reclamar por escrito pedindo a reposição da grelha de TV e cumprimento do contratado, seguirá para ANACOM e por último Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, só porque não me apetece mudar de operadora para já, sobretudo porque considero um abuso.

Alguém conseguiu resolver o problema de outra maneira?



Ficam alguns contactos interessantes.

http://portaldaqueixa.com/

http://www.anacom-consumidor.com/

triave@gmail.com

https://www.deco.proteste.pt/
Olá @Jose_Ribeiro,



Para ter acesso a mais de 110 canais de TV e rádio, só precisa de ter uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable). Caso a sua não tenha esta tecnologia, é possível alugar um sintonizador.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @M3PF.



A nova restruturação da grelha digital oferece 110 canais, mais do dobro do que tinha anteriormente. Para ter acesso, apenas precisa de ter uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C. No caso da sua não ser compatível, pode alugar um sintonizador pelo valor de 0,99€.
Obrigado! Sim confirma-se.

Alterei o país da minha LG 32Lh4000 para a Finlândia e fiz a sintonia por "Cabo" e já tenho 120 canais + 21 rádios o que nunca tive anteriormente.



Olá @Henrique Moreira

Não tenho de defender a NOS, mas lembro que a opção pelo sistema não é nova - só a "descodificação" de muitos canais com muito melhor sinal que o analógico. Há muito que alguns o pediam, em comparação com outros operadores internacionais e nacionais. A opção para emitir em DVB-T teria forçosamente custos para o utilizador, mais tarde ou mais cedo, porque implicaria equipamentos na estrutura para toda a rede... E espaço nas frequência que é um bem escasso que a NOS parece querer aproveitar para o DOCSIS 3.1 ou algo mais...



Quando se mudou para a televisão livre digital em Portugal foi ainda pior e só é pena que tenha sido uma oportunidade perdida para proporcionar melhor/maior serviço a todos, também por influência das operadoras. Algumas aproveitaram depois a disponibilidade de equipamentos DVB-T para o RF.

Enquanto na fibra FTTH (única tecnologia concorrente em Portugal em que há RF "livre") o sinal modulado em RF é um serviço adicional modulado em DVB-T, no cabo da NOS é exactamente o mesmo sinal da box que, dizem alguns, é de melhor qualidade que o da concorrência... Quando há bom sinal...



Por fim um alerta: como no caso de outro utilizador @Ribas o televisor que menciona está no grupo dos abrangidos pelo manual da minha LG, sem indicação alguma de que as instruções de sintonização DVB-C não se lhe apliquem.

No seu caso eu tentaria a solução indicada no manual e tentaria a opção por um país de "sintonia" "--", "Finlândia" ou "Suécia" que, com mais ou menos limitações, são os que permitem a utilização do sintonizador de cabo DVB-C nos modelos abrangidos.



Espero que se confirme.

Olá @Henrique Moreira

Fico satisfeito que tenha conseguido e agradeço que tenha partilhado para outros saberem.



Eu so acho muito estranho é certas pessoas so agora chegar à conclusão que a tv que tem não tem dvb-c, quando este assunto se fala e os canais digitais estarem abertos e disponíveis desde maio 2017 onde podiam testar a tv nos últimos 8 meses. Se conhecem este forum para vir cá se queixarem, não leram os poste aqui durante 8 meses para saber tudo sobre este assunto?



Percebo e concordo com o seu ponto de vista.

Mas pela mesma ordem de ideias nenhum cliente deveria reclamar, por exemplo, de pacotes com dados móveis, pois estão mais do que avisados pelos muitos relatos aqui no forum… se o lessem antes de subscrever…(...)

Os Portugueses reclamam mais e isso ate pode ser bom sinal... sinal de maior informaçao, mas tambem maior facilidade em... a partir do sofá, da cama, etc


Apesar de concordar que apesar de haver informação muitos só se aperceberam/apercebem quando a situação lhes toca e de considerar que há muita informação disponível neste fórum (e noutros lados), acho - e é uma opinião pessoal - que apesar do extraordinário trabalho que muitos clientes têm feito aqui para resolver os problemas de outros e muito trabalho que os moderadores têm tido para coordenar isto e ouvir as muitas queixas dos clientes pelos problemas que surgem a NOS não está isenta de culpas pois, tendo feita uma grande e difícil operação que pelo menos em parte parece ter sido bem sucedida, esqueceu-se de colocar informação útil e importante no seu próprio site, mais acessível ao cliente normal - que não tem que ser especialista na matéria ou ter jeito - para facilitar a parte de casa.

