Skip to main content
Header
Kilobyte
August 13, 2020
Respondido

A NOS bloqueou-me porque eu não aceitei ter publicidade personalizada na TV. Alguém mais passou ou está a passar por isto?!

Tenho NOS por cabo em casa. Recebi uma mensagem no ecrã da TV com atualizações para que eu tive-se publicidade personalizada. Tem 2 opções; Aceitar e Não Aceitar.

Mas na realidade sou OBRIGADO a Aceitar senão não posso ver TV. Eu NÃO quero publicidade personalizada e estou BLOQUEADO pela NOS.

Já PAGUEI a mensalidade deste mês assim como tenho pago sempre, mesmo assim NÃO posso ver TV.

Alguém está nesta situação?!!!

Melhor resposta por absousa

Nao deve estar a entender bem o que se pediu, a escolha é entre ter publicidade personalizada, baseada nos seus dados de utilizador, ou publicidade genérica.

No meu caso escolhi publicidade genérica

Se nao se entender com o menu da Iris, pode entrar na sua área de cliente>dados de conta>gerir autorizações, e ai pode optar pela publicidade personalizada ou genérica.

A box não me deu essa opção, ponto! Obrigado pela ajuda.

354 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
April 29, 2024

Obrigado mas infelizmente repor os parâmetros originais da box não resultou. Depois desse procedimento foi instalada uma actualização automática pela NOS e também já tentei desligar a box da energia e voltar a ligar mas continuo com o mesmo problema. Aguardo mais sugestões. Obrigado

Boa tarde @Nuno Remedio,

Parece que não tem remédio (desculpe mas não pude resistir), debatido neste tópico.

Obrigado

April 29, 2024

Bem, a minha questão parece-me ser um pouco diferente: eu consigo ver TV, não está nada bloqueado; também não reclamo contra a existência de publicidade quando vejo programas passados ou gravações (embora preferisse não a ter); eu apenas não quero aceitar que recolham dados para me porem publicidade “personalizada” e - este é o tema do tópico - não ter de repetir a resposta de cada vez que ligo a TV.

Tudo tem remédio 😀 e a NOS de certeza que pode resolver isto. Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
April 29, 2024

Bem, a minha questão parece-me ser um pouco diferente: eu consigo ver TV, não está nada bloqueado; também não reclamo contra a existência de publicidade quando vejo programas passados ou gravações (embora preferisse não a ter); eu apenas não quero aceitar que recolham dados para me porem publicidade “personalizada” e - este é o tema do tópico - não ter de repetir a resposta de cada vez que ligo a TV.

Tudo tem remédio 😀 e a NOS de certeza que pode resolver isto. Obrigado

Concordo consigo e aqui está uma forma alternativa de resolver 😊

Sugiro que aceite ou não pela App my NOS e o router deverá assumir a sua resposta.

Obrigado

April 29, 2024

Logo à noite vou tentar, obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
April 30, 2024

Boa tarde, @Nuno Remedio.

Movemos os vossos comentários para o artigo onde este tema já é abordo como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Partilhe connosco, caso surjam mais temas. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
October 27, 2024

A NOS entrou na publicidade. Há vários meses, de forma não contratualizada, o operador passou a colocar publicidade no serviço "televisão", na box na função de visualização nos últimos 7 dias. A publicação de publicidade é aleatória, nem sempre aparece, mas acontece com muita frequência e com tempos de exposição entre os 20 e os 30 segundos. 

Acontece que a NOS é um operador de telecomunicações e, nesta base, um fornecedor de conteúdos de terceiros. É o que explicita nos contratos com os seus clientes. Para a prestação desse serviço, a NOS cobra aos utilizadores seus clientes uma mensalidade. O serviço que presta indica que o consumo de conteúdos televisivos pode ser feito em direto ou recorrendo à facilidade de navegar nos conteúdos dos últimos 7 dias. 

A contrário, por exemplo, do YouTube, a NOS não assenta o seu negócio em publicidade, mas antes em cobrança de uma mensalidade de serviço (o YouTube, por exemplo, permite optar por uma mensalidade de serviço para não aplicar publicidade). Ou seja, o que a NOS começou a praticar não está contratualizado entre o operador e os seus clientes. 

Não existe opção de bloqueio de publicidade na box. 

Não existe a criação de um produto diferenciado positivamente em preço, caso a nova introdução de publicidade seja aceite. 

Não existiu comunicação de introdução desta modalidade e sua aceitação pelos clientes.

Trata-se, portanto, de uma prática abusiva. 

Pelo que segue queixa para: 

- NOS Administração

- NOS Provedor do Cliente

- ANACOM 

Melhores cumprimentos, 

Carlos Marques Figueira 

Guimas
Super User
Super User
October 27, 2024

Esta prática já entrou em vigor há bastante tempo.

Já foram feitas muitas reclamações logo de inicio e pode reclamar claro, mas lamento informar que não vão servir de nada.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 27, 2024

Boa tarde, @Carlos Marques Figueira

Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

O @Guimas deu uma boa ajuda. A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS. A publicidade, no início das gravações automáticas e avançadas, foi implementada em 2020. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
October 27, 2024

Não é, por si só, uma alteração as condições contratuais. Mas é um abuso de posição. Pelo que posso rescindir unilateralmente o contrato. E, naturalmente, a NOS, considerando que está no seu direito, poderá dirimir a questão em litígio contencioso. Quanto à alteração se aplicar desde 2020, no meu caso está a ser visível apenas há alguns meses, não há 4 anos, como é sugerido na resposta.

Kilobyte
October 27, 2024

@Guimas, obrigado pelo comentário.

Não aceitar, pode servir apenas para a NOS perder um cliente. Claro que isso não é relevante para o negócio da NOS face ao que passou a ser o negócio da publicidade. A questão de fundo é mesmo a irrelevância que os utilizadores dão ao tema. Criticam, queixam-se e aceitam. É este tipo de atitudes passivas que leva à posição abusiva. 

Para mim inaceitável. 

Pelo que admito dirimir a questão em disputa legal. E publicar massivamente o resultado. Seja ele a favor do cliente ou a favor do operador. 

Já agora, pelo menos por enquanto esta exposição à publicidade intrusiva não está na app NOS, o que é atualmente, praticamente a única forma a que acedo ao serviço, mesmo estando em casa. Mas com a atitude leonina e arrogante do operador, será uma questão de tempo.