Header

Vai viajar para fora da UE? Cuidado com o valor exorbitante de ROAMING que a NOS irá cobrar.


Reputação 1

Viajei em Nov/2022 para a Austrália e estava avisado de que não deveria utilizar a NOS nessa deslocação.

Quando chegamos a Melbourne a 1/dez, comprei 2 chips na Vodafone e pudemos utilizar os telemóveis sem pagar 1 cêntimo de Roaming, a partir desse momento.

Mas o “assalto” estava feito. Nos dias 30/nov e 1/dez, antes de instalar os chips da Vodafone, a NOS atacou.

Ligar o telemóvel é o suficiente para já estar a pagar dados móveis. Pior, se entrar no Facebook ou Instagram. Sempre acompanhado da minha mulher, a NOS “descobriu” que estivemos a falar  um com o outro pelos 2 telemóveis do pacote, um, 4 minutos e o outro 5 minutos!! E provar que é mentira ?!

Curiosamente, os 4 minutos de um dos telemóveis custou 17,89€.
Os 5 minutos do outro telemóvel envolvido na chamada custou 10,17€.

 

Resultado - Só pelo dia 30/nov 

       Roaming (minutos) 0:08:01 €34,505

       Tráfego de dados em roaming (dados) 8 MB €125,008

E já fui avisado que na fatura de dezembro, respeitante ao dia 1, tenho mais uma “multa” para pagar.

Antes de viajar contactei o balcão da NOS no Colombo, onde não me deram qualquer informação da forma de minimizar estes exorbitantes custos. Sei agora que há.


AVISO:   

      Vai viajar para fora da UE ? 

      O Telemóvel com chip da NOS deve ir desligado na mala de porão e ter o cuidado de não o ligar antes de instalar um chip da Vodafone no local de chegada. A NOS não perdoa…!

 


13 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @jmpsoares

Lamentamos o transtorno. De momento, o Roaming, na Austrália tem custos associados, no envio de SMS, realização de chamada, recepção de chamadas ou utilização de dados móveis. Esta informação encontra-se disponível em nos.pt

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

é em todo o lado, a unica operadora com preços mais acessiveis para a australia é a vodafone porque tambem tem sede lá 

De resto, meos e nos da vida os preços são quase os mesmos. 

Roaming - Vodafone Portugal

Cobertura - Roaming | MEO

Roaming 5G - Rede Móvel | NOS

Reputação 1

Obrigado Olaf.
Não prevejo voltar a fazer nova viagem à Austrália (onde fiz umas férias memoráveis).
Mas fica aqui a informação para quem vai fazer viagens para fora da UE.
No meu caso deveria, em Lisboa, ter substituído os chips da Nos pela Vodafone, e nos 2 dias antes de chegar à Austrália não pagaria mais de 15 euros pelo roaming, de acordo com o link que disponibilizou.

Chegados lá, era fazer o que fiz. E a NOS não me estaria a sacar estes custos exorbitantes. 

Reputação 7
Crachá +2

Quando vou aos estados unidos, por norma compro la um cartao carregavel sai mais barato. 

Mas percebo, os preços para paises que não sao da UE é super caro. 

Nem sequer é preciso ir tão longe. Roaming abusivo em ESPANHA.

A minha filha tem um pré-pago NOS que usa apenas para receber SMS e chamadas.

No mês passado fomos a Tuy e ela recebeu a mensagem em anexo, mesmo tendo o Roaming desligado desde 2016

Consulte os seus consumos e plafonds de roaming… 

Para não ficar sem comunicar no estrangeiro, adiantamos-lhe €5.00 de saldo. Este valor vai ser descontado no próximo carregamento que fizer.

Isto é obviamente um abuso e de 5 em 5€ a NOS enche os cofres sem prestar um serviço que não foi pedido nem usado.

Já não lhes basta o recente e abusivo  €1,00 mensal, apenas para manter o cartão ativo?

É um fartar vilanagem.

ABSURDO!

Mais alguém com situação semelhante, ou ninguém se importa de ser R-O-U-B-A-D-O descaradamente!

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @RMTOP

O tarifário de carregamentos quando se encontram no estrangeiro, têm o serviço de aditamento do saldo em Roaming, ou seja, este serviço permite-lhe viajar sem preocupações.

Ao ficar com saldo inferior a €0.99 recebe o valor de €5 ou €10, mediante o seu tarifário, em adiantado. Este valor é descontado no próximo carregamento que realizar, sem qualquer custo adicional. No momento da atribuição deste saldo, recebe sempre uma mensagem a informá-lo desta atribuição, pelo que está sempre informado.

Obrigado

Mas o saldo nunca foi inferior a €0.99.

O saldo, que ainda se mantem, é de €3.77, e isto após terem cobrado mais €2 para manutenção do cartão ativo, logo, seriam à data, €5.77. 

