Skip to main content
Pergunta

WTF - Chamadas, SMS e Internet fora de Portugal


Olá,

O meu tarifário é o WTF 15gb e as minhas questões são mediante efetuar/receber chamadas, SMS e internet dentro da União Europeia e EEE (no caso a minha questão é sobre a Bélgica).

  • Posso efetuar/receber chamadas e sms de Portugal para a Bélgica sem custos adicionais? Isto é, são usados os minutos do tarifário como se fosse uma comunicação dentro de Portugal?
  • Ao contrário, efetuar/receber chamadas e sms da Bélgica para Portugal? Aplica-se a mesmo mesmo?
  • Ainda outro cenário, se tiver na Bélgica posso  efetuar/receber chamadas e sms para um número português que também esteja a residir na Bélgica?
  • Relativamente à Internet, os gbs acumulados das campanhas sasonais e dos diamantes utilizados podem ser consumidos fora de Portugal? Ou se tiver fora de Portugal independentemente de ter, por exemplo 100gb, são apenas utilizados os 15gb padrão do tarifário?

Peço desculpa se as perguntas são redundantes e um bocado confusas, mas queria compreender se consigo usufruir do tarifário WTF normalmente no caso de ter a necessidade de resolver questões por telefone em Portugal e na Bélgica sem custos adicionais, e tentar perceber se compensa arranjar um tarifário belga ou não.

 

Obrigado,

Daniel

8 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @dpsilva,

Sugiro-lhe a leitura destes tópicos com informação relevante. 

Roaming - Informações, Preços e Localizações | NOS 

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

 

Olá @Jorge C 

Obrigado pela mensagem! Eu já tinha lido esse tópico relativamente à Bélgica, mas mantenho algumas questões porque gostava mesmo de ter a resposta de um técnico para evitar faturas elevadas ao final do mês.

 

- SMS já entendi que é grátis enviar e receber, mas é para números portugueses (+351) podendo estes estar localizados Portugal ou Bélgica? E SMS para números belgas (+32) posso enviar SMS grátis?

 

- Chamada telefónica: "Aplica-se a tarifa nacional, do seu tarifário, para outras redes móveis". Portanto quando ligo para um número português (+351) ou belga (+32) estando eu ou essa pessoa ou em Portugal ou na Bélgica, não tenho custos adicionais? A tarifa nacional significa o que tenho do meu planfond WTF? Que no caso se for a *111# a saldos e roaming UE são os MIN/SMS que aparecem? Portanto posso fazer chamadas sem problema para qualquer número europeu sem custos?

Portanto, o tarifário WTF 15gb é suficente para manter-me em contacto com SMS e chamadas telefónicas para Portugal e dentro da Bélgica (número +351 e +32) ?

Reputação 5
Crachá

Portanto, o tarifário WTF 15gb é suficente para manter-me em contacto com SMS e chamadas telefónicas para Portugal e dentro da Bélgica (número +351 e +32) ?

Bom dia,

As comunicações para os números belgas são taxados de acordo com o tarifário em Portugal, ou seja, pagará as comunicações consoante o preçário em vigor.

Com base na atualização a 1 de julho de 2024, as tarifas aplicadas para a Bélgica estando em território nacional ou na União Europeia são:

- Voz: 0,234€/min

- SMS: 0,074€/SMS

Até ao momento, não conheço qualquer solução com minutos/SMS para a União Europeia para particulares. 

Relembro que poderá entrar em sobretaxação, caso as comunicações realizadas em roaming na UE sejam superiores às realizadas em território nacional nos últimos 4 meses.

 

Partilho também uma mensagem padrão recebida pela NOS quando se entra em roaming na UE.

 

O preco das chamadas e SMS realizados sao iguais ao do seu tarifario para outras redes nacionais. As chamadas para numeracoes especiais tem o custo de 6,15EUR/min. Pode gastar os dados disponiveis do seu tarifario. Para informacoes sobre roaming, limites aplicaveis e como proteger a sua viagem em caso de imprevistos aceda a nos.pt/roaming ou ligue gratis +351931279000. Emergencia, marque 112. Para mais informacoes, ligue +351931699000

 

Caso tenha mais alguma questão, exponha.

Reputação 7

Olá @Jorge C 

Obrigado pela mensagem! Eu já tinha lido esse tópico relativamente à Bélgica, mas mantenho algumas questões porque gostava mesmo de ter a resposta de um técnico para evitar faturas elevadas ao final do mês.

 

- SMS já entendi que é grátis enviar e receber, mas é para números portugueses (+351) podendo estes estar localizados Portugal ou Bélgica? E SMS para números belgas (+32) posso enviar SMS grátis?

