Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

219 Comentários

Luis Quadrado
Kilobyte
September 9, 2026

Caríssimos,

Venho por este meio comunicar que o meu número de telefone está a ser utilizado de forma indevida por terceiros para originar chamadas que não foram efetuadas por mim.

Nos últimos dias, várias pessoas reportaram ter recebido chamadas que aparentam ter sido feitas a partir do meu número, apesar de eu não ter realizado qualquer contacto. Esta situação caracteriza-se como spoofing de chamadas, prática em que o Caller ID é falsificado, causando perturbação, risco de fraude e comprometendo a segurança do titular legítimo do número.

Solicito que:

Seja registada formalmente a ocorrência associada ao meu número.

Seja verificado se existe uso indevido do Caller ID na rede ou falha de routing que possa estar a causar esta situação.

Me informem sobre medidas de mitigação que possam ser aplicadas, incluindo eventuais filtros ou monitorização adicional.

Caso necessário, seja encaminhada a situação para as entidades competentes

Obrigado

LQ
João H.
Gestor da comunidade
September 10, 2026

Boa tarde ​@Luis Quadrado,

Agradecemos a sua mensagem..

Boa tarde ​@Nsenac,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Sendo que estas comunicações não têm origem nem passam pela rede NOS, enquanto detentor do número afetado, é necessário que reporte a situação junto das autoridades competentes.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
September 10, 2026

Boa noite ​@Luis Quadrado, 

Por precaução, sugiro que confirme se essas chamadas constam do histórico/faturação da sua linha e verifique também o equipamento e contas associadas, de forma a excluir um eventual compromisso do telemóvel, SIM ou conta.

Caso as chamadas não constem dos registos da sua linha, será mais provável tratar-se apenas de spoofing do número.

Pode igualmente reportar um eventual incidente de cibersegurança ao CERT.PT/CNCS. Caso existam tentativas de fraude, ameaças ou outros indícios de prática criminal, deverá também comunicar a situação às autoridades policiais.

Aguarde igualmente pelos gestores da comunidade para que possam verificar a situação da linha.

Obrigado.

Byte
September 16, 2026

O meu número de telemóvel está a ser usado por terceiros através de Caller ID Spoofing para ligar a desconhecidos. Sei que a chamada não parte da rede da NOS, mas quero que fique registado na minha ficha de cliente que estou a ser alvo desta situação, por motivos de salvaguarda legal.

João H.
Gestor da comunidade
September 16, 2026

Boa tarde ​@Celta13,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 17, 2026

Ontem e hoje tenho recebido chamadas de pessoas que dizem que lhes liguei! 

Solicito a nos que reportem a ocorrência .

E o que devo fazer mais .

Obrigada

João H.
Gestor da comunidade
September 17, 2026

Boa tarde ​@CátiaM,

Agradecemos a sua mesnagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado

Kilobyte
September 21, 2026

Todos os dias recebo chamadas de pessoas que dizem terem recebido uma chamada minha e estão a retribuir a chamada. 

Nunca liguei para esses números! 

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 21, 2026

Boa tarde, ​@Antonio Sergio Silva,

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado e esclarecido.

Sendo que estas comunicações não têm origem nem passam pela rede NOS, enquanto detentor do número afetado, é necessário que reporte a situação junto das autoridades competentes.

Partilhe connosco qualquer outra questão que possa ter. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
September 22, 2026

Venho por este meio reportar uma situação preocupante relacionada com o meu número de telefone, que está a ser utilizado indevidamente por terceiros para efetuar chamadas. Parece tratar-se de um caso de falsificação do identificador de chamadas (caller ID spoofing).

A situação começou às 12h00 e, desde então, já recebi cerca de 350 chamadas de pessoas diferentes. Todas afirmam que receberam previamente uma chamada do meu número e estão a devolvê-la, mas eu não efetuei nenhuma dessas chamadas.

No registo do meu telefone não existe qualquer chamada efetuada para esses contactos — apenas tenho registo das chamadas recebidas destas pessoas, que alegam ter sido contactadas pelo meu número.

Isto está a gerar um volume muito elevado de chamadas indesejadas, causando perturbação significativa e levando-me a ficar muito preocupado com a possível utilização abusiva da minha identidade telefónica.

Peço, por isso, que a NOS analise esta situação, verifique se existe de facto alguma utilização indevida do meu número e me informe sobre as medidas que posso tomar para resolver este problema e proteger a minha linha.

Estou disponível para colaborar e fornecer informação adicional, caso seja necessário.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 22, 2026

Boa tarde, ​@MFMA. Bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado.

Se tiver alguma outra questão, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
September 28, 2026

Boa tarde,  tenho recebido imensas chamadas a dizer que tinham uma chamada do meu números quando nao fiz chamadas. 

Tem sido muito recorrente nos últimos dias

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 28, 2026

Boa tarde, ​@Alexrodolfo07.

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado.

Se tiver alguma dúvida, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada

Byte
October 1, 2026

Exmos. Senhores,

Venho por este meio reportar uma situação grave que tem ocorrido de forma repetida. Nas últimas semanas tenho recebido inúmeras chamadas de números diferentes, de pessoas que afirmam ter chamadas não atendidas provenientes do meu número. Não efetuei essas chamadas, e as mesmas não constam do registo de chamadas do meu equipamento.
Tudo indica que o meu número está a ser utilizado indevidamente por terceiros, possivelmente através de spoofing. A situação está a causar-me transtorno e preocupação, sobretudo pelo risco de o meu número ser associado a tentativas de burla.
Assim, solicito que a NOS:
    1.    Verifique a minha linha e confirme se existe algum cartão SIM ou eSIM ativo associado ao meu número além do meu;
    2.    Confirme se as chamadas em causa foram ou não originadas na minha linha;
    3.    Me informe das medidas que tomará para impedir a utilização indevida do meu número;
    4.    Me indique que procedimentos devo seguir, nomeadamente junto das autoridades, se necessário.
Solicito uma resposta escrita com máxima urgência.
Agradeço desde já a atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Marta

Rafaela F.
Gestor da comunidade
October 2, 2026

Bom dia, ​@Martabsilva2212.

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Guimas
Super User
Super User
October 1, 2026

Se já viu no seu telemovel que as chamadas não existem então tem ai a resposta. É spoofing.

A NOS não consegue tomar nenhuma medida. Podes reportar nas autoridades caso aches necessário.

Kilobyte
October 1, 2026

Se reportar a situação junto da ANACOM, será que podem investigar?

Estará em risco de estar vulnerável com entidades bancárias? Tipo a dupla autenticação via SMS.

Oxalá obtenha ajuda !

Rafaela F.
Gestor da comunidade
October 2, 2026

Bom dia, ​@pauloavintes.

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para o tópico sobre a mesma temática.

Partilhe connosco qualquer outra questão que possa ter. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada