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Respondido

A NOS bloqueou-me porque eu não aceitei ter publicidade personalizada na TV. Alguém mais passou ou está a passar por isto?!


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Tenho NOS por cabo em casa. Recebi uma mensagem no ecrã da TV com atualizações para que eu tive-se publicidade personalizada. Tem 2 opções; Aceitar e Não Aceitar.

Mas na realidade sou OBRIGADO a Aceitar senão não posso ver TV. Eu NÃO quero publicidade personalizada e estou BLOQUEADO pela NOS.

Já PAGUEI a mensalidade deste mês assim como tenho pago sempre, mesmo assim NÃO posso ver TV.

Alguém está nesta situação?!!!

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Melhor resposta por absousa 23 August 2020, 13:57

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336 Comentários

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Aos sapientes moderadores peço que esclareçam o que significa o arcano:

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Agradeço antecipadamente,

FPA


São cookies pelos vistos.

Fui contactado pela Provedoria, via SMS e recebi uma resposta da NOS, está última é algo extensa e só transcrevo as frases relevantes, se o forum permitir poderei fazer Upload do .pdf. Aqui vai a minha posição junto da Provedoria do cliente:

À Provedoria do cliente da NOS,
Hoje, 6 Setembro de 2021, pelas 10:46h recebi um SMS vosso, no meu telefone (XXXXXXXXX) solicitando que “…por favor contacte-nos pelos canais digitais mais convenientes para si (Forum NOS, App, Area de Cliente) ou ligue 16990 opção 3 para que os nossos especialistas o possam ajudar…”. Sobre este assunto informo que foi feita uma reclamação verbal para os vossos serviços técnicos via telefone 16990 no dia 2 Setembro 2021, pelas 15:51, tendo sido referido pelo operador que “…no sentido de recuperar a dita função ("para a frente/forward"), informaram não ser possível devido a ‘programação de software’…”.
De facto, não se trata de um problema técnico, mas sim de um abuso de posição dominante, visto que a empresa NOS controla o funcionamento do sistema de distribuição de sinal e muito provavelmente os acessos feitos pelo cliente a cada canal.
Por outro lado, a NOS impõe ao cliente a visualização de anúncios em canais que são pagos como serviço extra e impede a utilização da funcionalidade "para a frente/forward" incluída nesses pacotes.
Foi recebida uma resposta em que é salientada que “…não é possível excluir a nova publicidade das gravações…”, tal resposta afigura-se no mínimo uma resposta infantil, se programam o ‘software’ podem igualmente modifica-lo/alterá-lo.
Estou impossibilitado de evitar uma publicidade que me é imposta, seja ela genérica ou não, num serviço que deveria ter, repito, a possibilidade de ser opcionalmente evitado.
Esta decisão arbitrária e imprevista limita a minha capacidade de decisão como consumidor e ombreia com regimes de partido único, nas suas piores expressões. Espero que não se promova aqui a “albanização” por via publicitária.
A resposta, que envio abaixo, continua a apologia da nova publicidade, com virtudes que não vislumbro e promessas vagas, que colhem mal quando neste momento já não cumprem as que estavam anteriormente acordadas.
Lembro ainda que cai muito mal a insinuação de eventual responsabilidade na perda de publicidade e respectivos proventos, declarada na frase "...A publicidade é uma fonte de receita muito importante para os canais de televisão e, sem ela, muitos canais não teriam sustentabilidade...".
Por fim e salvo melhor opinião, impõem-me a visualização de anúncios, mas a NOS convive bem com a pequena infidelidade para com o cliente da publicidade ao sugerir uns vagos truques para iludir a visualização (“…O Cliente pode parar (pausa) o anuncio em qualquer momento, sair da gravação sem ver o anuncio…”), ou seja contrariar o prometido ou afirmado; - Tem um nome, vem nos dicionários e não vos dá bom nome.

Cumprimenta,

FPA


Mas qual o objetivo de escrever aqui a resposta?

 

A Provedoria solicitou o seguinte:- “…por favor contacte-nos pelos canais digitais mais convenientes para si (Forum NOS, App, Area de Cliente) ou ligue 16990 opção 3 para que os nossos especialistas o possam ajudar…”. 

Além de lhes ter respondido via sitio da NOs, decidi informar os participantes do forum da evolução das minhas diligências, outros poderão usar/completar estas queixas.

Cmpts

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A publicidade imposta da NOS é totalmente ilegal se a NOS mantiver os preços que cobra pelos serviços fornecidos, preço que não contempla a publicidade imposta.

Só uma acção concertada junto da defesa do consumidor poderá acabar com esta ilegalidade, pois neste país as ilegalidades existem sem que os organismos estatais ou da justiça as impeçam. Estranho que existam vários organismos estatais de defesa do consumidor, da privacidade e dos direitos dos cidadãos e nenhum faça nada…!

Publicidade só é eficiente se alguem a vir e como já informei, até hoje nunca vi um anuncio imposto, pois tenho normalmente o volume desligado da box e quando aparece o logo “iniciar” acciono o menu explorar que esconde totalmente o anuncio e só deixa ver o canto superior esquerdo para controlar quando o anuncio acaba… se ninguem vê a publicidade os anunciantes são realmente muito estupidos em pagar pela mesma… OS ANUNCIANTES ODIADOS POR ESTA PUBLICIDADE já deviam ter percebido a péssima imagem que estão a dar de si mesmos...

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A publicidade imposta da NOS é totalmente ilegal se a NOS mantiver os preços que cobra pelos serviços fornecidos, preço que não contempla a publicidade imposta.

Só uma acção concertada junto da defesa do consumidor poderá acabar com esta ilegalidade, pois neste país as ilegalidades existem sem que os organismos estatais ou da justiça as impeçam. Estranho que existam vários organismos estatais de defesa do consumidor, da privacidade e dos direitos dos cidadãos e nenhum faça nada…!

Publicidade só é eficiente se alguem a vir e como já informei, até hoje nunca vi um anuncio imposto, pois tenho normalmente o volume desligado da box e quando aparece o logo “iniciar” acciono o menu explorar que esconde totalmente o anuncio e só deixa ver o canto superior esquerdo para controlar quando o anuncio acaba… se ninguem vê a publicidade os anunciantes são realmente muito estupidos em pagar pela mesma… OS ANUNCIANTES ODIADOS POR ESTA PUBLICIDADE já deviam ter percebido a péssima imagem que estão a dar de si mesmos...

Boa tarde, aparentemente,  parece preferir que a Operadora NOS aumente o preço da mensalidade dos seus pacotes, do que assistir por breves segundos a alguma publicidade nas gravações que geralmente até é do interesse dos utilizadores. 

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Se nos pacotes, da UMA TV; a nova experiência com os novos melhoramentos, quais???? Nos canais extra pagos, ser obrigado a ver a porcaria da publicidade no início de cada gravação, é irritante, frustante e sinto-me violado, não é suposto sermos injectados com toda a porcaria comercial, voltem ao anterior para não termos esse incómodo, ir-me-ia sentir mais confortável. Obrigado

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Olá @JFS 

O preço que paga pelos canais é pelo acesso aos mesmos, a funcionalidade de gravação automática é um extra que as operadoras fornecem e que agora entendem que têm de ter algum retorno.

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E acontece em todas as operadoras, em todas as operadoras ativas no território nacional, vemos publicidade antes da visualização de qualquer programa gravado ou dos últimos 7 dias.

Olá @JFS 

O preço que paga pelos canais é pelo acesso aos mesmos, a funcionalidade de gravação automática é um extra que as operadoras fornecem e que agora entendem que têm de ter algum retorno.

O contrato celebrado com as operadoras tv cabo destina-se a fornecer conteudos de informação, entrenimento, etc. O acesso à funcionalidade ”forward” integra e faz parte do extra(pago) que permite ver conteudos até 7 dias passados, sem esta funcionalidade o dito extra torna-se inutil. 

