Skip to main content
Header
Kilobyte
August 13, 2020
Respondido

A NOS bloqueou-me porque eu não aceitei ter publicidade personalizada na TV. Alguém mais passou ou está a passar por isto?!

Tenho NOS por cabo em casa. Recebi uma mensagem no ecrã da TV com atualizações para que eu tive-se publicidade personalizada. Tem 2 opções; Aceitar e Não Aceitar.

Mas na realidade sou OBRIGADO a Aceitar senão não posso ver TV. Eu NÃO quero publicidade personalizada e estou BLOQUEADO pela NOS.

Já PAGUEI a mensalidade deste mês assim como tenho pago sempre, mesmo assim NÃO posso ver TV.

Alguém está nesta situação?!!!

Melhor resposta por absousa

Nao deve estar a entender bem o que se pediu, a escolha é entre ter publicidade personalizada, baseada nos seus dados de utilizador, ou publicidade genérica.

No meu caso escolhi publicidade genérica

Se nao se entender com o menu da Iris, pode entrar na sua área de cliente>dados de conta>gerir autorizações, e ai pode optar pela publicidade personalizada ou genérica.

A box não me deu essa opção, ponto! Obrigado pela ajuda.

354 Comentários

Diogo N.
Super User
Super User
September 22, 2021

Olá @JFS 

O preço que paga pelos canais é pelo acesso aos mesmos, a funcionalidade de gravação automática é um extra que as operadoras fornecem e que agora entendem que têm de ter algum retorno.

Renato Gomes
Super User
Super User
September 22, 2021

E acontece em todas as operadoras, em todas as operadoras ativas no território nacional, vemos publicidade antes da visualização de qualquer programa gravado ou dos últimos 7 dias.

Kilobyte
September 22, 2021

Olá @JFS 

O preço que paga pelos canais é pelo acesso aos mesmos, a funcionalidade de gravação automática é um extra que as operadoras fornecem e que agora entendem que têm de ter algum retorno.

O contrato celebrado com as operadoras tv cabo destina-se a fornecer conteudos de informação, entrenimento, etc. O acesso à funcionalidade ”forward” integra e faz parte do extra(pago) que permite ver conteudos até 7 dias passados, sem esta funcionalidade o dito extra torna-se inutil. 

A publicidade é um fatalismo equivalente  aos impostos, temos que a suportar. O que a NOS e outros operadores, estão a fazer é aumentar subrepticiamente a quantidade de publicidade que nos estão a impôr. O sistema acordado na nossa sociedade para impedir abusos é o contrato, que define as obrigações mútuas, o cliente paga uma renda, a operadora fornece um serviço.

Acontece porém que a NOS não inclui nada sobre retirarem a funcionalidade “forward” nas novas condições que nos quer impôr, actua abusando da sua posição dominante, sem informar o cliente de que o vai obrigar a ver anuncios que este pode não estar interessado, sem lhe dar a oportunidade de recusar essa nova imposição, é claramente uma politica de facto consumado digna de qualquer regime totalitário.

No sítio da NOS “https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/televisao/uma/Pages/Gravacao/Automatica.aspx” vem claramente explicado o que entendem sobre a proteção de dados e direitos associados, porém é omitida uma questão essencial;- que para imporem a tal publicidade fazem-no retirando arbitrariamente uma funcionalidade inerente ao serviço que contratualmente deveriam fornecer.

Acresce ainda que não é dada nenhuma garantia sobre quanto tempo serão impostos os tais anuncios, quantos serão, estarão só no inicio do programa ou irão no futuro encher todo os espaço do programa que pretendemos visualizar? Se neste momento usam e abusam do poder que detêm como será o futuro? Por absurdo posso imaginar que chegaremos a um momento em que só fornecem publicidade, mas para já desconfio das promessas de quem começa por faltar ao que contratou fornecer.

Claro que os gestores destes canais irão confiar nas leis do mercado e irão aumentar a quantidade de publicidade imposta (sem possibildade de ir para a frente/forward) até que o numero e valor da renda dos contratos dos clientes de “stream” comece a ser tão baixo que não compense aos clientes da publicidade (imposta) pagar para manter nessas operadoras os seus anuncios.

A opção obvia é o refugio na concorrência, não nas operadoras de TV por cabo mas nos operadores que fornecem opções sem publicidade intrusiva ou com meios de a evitar. Se no futuro estas empresas enveredarem pela mesma estratégia (dita intrusiva) poderá haver uma situação perda/perda e o mercado morre ou possam surgir outras opções.