Assim como o fez com a ajuda do site podia ser feito para este tema, explicando passo a passo de forma genérica como o fazer. Até podia aproveitar o trabalho dos que foram escrevendo sobre isso.



Mas também temos aqui a aplicação da ideia que todos nascemos ensinados, com grandes conhecimentos tecnológicos e com jeito para decifrar emaranhados de informação que por vezes pela repetição desmotivam os leitores.

Contra mim falo que às vezes ao tentar ajudar complico sem querer.



Já agora tinha ficado bem uma palavra de enquadramento da questão(*)no email (sim porque pelo menos eu não tive direito a carta - já sabia muito...) para não terem de ser os utilizadores a adivinhar e explicar aos outros os porquês disto tudo, pois como se lê em muitos posts o que passou foi o corte de analógicos, alguma hesitação no anúncio dos canais "variáveis" - cujo critério de escolha ainda estou para perceber... e a nota saliente e bem presente do custo de aluguer de mais um aparelho para quem ficasse sem o serviço...

A resistência à mudança fez o resto e o descontentamento por desaparecerem canais do analógico ajudou.



Esperemos que a contrapartida que venhamos a ter seja válida e o serviço melhore, embora tenha algumas reticências, pelo menos para os locais mais congestionados.



(*)Cai especialmente mal porque para os investidores que levam os lucros há sempre umas palavras explicativas do que projeta - apesar de por vezes serem repetidas anos a fio...
Boa noite

Tenho uma LG 37LF75, pelo que li é uma tv cuja tecnologia é dvb-t e não dvb-c. Ja esperimentei mudar o país, para finlandia ou suécia, e apesar do menu mudar, nem sequer os 23 canais que com o setup “Portugal” consigo sintonizar. A unica solução que tenho é alugar um sintonizador? É possivel comprar?



Obrigado
Boa noite

Tenho uma LG 37LF75, pelo que li é uma tv cuja tecnologia é dvb-t e não dvb-c. Ja esperimentei mudar o país, para finlandia ou suécia, e apesar do menu mudar, nem sequer os 23 canais que com o setup “Portugal” consigo sintonizar. A unica solução que tenho é alugar um sintonizador? É possivel comprar?



Obrigado


Boa noite @silvanos

Aparentemente este televisor não tem sintonizador cabo (dvb-c) e tenho algumas dúvidas que seja capaz de sintonizar os canais da nossa TDT (DVB-T com mpeg4). Mas essa questão já estará resolvida desse lado pois deves ter experimentado.

Confirmei aqui



Pode ser uma menos valia porque também não serve para o RF da concorrência pelo menos para o HD, salvo erro. (pelo menos a Vodafone avisa da necessidade de receptor dvb-t com mpeg4 ou compatível com a TDT portuguesa)



Em relação aos analógicos deverás continuar poder a ver - suponho que vias e só foram reduzidos e alterados alguns. Deves ter de sintonizar em modo analógico - o outro não servirá de muito.



A mudança de país - que é "ensinada" nos manuais dos produtos que muitas vezes não lemos serve apenas para colocar alguns modelos no modo em que prefere a sintonia digital de cabo em relação à chamada terrestre (TDT). Normalmente chegam as duas a uma tomada de parede igual mas a forma de recepção da terrestre é por via aérea e a de cabo vem ... pelo cabo da NOS.
Pois, os analogicos prezumo que sejam os 23 que consigo sintonizar. Ou seja a solução passa apenas por alugar um sintonizador à nos, ou ha no mercado à venda sintonizadores DVB-C? Não tem nada a ver com descodificadores/sintonizadores de TDT certo?
Pois, os analogicos prezumo que sejam os 23 que consigo sintonizar. Ou seja a solução passa apenas por alugar um sintonizador à nos, ou ha no mercado à venda sintonizadores DVB-C? Não tem nada a ver com descodificadores/sintonizadores de TDT certo?



