Skip to main content
Header
jmpsoares
Megabyte
December 30, 2022

Vai viajar para fora da UE? Cuidado com o valor exorbitante de ROAMING que a NOS irá cobrar.

Viajei em Nov/2022 para a Austrália e estava avisado de que não deveria utilizar a NOS nessa deslocação.

Quando chegamos a Melbourne a 1/dez, comprei 2 chips na Vodafone e pudemos utilizar os telemóveis sem pagar 1 cêntimo de Roaming, a partir desse momento.

Mas o “assalto” estava feito. Nos dias 30/nov e 1/dez, antes de instalar os chips da Vodafone, a NOS atacou.

Ligar o telemóvel é o suficiente para já estar a pagar dados móveis. Pior, se entrar no Facebook ou Instagram. Sempre acompanhado da minha mulher, a NOS “descobriu” que estivemos a falar  um com o outro pelos 2 telemóveis do pacote, um, 4 minutos e o outro 5 minutos!! E provar que é mentira ?!

Curiosamente, os 4 minutos de um dos telemóveis custou 17,89€.
Os 5 minutos do outro telemóvel envolvido na chamada custou 10,17€.

Resultado - Só pelo dia 30/nov 

Roaming (minutos) 0:08:01 €34,505

Tráfego de dados em roaming (dados) 8 MB €125,008

E já fui avisado que na fatura de dezembro, respeitante ao dia 1, tenho mais uma “multa” para pagar.

Antes de viajar contactei o balcão da NOS no Colombo, onde não me deram qualquer informação da forma de minimizar estes exorbitantes custos. Sei agora que há.

AVISO:   

Vai viajar para fora da UE ? 

O Telemóvel com chip da NOS deve ir desligado na mala de porão e ter o cuidado de não o ligar antes de instalar um chip da Vodafone no local de chegada. A NOS não perdoa…!

13 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    December 30, 2022

Boa tarde @jmpsoares

Lamentamos o transtorno. De momento, o Roaming, na Austrália tem custos associados, no envio de SMS, realização de chamada, recepção de chamadas ou utilização de dados móveis. Esta informação encontra-se disponível em nos.pt

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Olaf
    Super User
    Super User
    December 30, 2022

é em todo o lado, a unica operadora com preços mais acessiveis para a australia é a vodafone porque tambem tem sede lá 

De resto, meos e nos da vida os preços são quase os mesmos. 

Roaming - Vodafone Portugal

Cobertura - Roaming | MEO

Roaming 5G - Rede Móvel | NOS

jmpsoares
    Megabyte
    December 30, 2022

Obrigado Olaf.
    Não prevejo voltar a fazer nova viagem à Austrália (onde fiz umas férias memoráveis).
    Mas fica aqui a informação para quem vai fazer viagens para fora da UE.
    No meu caso deveria, em Lisboa, ter substituído os chips da Nos pela Vodafone, e nos 2 dias antes de chegar à Austrália não pagaria mais de 15 euros pelo roaming, de acordo com o link que disponibilizou.

Chegados lá, era fazer o que fiz. E a NOS não me estaria a sacar estes custos exorbitantes. 

Olaf
    Super User
    Super User
    December 30, 2022

Quando vou aos estados unidos, por norma compro la um cartao carregavel sai mais barato. 

Mas percebo, os preços para paises que não sao da UE é super caro. 

August 23, 2023

Nem sequer é preciso ir tão longe. Roaming abusivo em ESPANHA.

A minha filha tem um pré-pago NOS que usa apenas para receber SMS e chamadas.

No mês passado fomos a Tuy e ela recebeu a mensagem em anexo, mesmo tendo o Roaming desligado desde 2016

Consulte os seus consumos e plafonds de roaming… 

Para não ficar sem comunicar no estrangeiro, adiantamos-lhe €5.00 de saldo. Este valor vai ser descontado no próximo carregamento que fizer.

Isto é obviamente um abuso e de 5 em 5€ a NOS enche os cofres sem prestar um serviço que não foi pedido nem usado.

Já não lhes basta o recente e abusivo  €1,00 mensal, apenas para manter o cartão ativo?

É um fartar vilanagem.

ABSURDO!

Mais alguém com situação semelhante, ou ninguém se importa de ser R-O-U-B-A-D-O descaradamente!

Mário P.
    Gestor da comunidade
    August 23, 2023

Bom dia @RMTOP

O tarifário de carregamentos quando se encontram no estrangeiro, têm o serviço de aditamento do saldo em Roaming, ou seja, este serviço permite-lhe viajar sem preocupações.

Ao ficar com saldo inferior a €0.99 recebe o valor de €5 ou €10, mediante o seu tarifário, em adiantado. Este valor é descontado no próximo carregamento que realizar, sem qualquer custo adicional. No momento da atribuição deste saldo, recebe sempre uma mensagem a informá-lo desta atribuição, pelo que está sempre informado.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    August 23, 2023

Mas o saldo nunca foi inferior a €0.99.

O saldo, que ainda se mantem, é de €3.77, e isto após terem cobrado mais €2 para manutenção do cartão ativo, logo, seriam à data, €5.77. 

Como só vou carregar saldo no inicio das aulas, desconfio que vão sacar o valor de €5, como refere a mensagem, sem terem tido qualquer custo ou gasto efectuado durante esse período. 

Estou correto?

Mário P.
    Gestor da comunidade
    August 23, 2023

Aparentemente tinha um saldo inferior, @RMTOP

Pode consultar através da App NOS ou Área de Cliente o histórico de carregamentos e o detalhe de comunicações para verificar os débitos. 
    Obrigado

August 23, 2023

Eu confirmei. Não tinha,

O saldo na altura era €5.77 e após cobrarem os €2 de manutenção do cartão, ficou €3.77.

E porque razão me cobram por algo que não pedi, não usei, nem vou usar?

Jorge C
    Super User
    Super User
    August 23, 2023

Eu confirmei. Não tinha,

O saldo na altura era €5.77 e após cobrarem os €2 de manutenção do cartão, ficou €3.77.

E porque razão me cobram por algo que não pedi, não usei, nem vou usar?

Boa tarde @RMTOP,

Está definido nas condições do seu tarifário.

Obrigado