Skip to main content
Header

WIFI-Calling

Vi nas perguntas frequentes que o Wi-Fi calling fica desativo no modo avião.

Fiz o teste e a resposta é NÃO.

o Wi-Fi calling funciona em modo avião.

Mas a questão que queria colocar é se essa funcionalidade ao usar ela por exemplo nos EUA, no caso apenas de RECEBER CHAMADAS e por acaso atender, serei cobrado em roaming.

Vi também nas perguntas frequentes que o Wi-Fi calling só funciona com IP Português. Não sei , porque ainda não tive oportunidade de testar. Apenas é só o modo Avião .

e por último , não consigo encontrar nada por escrito no site em tarifários sobre se sou cobrado ou não em roaming usando o WI-FI Calling. No apoio ao cliente dizem que não serei cobrado, mas sem nada por escrito não poderei confiar

26 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 8, 2025

https://www.nos.pt/movel/roaming veja neste link os custos para roaming, paga na mesma

• Autor
  • Kilobyte
  • August 8, 2025

Não fala em nada sobre o tema que abordo neste tópico 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 8, 2025

“Informamos que,  o Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.” Resposta da NOS

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Exato. Isso também abordo no tópico. Mas sem testar não saberei. A NOS tb diz que em modo avião o Wi-Fi calling não funciona. Eu testei numa rede Wi-Fi portuguesa com o tlm em modo avião e o tlm atendeu uma chamada em Wi-Fi . Como confiar na NOS ? O apoio ao cliente tb diz que não serei cobrado em roaming se usar o Wi-Fi calling.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Boa tarde ​@PMFSMS

A informação que existe está aqui e acredito que se aplica ao modo de voo com Wi-Fi ligado. 

A chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS para que quando seja verificada a pouca cobertura seja dada a possibilidade de alterar para o Wi-Fi Calling. 

O serviço não funciona com o modo voo, ou seja, ausência de rede móvel NOS, uma vez que entende a necessidade de verificação de cobertura.

Obrigado.  

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Só vejo uma opção para não ser cobrado em roaming:

• desativar Wi-Fi -calling no iPhone 
  • desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Só vejo uma opção para não ser cobrado em roaming:

• desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Sugiro que leia esta tópico sobre o assunto. 

Na minha opinião basta que remova fisicamente o cartão SIM ou desligue-o nos settings.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Não tenho cartão sim. É virtual. E se remover fico com menos vezes para poder reativar o mesmo. Qual o problema em fazer apenas aquilo que mencionei ?

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Não vejo como desativar ESIM em settings 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Talvez esteja a referir-se a desligar os dados móveis . Certo ?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Não vejo como desativar ESIM em settings 

Por favor, partilhe a marca e modelo do equipamento. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

iPhone 12

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Mas ao fazer isso, ficarei sem acesso ao whatsapp. Não posso estar no estrangeiro sem acesso. 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Settings ➔ Cellular ➔ Cellular Plans ➔ Here you can select the eSIM plan and then either select Remove Cellular Plan or Turn it OFF.

Não existe qualquer opção para Planos do telefone e preciso de whatsapp…qual a opção para não ser cobrado em roaming, por esta ordem :

1º desativar Wi-Fi -calling no iPhone  ?

2º desativar voicemail  ?

3º colocar em modo avião  ?

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Já encontrei a opção, é na rede móvel e não em telefone. Em todo o caso, ficarei sem acesso ao whatsapp

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Já encontrei a opção, é na rede móvel e não em telefone. Em todo o caso, ficarei sem acesso ao whatsapp

Segundo a minha experiência, caso tenha dados ou Wi-Fi o WhatsApp funciona na mesma. 

Obrigado. 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

funciona mas não com o nr do e-sim

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

funciona mas não com o nr do e-sim

O número do WhatsApp apenas é confirmado quando faz a instalação.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Mas se desativar o E SIM, não tenho a certeza que quando voltar a ativar, vai considerar como nova ativação e os e-sim já me alertaram que tem um nr limitado de ativações 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

Mas se desativar o E SIM, não tenho a certeza que quando voltar a ativar, vai considerar como nova ativação e os e-sim já me alertaram que tem um nr limitado de ativações 

A minha sugestão foi baseada na minha experiência, normalmente desativo sem remover. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

Continuo sem confirmação de qual a melhor forma de resolver este problema.

Não existe ninguém aqui que consiga esclarecer como não ser cobrado em roaming ? A sua solução obriga a perder  uma re-activação do ESIM

• Autor
  • Kilobyte
  • August 9, 2025

A minha solução não funciona ?

• desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Existe risco de ser cobrado em roaming?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 9, 2025

A minha solução não funciona ?

• desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Existe risco de ser cobrado em roaming?

A informação que existe está neste tópico. 

Por favor, aguarde uma resposta dos gestores da comunidade 😅

Obrigado.

RGarrido03
  • Kilobyte
  • August 11, 2025

No ano passado fui para Djerba, na Tunísia, e, como é óbvio, o Wi-Fi Calling não funcionou, uma vez que tinha um IP tunisino (o do hotel). A VPN que tenho para casa não funcionou também, já que o Wi-Fi Calling vai sempre pela ligação normal e não pelo túnel da VPN.

Este ano vou para Saidia, Marrocos, e estou a pensar numa abordagem diferente: vou comprar um cartão SIM no aeroporto assim que chegar a Marrocos, e vou levar um telemóvel com uma custom ROM que permite partilhar a ligação VPN pelo hotspot. Assim, coloco o cartão SIM nesse telemóvel, ligo-lhe a VPN, e se tudo correr bem, terei o IP do serviço NOS de minha casa (português, portanto) disponível num hotspot, onde posso ligar o meu telemóvel e os da minha família, e usufruirmos do Wi-Fi Calling como se estivéssemos em Portugal.

Funcionará? É uma boa questão, mas não vejo constrangimentos, já que as condições se encontram reunidas 🙃 de qualquer forma quando experimentar digo o resultado.