Skip to main content
Header
Kilobyte
August 8, 2025

WIFI-Calling

Vi nas perguntas frequentes que o Wi-Fi calling fica desativo no modo avião.

Fiz o teste e a resposta é NÃO.

o Wi-Fi calling funciona em modo avião.

Mas a questão que queria colocar é se essa funcionalidade ao usar ela por exemplo nos EUA, no caso apenas de RECEBER CHAMADAS e por acaso atender, serei cobrado em roaming.

Vi também nas perguntas frequentes que o Wi-Fi calling só funciona com IP Português. Não sei , porque ainda não tive oportunidade de testar. Apenas é só o modo Avião .

e por último , não consigo encontrar nada por escrito no site em tarifários sobre se sou cobrado ou não em roaming usando o WI-FI Calling. No apoio ao cliente dizem que não serei cobrado, mas sem nada por escrito não poderei confiar

26 Comentários

Guimas
Super User
Super User
August 8, 2025

https://www.nos.pt/movel/roaming veja neste link os custos para roaming, paga na mesma

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 8, 2025

Não fala em nada sobre o tema que abordo neste tópico 

Guimas
Super User
Super User
August 8, 2025

“Informamos que,  o Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.” Resposta da NOS

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

Exato. Isso também abordo no tópico. Mas sem testar não saberei. A NOS tb diz que em modo avião o Wi-Fi calling não funciona. Eu testei numa rede Wi-Fi portuguesa com o tlm em modo avião e o tlm atendeu uma chamada em Wi-Fi . Como confiar na NOS ? O apoio ao cliente tb diz que não serei cobrado em roaming se usar o Wi-Fi calling.

Jorge C
Super User
Super User
August 9, 2025

Boa tarde ​@PMFSMS

A informação que existe está aqui e acredito que se aplica ao modo de voo com Wi-Fi ligado. 

A chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS para que quando seja verificada a pouca cobertura seja dada a possibilidade de alterar para o Wi-Fi Calling. 

O serviço não funciona com o modo voo, ou seja, ausência de rede móvel NOS, uma vez que entende a necessidade de verificação de cobertura.

Obrigado.  

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

Só vejo uma opção para não ser cobrado em roaming:

• desativar Wi-Fi -calling no iPhone 
  • desativar voicemail
  • colocar em modo avião 
Jorge C
Super User
Super User
August 9, 2025

Só vejo uma opção para não ser cobrado em roaming:

• desativar Wi-Fi -calling no iPhone 
  • desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Sugiro que leia esta tópico sobre o assunto. 

Na minha opinião basta que remova fisicamente o cartão SIM ou desligue-o nos settings.

Obrigado.

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

Não tenho cartão sim. É virtual. E se remover fico com menos vezes para poder reativar o mesmo. Qual o problema em fazer apenas aquilo que mencionei ?

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

Não vejo como desativar ESIM em settings 

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

Talvez esteja a referir-se a desligar os dados móveis . Certo ?