Skip to main content
Header
Resposta

Tarifas de roaming exorbitantes apesar da não utilização

Número de telemóvel:

Sou cliente NOS pós-pago desde setembro de 2022 e estou atualmente a viajar para o meu país de origem, a Índia, devido a uma emergência médica. Quando aterrei na Índia a 28 de abril de 2025, não optei por roaming internacional nem utilizei o meu cartão SIM da NOS durante toda a minha estadia, uma vez que tenho um cartão SIM da Airtel do meu país de origem e, portanto, não há necessidade de utilizar o meu SIM da NOS e pagar taxas de roaming exorbitantes. De facto, tinha desligado os meus dados em roaming e até o cartão SIM da minha subscrição NOS para evitar qualquer utilização acidental. No entanto, para minha surpresa, recebi uma fatura atrozmente elevada de 174,51€, o que é totalmente inaceitável para mim. Não utilizei o cartão SIM durante a minha estadia na Índia e, por isso, não se justifica que me seja cobrada uma quantia tão elevada. Não estou disposto a pagar este montante, uma vez que não utilizei os vossos serviços de roaming e, por isso, espero que a NOS reverta as tarifas de roaming e me envie uma fatura revista de acordo com o pacote de subscrição por mim escolhido. Aguardo com expetativa a vossa resposta rápida e positiva o mais rapidamente possível. 

Melhor resposta por Mário P.

@arun_aku17, boa noite. 
Compreendemos e lamentamos a situação. 
No entanto, e conforme indicado e reiterado pelo ​@João H., A totalidade das comunicações realizadas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais prestadores do serviço ao cliente, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos relativamente às comunicações realizadas, pelo que o valor é devido. 

Quanto a não ter ativado o Roaming, existem países em que é disponibilizado automaticamente, desde que no equipamento seja feita a ligação à rede parceira da NOS. Estas condições estão especificadas no site NOS e nas cláusulas especificas do serviço de telemóvel. 

Não obstante, quando o smartphone liga à rede estrangeira, recebe um SMS de boas-vindas e a informar dos custos. 

Lamentamos não conseguir ajudar. 

Obrigado, 

6 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2025

Boa noite, ​@arun_aku17 

A totalidade das comunicações realizadas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais prestadores do serviço ao cliente, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos relativamente às comunicações realizadas, pelo que o valor é devido. Verificamos, no entanto, que existem consumos de internet móvel na Índia bem como nos Emirados Árabes Unidos. 

Pode confirmar o detalhe de comunicações através da App my NOS para verificar que género de consumos nos foi informado pelo operador a que o equipamento se ligou. Saiba como em: 

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • May 23, 2025

Cara equipa,

A minha questão é muito clara, ou seja, nunca fui eu que activei os serviços de roaming nem pedi à NOS para ativar os serviços de roaming no meu número. Então porque e com o consentimento de quem foi ativado o serviço de roaming no meu número? Não acham que é obrigatório obter o consentimento dos clientes? Porque é que não foi pedido o meu consentimento antes de ativar os serviços de roaming? E nunca utilizei os vossos serviços de dados na Índia ou noutro local. Não podem dizer-me que receberam as despesas do vosso parceiro de roaming e que, por isso, me cobraram o mesmo. O vosso parceiro de roaming está a partilhar informações incorrectas e eu não quero pagar por serviços não utilizados sem motivo. Não utilizei os vossos serviços de roaming nem sequer uma vez. Por que razão haveria eu de utilizar os vossos serviços de roaming e pagar taxas exorbitantes quando tenho um cartão SIM do meu país de origem? Também em relação à vossa declaração sobre a utilização dos serviços de dados nos Emirados Árabes Unidos, gostaria de esclarecer que utilizei o WiFi gratuito no aeroporto, pois estava em trânsito em Abu Dhabi durante 1 hora. 

Peço-lhe que anule as despesas e me envie a fatura revista, pois a fatura atual não é aceitável para mim.

Com os melhores cumprimentos

Arunkumar

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 23, 2025

Boa tarde ​@arun_aku17,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos o transtorno.

O serviço de roaming encontra-se ativo por defeito em todos os tarifários dotados deste tipo de comunicações. Caso não o pretenda, deve comunicar essa intenção com antecedência.

Sugerimos que consulte a utilização de ligações dados móveis e quais os serviços ou aplicações que usaram desta ligação, através das definições dos seus dispositivos.

Apenas ligar o Wi-Fi não impossibilita ligações de dados móveis. Para bloquear essa ligação é necessário que configura as definições do seu dispositivo, como atualizações através de dados móveis, serviços de localização, etc. a que estes apenas utilizem ligações Wi-Fi.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • May 26, 2025

Uma vez que a vossa rede parceira é a Airtel na Índia e que a rede que estou a utilizar no meu SIM indiano também é a Airtel, é-me muito difícil obter informações sobre a utilização da rede. Além disso, como desactivei o SIM da NOS, receio que, se tentar aceder ao SIM e aos dados de utilização, me possam cobrar novamente. A minha pergunta continua a ser que, como não tinha conhecimento, quando me mudei para outro país, de que o meu SIM seria automaticamente ativado para o roaming internacional, foi bastante injusto da vossa parte terem-me cobrado o roaming, uma vez que eu não tinha conhecimento da taxa exorbitante que estava a ser cobrada. Além disso, porque é que eu iria utilizar o roaming quando tenho um SIM local na Índia? Tenho a prova da minha utilização no meu número Airtel da Índia. Não consigo anexá-lo à mensagem, mas posso partilhá-lo se me disser como. Está ativo desde o dia em que aterrei aqui. Por conseguinte, solicito a anulação das despesas de roaming do meu número. Caso contrário, terei de recorrer ao Fórum dos Consumidores para obter reparação de queixas.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • May 26, 2025

Não interessa que tenha sim local da india. Utilizou o serviço, tem de pagar, tão simples quanto isso

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • May 26, 2025

@arun_aku17, boa noite. 
Compreendemos e lamentamos a situação. 
No entanto, e conforme indicado e reiterado pelo ​@João H., A totalidade das comunicações realizadas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais prestadores do serviço ao cliente, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos relativamente às comunicações realizadas, pelo que o valor é devido. 

Quanto a não ter ativado o Roaming, existem países em que é disponibilizado automaticamente, desde que no equipamento seja feita a ligação à rede parceira da NOS. Estas condições estão especificadas no site NOS e nas cláusulas especificas do serviço de telemóvel. 

Não obstante, quando o smartphone liga à rede estrangeira, recebe um SMS de boas-vindas e a informar dos custos. 

Lamentamos não conseguir ajudar. 

Obrigado,