A publicidade é um fatalismo equivalente  aos impostos, temos que a suportar. O que a NOS e outros operadores, estão a fazer é aumentar subrepticiamente a quantidade de publicidade que nos estão a impôr. O sistema acordado na nossa sociedade para impedir abusos é o contrato, que define as obrigações mútuas, o cliente paga uma renda, a operadora fornece um serviço.

Acontece porém que a NOS não inclui nada sobre retirarem a funcionalidade “forward” nas novas condições que nos quer impôr, actua abusando da sua posição dominante, sem informar o cliente de que o vai obrigar a ver anuncios que este pode não estar interessado, sem lhe dar a oportunidade de recusar essa nova imposição, é claramente uma politica de facto consumado digna de qualquer regime totalitário.

No sítio da NOS “https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/televisao/uma/Pages/Gravacao/Automatica.aspx” vem claramente explicado o que entendem sobre a proteção de dados e direitos associados, porém é omitida uma questão essencial;- que para imporem a tal publicidade fazem-no retirando arbitrariamente uma funcionalidade inerente ao serviço que contratualmente deveriam fornecer.

Acresce ainda que não é dada nenhuma garantia sobre quanto tempo serão impostos os tais anuncios, quantos serão, estarão só no inicio do programa ou irão no futuro encher todo os espaço do programa que pretendemos visualizar? Se neste momento usam e abusam do poder que detêm como será o futuro? Por absurdo posso imaginar que chegaremos a um momento em que só fornecem publicidade, mas para já desconfio das promessas de quem começa por faltar ao que contratou fornecer.

Claro que os gestores destes canais irão confiar nas leis do mercado e irão aumentar a quantidade de publicidade imposta (sem possibildade de ir para a frente/forward) até que o numero e valor da renda dos contratos dos clientes de “stream” comece a ser tão baixo que não compense aos clientes da publicidade (imposta) pagar para manter nessas operadoras os seus anuncios.

A opção obvia é o refugio na concorrência, não nas operadoras de TV por cabo mas nos operadores que fornecem opções sem publicidade intrusiva ou com meios de a evitar. Se no futuro estas empresas enveredarem pela mesma estratégia (dita intrusiva) poderá haver uma situação perda/perda e o mercado morre ou possam surgir outras opções.

“De promessas está o inferno cheio...” no futuro vamos ter um inferno de publicidade, imposta, inutil e de má qualidade se estas investidas não forem travadas com firmeza!

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Este inferno de publicidade, imposta, inutil e de má qualidade como diz e bem, com estas investidas, devem de facto serem travadas com firmeza!

As operadoras podem e devem fazer algo, com risco de perderem seus clientes, em especial os que não querem ser infectados com essa pandemia, já basta o que temos, que mesmo com vacinas COVIDE 19, não elimina o vírus.

No meu caso também me obrigam a ver publicidade,já aqui vários comentários, amanhã vou saber o que diz a lei , ligar para ANACOM e pedir livro de reclamações visto que quando fiz contrato mais uma vez ocultaram a verdade que o cliente deve saber e ter essa informação.irei criar nos próximos dias um tópico no Facebook ,onde irei recolher assinaturas para ver se acabamos com esta palhaçada de uma vez pagar e pagar e ainda pagar para eles escolheram o que vemos não importa se são 30 segundos ou 5 ou 1 eu pago por um serviço e não tenho que ver aquilo que não quero

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No meu caso também me obrigam a ver publicidade,já aqui vários comentários, amanhã vou saber o que diz a lei , ligar para ANACOM e pedir livro de reclamações visto que quando fiz contrato mais uma vez ocultaram a verdade que o cliente deve saber e ter essa informação.irei criar nos próximos dias um tópico no Facebook ,onde irei recolher assinaturas para ver se acabamos com esta palhaçada de uma vez pagar e pagar e ainda pagar para eles escolheram o que vemos não importa se são 30 segundos ou 5 ou 1 eu pago por um serviço e não tenho que ver aquilo que não quero

A situação é que as gravações automaticas são uma funcionalidade não o contratado. Logo podem colocar a a publicidade. A ANACOM refere que é legal.