“De promessas está o inferno cheio...” no futuro vamos ter um inferno de publicidade, imposta, inutil e de má qualidade se estas investidas não forem travadas com firmeza!

Megabyte
September 23, 2021

Este inferno de publicidade, imposta, inutil e de má qualidade como diz e bem, com estas investidas, devem de facto serem travadas com firmeza!

As operadoras podem e devem fazer algo, com risco de perderem seus clientes, em especial os que não querem ser infectados com essa pandemia, já basta o que temos, que mesmo com vacinas COVIDE 19, não elimina o vírus.

Megabyte
January 24, 2022

No meu caso também me obrigam a ver publicidade,já aqui vários comentários, amanhã vou saber o que diz a lei , ligar para ANACOM e pedir livro de reclamações visto que quando fiz contrato mais uma vez ocultaram a verdade que o cliente deve saber e ter essa informação.irei criar nos próximos dias um tópico no Facebook ,onde irei recolher assinaturas para ver se acabamos com esta palhaçada de uma vez pagar e pagar e ainda pagar para eles escolheram o que vemos não importa se são 30 segundos ou 5 ou 1 eu pago por um serviço e não tenho que ver aquilo que não quero

Guimas
Super User
Super User
January 24, 2022

No meu caso também me obrigam a ver publicidade,já aqui vários comentários, amanhã vou saber o que diz a lei , ligar para ANACOM e pedir livro de reclamações visto que quando fiz contrato mais uma vez ocultaram a verdade que o cliente deve saber e ter essa informação.irei criar nos próximos dias um tópico no Facebook ,onde irei recolher assinaturas para ver se acabamos com esta palhaçada de uma vez pagar e pagar e ainda pagar para eles escolheram o que vemos não importa se são 30 segundos ou 5 ou 1 eu pago por um serviço e não tenho que ver aquilo que não quero

A situação é que as gravações automaticas são uma funcionalidade não o contratado. Logo podem colocar a a publicidade. A ANACOM refere que é legal.

Mário P.
Gestor da comunidade
January 25, 2022

Boa tarde a todos, 

@Guimas, @Brunocarmo85 e @Marco Silvestre, movemos os vossos comentário para o artigo onde este tema já é debatido. Assim, garantimos a boa organização do Fórum como, também, da informação. 

@Brunocarmo85, a inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
March 11, 2022

Boa tarde a todos, 

@Guimas@Brunocarmo85 e @Marco Silvestre, movemos os vossos comentário para o artigo onde este tema já é debatido. Assim, garantimos a boa organização do Fórum como, também, da informação. 

@Brunocarmo85, a inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Obrigado

As interpretações feitas pela NOS só me lembram anedotas sobre truques sujos de advogados manhosos. Quando subscrevi, pela primeira vez, o serviço de uma box com essa funcionalidade (entre várias outras), essa era uma funcionalidade associada ao serviço subscrito e que, se deixasse de ser cumprida, equivalia ao não cumprimento do contrato por parte da NOS. Da mesma forma que, se eu apenas decidisse pagar parte do valor correspondente ao contrato feito, a NOS não iria aceitar. Mas pronto, os bugs com as gravações são vários, e como já estou de saída, nem faço guerra por esse incómodo da publicidade. Mas que é inaceitável, é.

Mário P.
Gestor da comunidade
March 11, 2022

Bom dia @frocha

A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS. Os Termos e Condições são alterados sempre que se lançam ou se descontinuam serviço ou funcionalidades ou por imposição dos próprios fornecedores de conteúdos.

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
March 11, 2022

Bom dia @frocha

A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS. Os Termos e Condições são alterados sempre que se lançam ou se descontinuam serviço ou funcionalidades ou por imposição dos próprios fornecedores de conteúdos.

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

A inclusão de publicidade nas gravações é, sim, uma alteração ao serviço. Daí, qualquer app ou mesmo serviço (como o Youtube, por exemplo) ser gratuito quando tem publicidade incluída e, quando é pago deixa de ter publicidade. Tão básico como isto. Isto é, o desenvolvedor da app e o Youtube acabam sendo pagos sempre pelo seu trabalho. A diferença está na forma de pagamento. OU é pago pela publicidade que o utilizador vê OU é pago pelo utilizador DIRECTAMENTE. Quanto à NOS, eu PAGO por aquele serviço, logo com a publicidade, a NOS faz-me PAGAR DUAS VEZES. Isso é aldrabice.