 

- Chamada telefónica: "Aplica-se a tarifa nacional, do seu tarifário, para outras redes móveis". Portanto quando ligo para um número português (+351) ou belga (+32) estando eu ou essa pessoa ou em Portugal ou na Bélgica, não tenho custos adicionais? A tarifa nacional significa o que tenho do meu planfond WTF? Que no caso se for a *111# a saldos e roaming UE são os MIN/SMS que aparecem? Portanto posso fazer chamadas sem problema para qualquer número europeu sem custos?

 

Bom dia @dpsilva,

Se reparar num dos sites que partilhei tem a resposta às suas questões, é este:

Roaming - Informações, Preços e Localizações | NOS 

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

Obrigado @Bruno S. pela resposta concisa e informativa.

Eu confudo-me quando a informação usa "nacional" dado que atualmente encontro-me na Bélgica. Portanto quando dito "O preco das chamadas e SMS realizados sao iguais ao do seu tarifario para outras redes nacionais" é relativamente a operadoras portuguesas certo? NOS, MEO, etc.

Portanto posso ligar para números portugueses, isto é para os meus pais em Portugal como para a minha namorada que está comigo na Bélgica sem custos extra dado que são números portugueses (+351). Como chamadas e sms para números belgas tem custos independentemente de eu estar localizado na Bélgica, convém mesmo arranjar um cartão sim belga (+32) para eventuais contactos com serviços aqui.

Vou estar na Bélgica por tempo indeterminado, por isso se chegar à sobretaxação a NOS vai avisar-me nessa altura? Deixo de puder efetuar chamadas e sms para números portugueses sem custos? Nesse caso manter o tarifário WTF 15gb só faz sentido se pensar em regressar no futuro a Portugal e quiser manter tudo igual, porque enquanto cá estiver vou usufruir pouco pelo que estou a entender.

 

Por último, e também para não estar mais a chatear com tantas questões e incertezas.. as campanhas "saucy", por exemplo pizza hut e uber, podem ser usufruídas neste caso na Bélgica?

 

Obrigado,

Daniel

Reputação 5
Crachá

Obrigado @Bruno S. pela resposta concisa e informativa.

Eu confudo-me quando a informação usa "nacional" dado que atualmente encontro-me na Bélgica. Portanto quando dito "O preco das chamadas e SMS realizados sao iguais ao do seu tarifario para outras redes nacionais" é relativamente a operadoras portuguesas certo? NOS, MEO, etc.

Portanto posso ligar para números portugueses, isto é para os meus pais em Portugal como para a minha namorada que está comigo na Bélgica sem custos extra dado que são números portugueses (+351). Como chamadas e sms para números belgas tem custos independentemente de eu estar localizado na Bélgica, convém mesmo arranjar um cartão sim belga (+32) para eventuais contactos com serviços aqui.

Vou estar na Bélgica por tempo indeterminado, por isso se chegar à sobretaxação a NOS vai avisar-me nessa altura? Deixo de puder efetuar chamadas e sms para números portugueses sem custos? Nesse caso manter o tarifário WTF 15gb só faz sentido se pensar em regressar no futuro a Portugal e quiser manter tudo igual, porque enquanto cá estiver vou usufruir pouco pelo que estou a entender.

 

Por último, e também para não estar mais a chatear com tantas questões e incertezas.. as campanhas "saucy", por exemplo pizza hut e uber, podem ser usufruídas neste caso na Bélgica?

 

Obrigado,

Daniel

 

Boa tarde,

Para números portugueses da NOS (+351) as comunicações são tratadas como comunicações para outras redes móveis, como se estivesse noutro operador (por exemplo, se estivesse na rede Orange). A única diferença será caso o seu tarifário ainda possua um plafond decomunicações exclusivas para a rede NOS e outro para outras redes, sendo neste caso, o de redes NOS não estará disponível.

Para números belgas, poderá ser vantajoso um SIM belga, aconselho a pesquisar a informação de operadores locais e MVNOs. Talvez a LycaMobile BE seja uma boa opção a nível económico.

As campanhas WTF referidas não estão disponíveis no estrangeiro. 

Números portugueses |  SIM da NOS

Números belgas | SIM belga

Se a sua estadia for longa da Bélgica, aconselho a adquirir um tarifário local, e otimizando o seu da NOS para os serviços essenciais apenas.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

@dpsilva, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

A comunidade deu uma boa ajuda a esclarecer a sua questão. 🤗

Se surgirem mais temas, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,

Comentário