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Boa tarde a todos, 

@Guimas, @Brunocarmo85 e @Marco Silvestre, movemos os vossos comentário para o artigo onde este tema já é debatido. Assim, garantimos a boa organização do Fórum como, também, da informação. 

@Brunocarmo85, a inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Obrigado

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Boa tarde a todos, 

@Guimas@Brunocarmo85 e @Marco Silvestre, movemos os vossos comentário para o artigo onde este tema já é debatido. Assim, garantimos a boa organização do Fórum como, também, da informação. 

@Brunocarmo85, a inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Obrigado

As interpretações feitas pela NOS só me lembram anedotas sobre truques sujos de advogados manhosos. Quando subscrevi, pela primeira vez, o serviço de uma box com essa funcionalidade (entre várias outras), essa era uma funcionalidade associada ao serviço subscrito e que, se deixasse de ser cumprida, equivalia ao não cumprimento do contrato por parte da NOS. Da mesma forma que, se eu apenas decidisse pagar parte do valor correspondente ao contrato feito, a NOS não iria aceitar. Mas pronto, os bugs com as gravações são vários, e como já estou de saída, nem faço guerra por esse incómodo da publicidade. Mas que é inaceitável, é.

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Bom dia @frocha

A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS. Os Termos e Condições são alterados sempre que se lançam ou se descontinuam serviço ou funcionalidades ou por imposição dos próprios fornecedores de conteúdos.

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

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Bom dia @frocha

A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS. Os Termos e Condições são alterados sempre que se lançam ou se descontinuam serviço ou funcionalidades ou por imposição dos próprios fornecedores de conteúdos.

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

A inclusão de publicidade nas gravações é, sim, uma alteração ao serviço. Daí, qualquer app ou mesmo serviço (como o Youtube, por exemplo) ser gratuito quando tem publicidade incluída e, quando é pago deixa de ter publicidade. Tão básico como isto. Isto é, o desenvolvedor da app e o Youtube acabam sendo pagos sempre pelo seu trabalho. A diferença está na forma de pagamento. OU é pago pela publicidade que o utilizador vê OU é pago pelo utilizador DIRECTAMENTE. Quanto à NOS, eu PAGO por aquele serviço, logo com a publicidade, a NOS faz-me PAGAR DUAS VEZES. Isso é aldrabice.

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@frocha,  As gravações de programas, à semelhança do Restart TV  e de outras funcionalidades, são um benefício que a NOS, sempre que é possível, proporciona aos clientes com serviço de televisão, mas que a NOS não garante, nem poderia garantir, uma vez que nem todos os canais o permitem, nem todas as TV boxes o permitem. Isso está referido de forma clara na Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. 

Obrigado

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@frocha,  As gravações de programas, à semelhança do Restart TV  e de outras funcionalidades, são um benefício que a NOS, sempre que é possível, proporciona aos clientes com serviço de televisão, mas que a NOS não garante, nem poderia garantir, uma vez que nem todos os canais o permitem, nem todas as TV boxes o permitem. Isso está referido de forma clara na Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. 

Obrigado

Exactamente! Está a dar-me razão. Eu não estou a exigir a funcionalidade numa box incompatível ou em canais sem essa permissão. Quando eu subscrevi o serviço foi com uma box com essa funcionalidade e na qual a NOS a prometia proporcionar nos canais em que fosse possível. Ao obrigar-me a ver publicidade antes das gravações, a NOS está a ganhar dinheiro À MINHA CUSTA, sem me dar nada em troca (pois eu já pago o serviço). Sou cliente da NOS e das antecessoras desde que surgiram e mantive-me até agora, embora ao longo dos anos me tenham acenado com propostas tentadoras do lado da concorrência. Mantive-me na NOS porque, cá na Madeira, o serviço funcionava de uma forma profissional e AMIGA DO CLIENTE e com uma assistência técnica de excelência. Infelizmente, isso perdeu-se.  Nos últimos tempos, verifiquei que a assistência técnica entrou em degradação, não por falta de qualidade dos funcionários, mas das estratégias estabelecidas; e que NOS usa os mesmos métodos autistas e truques sujos que eu detestava na MEO, utilizando mentiras e aldrabices para ganharem mais uns míseros trocos. E já que a “honestidade” das operadoras é a mesma, há que optar pela qualidade.