Não embora pudesse ser sim.

A grande maioria dos aparelhos que por aí se vê são sintonizadores de DVB-T mpeg4 (DVB-T) e agora uns tantos DVB-T2 ("sucessor" do outro mas compatível).



Existem online e em algumas lojas, principalmente especializadas em electrónica / satélite e tv e cada vez mais em lojas de informática, receptores compatíveis com a DVB-C.

Uma parte deles são "híbridos" isto é servem para a TDT e para o cabo da NOS pelo que são melhor opção.

Se forem da norma dvb-t2 tanto melhor pois dão mais garantias de futuro.



Nota: uma parte deles podem ser descodificadores pois tem leitor de cartões, mas não sabemos ainda quando a NOS avança com a disponibilização de cams (fala-se disso salvo erro em relatórios) para visualização do serviço pago noutros aparelhos para além das boxes deles, também não sei qual o protocolo exigido ao leitor de cartões...
Boas, ou fiz a sintonização na minha TV Panasonic e só me deu 23 canais
... ou ha no mercado à venda sintonizadores DVB-C? ...

O mais barato que encontrei... Edision Progressiv Hybrid Lite Terrestrial and Cable Receiver DVB-T2/C, 34,90€ + 3,99€ (SEUR Express Delivery).

Os comentarios no site parecem genuinos...

Falta-lhe uma saida SCART.


... ou ha no mercado à venda sintonizadores DVB-C? ...

O mais barato que encontrei... Edision Progressiv Hybrid Lite Terrestrial and Cable Receiver DVB-T2/C, 34,90€ + 3,99€ (SEUR Express Delivery).

Os comentarios no site parecem genuinos...

Falta-lhe uma saida SCART.


A saída SCART é proporcionada por um cabo ligado à ficha identificada AV que deve vir junto.

Dá para "esconder" atrás da TV usando o receptor IR com cabo de ligação.



Mas existe este que fica mais em conta e existe por cá https://kontrolsat.com/loja/gb/stb-s/868-evo-tc300-t2c-stb.html

Julgo ter a mesma base mas digamos que o Edision lite não terá a ligação ethernet para ligar à internet por cabo de rede. No lite possivelmente será feito o mesmo com uma pen usb wifi...

O @Tiago stark Silva falou nele neste tópicol.



Não sei se posso mencionar que dão para gravar programas mas lá vai...
Bem-vinda à comunidade, @TeresaMoutinho.



A sua televisão é compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable)? Qual é o modelo?
Também não concordo mas já estou habituado que com estes operadores os clientes são unicamente um meio de ganharem milhões. Ponderei comprar uma box mas até amortizar o valor dela precisava de anos, coisa que não pretendo estar na NOS. Até ao final do ano tenho que ficar porque estou fidelizado. Depois disso vou mudar de ares. Até porque a concorrência emite o RF em DVB-T e aí uma simples box tdt serve. Até lá tenho que me ver com os 23 canais disponiveis.
Acabei de fazer nova sintonização digital na minha televisão (SONY KDL-40HX800) e os canais sintonizam (249 canais), só que aparecem todos desorganizados e com a repetição dos HD e dos não HD.



Agora como é que consigo organizar a grelha facilmente??



Será que a NOS não consegue emitir apenas os da grelha e organizados???
Olá @JoaoSa

Este problema já vem sendo debatido há muito embora nem seja bem culpa da NOS...



A grelha é só uma: a da NOS que transmite como transmitia em DVB-C para a rede e serve as boxes da NOS e, porque tirou a codificação a mais canais, também para outros aparelhos.

Esta grelha está numerada e ordenada e com os números que conheces das boxes.

Está disponível para os aparelhos usarem e ordenarem os programas.

Alguns aparelhos optam por sintonizar tudo indicando os que são codificados, pois em muitos países há operadoras que fornecem CAM's com cartões para utilização dos codificados fora das boxes.

Diz-se que virá a acontecer novamente com a NOS (tenho a ideia que já foi assim em tempos TVCabo e ZON).