Como só vou carregar saldo no inicio das aulas, desconfio que vão sacar o valor de €5, como refere a mensagem, sem terem tido qualquer custo ou gasto efectuado durante esse período. 

Estou correto?

 

Reputação 7
Crachá +6

Aparentemente tinha um saldo inferior, @RMTOP

Pode consultar através da App NOS ou Área de Cliente o histórico de carregamentos e o detalhe de comunicações para verificar os débitos. 
Obrigado

Eu confirmei. Não tinha,

O saldo na altura era €5.77 e após cobrarem os €2 de manutenção do cartão, ficou €3.77.

 

E porque razão me cobram por algo que não pedi, não usei, nem vou usar?

 

Reputação 7

Eu confirmei. Não tinha,

O saldo na altura era €5.77 e após cobrarem os €2 de manutenção do cartão, ficou €3.77.

 

E porque razão me cobram por algo que não pedi, não usei, nem vou usar?

 

 

Boa tarde @RMTOP,

Está definido nas condições do seu tarifário.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RMTOP,

Agradecemos o seu testemunho. 

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Viajei em Nov/2022 para a Austrália e estava avisado de que não deveria utilizar a NOS nessa deslocação.

Quando chegamos a Melbourne a 1/dez, comprei 2 chips na Vodafone e pudemos utilizar os telemóveis sem pagar 1 cêntimo de Roaming, a partir desse momento.

Mas o “assalto” estava feito. Nos dias 30/nov e 1/dez, antes de instalar os chips da Vodafone, a NOS atacou.

Ligar o telemóvel é o suficiente para já estar a pagar dados móveis. Pior, se entrar no Facebook ou Instagram. Sempre acompanhado da minha mulher, a NOS “descobriu” que estivemos a falar  um com o outro pelos 2 telemóveis do pacote, um, 4 minutos e o outro 5 minutos!! E provar que é mentira ?!

Curiosamente, os 4 minutos de um dos telemóveis custou 17,89€.
Os 5 minutos do outro telemóvel envolvido na chamada custou 10,17€.

 

Resultado - Só pelo dia 30/nov 

       Roaming (minutos) 0:08:01 €34,505

       Tráfego de dados em roaming (dados) 8 MB €125,008

E já fui avisado que na fatura de dezembro, respeitante ao dia 1, tenho mais uma “multa” para pagar.

Antes de viajar contactei o balcão da NOS no Colombo, onde não me deram qualquer informação da forma de minimizar estes exorbitantes custos. Sei agora que há.


AVISO:   

      Vai viajar para fora da UE ? 

      O Telemóvel com chip da NOS deve ir desligado na mala de porão e ter o cuidado de não o ligar antes de instalar um chip da Vodafone no local de chegada. A NOS não perdoa…!

 

Tive uma experiência ainda pior!

Primeiro, não fui avisado. Habituado à actual gratuitidade do roaming na Europa, não antecipei que nos EUA os preços do mesmo tivessem subido estratosfericamente, em relação com a última vez que lá estivera, e não desliguei os dados móveis. Por isso, mal liguei o telemóvel ao aterrar o avião, em meados de Janeiro passado, a simples recepção de notificações de várias aplicações da Microsoft que subscrevo gastaram-me logo alguns Mbytes, e o mesmo sucedeu à minha mulher.

Deste modo, sem ter chegado a fazer qualquer uso do telemóvel, a não ser depois em locais com wifi disponível (onde não paguei nada), gastámos, eu e a minha mulher, um total de 21 Megabytes, pelo que nos foi cobrada a quantia de 143,5 €, a que se somou a recepção de um curto telefonema e a resposta dada por SMS, elevando o custo total a 150,74 €!!!

Na realidade o preço, vim depois a conseguir saber (essa informação não está acessível nas opções do utriliador no site da NOS) , é de 7,0€ por Megabyte. Sublinho: MEGA byte! Para se ter uma ideia do que isto é, noto que geralmente a assinatura cá inclui mensalmente vários GIGAbytes, sendo comum ter 10 ou 20 Gigabytes cada telemóvel e por mês. Ora, um Giga são MIL Megas! O actual preço da NOS para o roaming nos EUA é, portanto, uma perfeita extorsão! Fui muitas vezes aos EUA, e é a primeira vez que isto me acontece.

Verifiquei depois que tal preço foi certamente combinado com o seu concorrente MEO, porque embora esta apresente o preço de forma diferente (0,7 euros por 100 kByte),  vai dar o mesmo: 7 € por Megabyte.

Assim, e como recomendação: levar sempre desligados os dados móveis, que é a grande armadilha! Nem sonhar em usar o telemóvel como GPS, lá! Não atender telefonemas e comunicar apenas por SMS (também pagos, mas mais baratos).

E esperar que algum dia a ANACOM sirva para alguma coisa de útil...

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @pintodesa. 😊

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade.

Por favor, fale connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Comentário