Eu acho que é uma falta de respeito para com o utilizador haver anúncios nas gravações automáticas. Sejam aceites ou não, e provavelmente aceitamos essa treta sem que nos darmos conta porque praticamente nos impingem o contrato e nem nos avisam das condições em condições (passo o pleonasmo) mas se estamos a pagar um serviço porque é que temos de ver gravações??? Isso é aceite e, apesar moralmente duvidoso, é compreensível em serviços gratuitos como o Youtube por exemplo. Mas as gravações automáticas é parte de um pacote que está a ser pago pelo utilizador. Deviam ter vergonha na cara. E depos uma pessoa quer mandar uma mensagem para eles para reclamar, nem isso pode fazer porque não lugar nenhum para contacta-los. E reencaminham-nos para aqui onde obviamente ninguém tem respostas e nem ninguém responsável da parte deles aparece a “dar a cara” para assumir a bosta que fazem. E provavelmente se algum dia conseguirmos reclamar com quem de direito ainda vão dizer que aceitamos o serviço e agora estamos num período de fidelização e nem podemos denunciar o contrato com justa causa. Infelizmente isto é a vergonha de sociedade em que nos encontramos. São uns chulos da sociedade, gananciosos e desonestos.

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Crachá +1

Olá @Valter Pereira,

Existem vários meios de contacto.

O 📱931699000, perfil @Fórum, Instagram e Messenger da NOS e este formulário. 

Gostaria de saber qual a razão de nos intervalos dos filmes do canal Fox Movies, sou bombardeado com propaganda explicita do movimento LGBTQ, ou coisa parecida. Eu paga para ver os filmes não para ser indoutrinado em movimentos activistas. A continuar assim, mudarei de operadora.

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Crachá +2

Vai mudar de operadora e o canal ser igual? E ter exatamente a mesma propaganda? 😵

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Crachá

Bom dia,

Gostaria de saber porque razão tenho que levar com anúncios antes das gravações tendo em conta que já pago um serviço de cabo com tudo e mais alguma coisa e com isso já ter que levar com publicidade dos próprios canais.

Independentemente de ter aceite o que quer que seja de termos e condições, essa aceitação é afinal uma obrigação dado se não aceitar a box fica bloqueada. Dado estarmos em presença de uma subscrição leonina, venho exigir que esses anúncios antes das gravações sejam eliminados. Caso contrário irei para outros meios.

Obrigado,

Reputação 2

É assim mesmo, Kaiser 111, Injecções e Vacinas já basta as do Covide e outras que tivemos que tomar quando eramos pequenos e algumas durante a nossa existência, pois já basta ter de mudar de canal nos regulares, sempre e quando começa a pu… da publicidade.

Vou denunciar a situação á Provedoria do Telespectador. Não é o movimento em si, é o princípio.  

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o descontentamento @Kaiser111 e @JFS.

As gravações de programas – à semelhança da Restart TV (voltar ao início de um programa) e de outras funcionalidades – são um benefício que a NOS, sempre que é possível, proporciona aos clientes com serviço de televisão, mas que a NOS não garante, nem poderia garantir, uma vez que nem todos os canais o permitem, nem todas as TV boxes o permitem. Isso está referido de forma clara na Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Da mesma forma, o formato da disponibilização das gravações, designadamente a não existência de publicidade, também não é garantida pela NOS nas suas Condições, o que deve compreender-se, atendendo a que está em causa uma funcionalidade associada à disponibilização de um conteúdo de terceiros, os canais TV.

Trata-se de um movimento do sector em que os principais Operadores, Accenture, canais e agências de publicidade aderentes se juntaram para uma iniciativa nova em Portugal para implementar um novo formato de publicidade, seguindo o que já é feito internacionalmente por grandes empresas.

Por favor, falem connosco se surgirem outras questões. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

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