Como os aparelhos são muitos e dependem de muitas marcas, o sistema é interpretado de muitas maneiras com mais ou menos facilidade para o utilizador.

O melhor caminho é ler o manual do aparelho e tentar fazer a sintonia que melhor nos sirva.



Uma opção que já existe há muito - divulgada nos manuais das powerboxes - é sintonizar manualmente com os dados do transponder "principal" que fará o aparelho ler a informação da grelha NOS não inventando novas numerações.

Alguns aparelhos ou opções dos mesmos (nos LGs é uma opção de país noutros varia) permitem seleccionar só os descodificados pela ordem da grelha.



Fica novamente a informação já repetida dos dados para pesquisa manual:

Freq: 714MHz

Sym: 6875

Mod: QAM64

ID rede (opcional) o da zona que presumo será "Porto"


Pois no meu caso nem o sintonizador resolve, porque não funciona nas minhas televisões com scart.

Também reclamei, porque não foi este o serviço que assinei.
Bom dia.

Antes da nova atualização de canais sem Box, eu tinha cerca de 35 canais em todas TV,s cá de casa agora fiquei só com 23.



Mas a questão que quero colocar é a seguinte:



Tenho uma Tv Marca LG- Model: 37LD450 , que consta da lista de TV,s (que funcionam com os 110 canais sem BOX), no site da NOS. No entanto faço a pesquisa de canais e só me memoriza 23 canais.



Gostava de saber porque só memoriza 23 canais, se consta da lista de TV,s que funcionam com todos os novos canais sem BOX.



Se alguém me souber responder agradeço.

Obrigado.

Jose Jesus.
Bem, pode ter a haver com o nivel de sinal que entra na tv. Pode dizer qual o nivel de sinal?
Bom dia.

AnOlá @Henrique Moreira

Não tenho de defender a NOS, mas lembro que a opção pelo sistema não é nova - só a "descodificação" de muitos canais com muito melhor sinal que o analógico. Há muito que alguns o pediam, em comparação com outros operadores internacionais e nacionais. A opção para emitir em DVB-T teria forçosamente custos para o utilizador, mais tarde ou mais cedo, porque implicaria equipamentos na estrutura para toda a rede... E espaço nas frequência que é um bem escasso que a NOS parece querer aproveitar para o DOCSIS 3.1 ou algo mais...



Quando se mudou para a televisão livre digital em Portugal foi ainda pior e só é pena que tenha sido uma oportunidade perdida para proporcionar melhor/maior serviço a todos, também por influência das operadoras. Algumas aproveitaram depois a disponibilidade de equipamentos DVB-T para o RF.

Enquanto na fibra FTTH (única tecnologia concorrente em Portugal em que há RF "livre") o sinal modulado em RF é um serviço adicional modulado em DVB-T, no cabo da NOS é exactamente o mesmo sinal da box que, dizem alguns, é de melhor qualidade que o da concorrência... Quando há bom sinal...



Por fim um alerta: como no caso de outro utilizador @Ribas o televisor que menciona está no grupo dos abrangidos pelo manual da minha LG, sem indicação alguma de que as instruções de sintonização DVB-C não se lhe apliquem.

No seu caso eu tentaria a solução indicada no manual e tentaria a opção por um país de "sintonia" "--", "Finlândia" ou "Suécia" que, com mais ou menos limitações, são os que permitem a utilização do sintonizador de cabo DVB-C nos modelos abrangidos.



Espero que se confirme.
tes da nova atualização de canais sem Box, eu tinha cerca de 35 canais em todas TV,s cá de casa agora fiquei só com 23.



Mas a questão que quero colocar é a seguinte:



Tenho uma Tv Marca LG- Model: 37LD450 , que consta da lista de TV,s (que funcionam com os 110 canais sem BOX), no site da NOS. No entanto faço a pesquisa de canais e só me memoriza 23 canais.



Gostava de saber porque só memoriza 23 canais, se consta da lista de TV,s que funcionam com todos os novos canais sem BOX.



Se alguém me souber responder agradeço.

Obrigado.

Jose Jesus.

Comentário