Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

202 Comentários

Megabyte
April 15, 2026

Boa tarde,

Desde que mudei para a NOS, o que ocorreu há poucas semanas, recebo chamadas de pessoas que me dizem que tinham nos seus telemóveis uma chamada perdida vinda do meu contacto.

Eu não liguei a essas pessoas, não as conheço de parte nenhuma, verifiquei o histórico de chamadas do meu telemóvel e não foi feita nenhuma chamada para as pessoas que me ligaram.

Se acaso fui algo de Spoofing, o que pode a NOS fazer para evitar esta situação?

Poderá existir uma monitorização para perceber o que pode ter ocorrido?

Obrigado,

Cliente NOS: C*********

Rafaela F.
Gestor da comunidade
April 15, 2026

Boa tarde ​@Isaac Manuel Gomes Managil, bem-vindo ao Fórum NOS.

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.
Editámos, também, o seu comentário por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional, após lê-lo. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
April 15, 2026

Boa tarde

Estão a usar o meu número de telefone para entrar em contacto com outros pessoas sem a minha autorização. Tenho recebido chamadas a informar que entrei em contacto sem sequer eu ter feito uma chamada ou conhecer o numero que me esta a ligar.

Como é quase impossível ter ajuda no serviço ao cliente da NOS (nesta parte, o vosso serviço é péssimo), estou a tentar pedir ajuda pelo Fórum antes de me deslocar a policia para apresentar queixa do sucedido contra anónimos e contra a NOS pois esta situação só começou a ocorrer após eu ter feito a transferência do numero da Vodafone para a NOS.

Caso seja possível ter uma ajuda neste sentido, por favor, informar como obter a mesma.

Obrigado

Rafaela F.
Gestor da comunidade
April 15, 2026

Boa tarde ​@JPDR1979, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para este artigo onde abordamos o mesmo tema.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
July 9, 2026

Bom dia,

Recebi uma chama de alguém que eu não conheço a dizer que tinha uma chamada no telemóvel efetuada do meu número.
Hoje ainda não fiz nenhuma chamada.

Podem por favor ajudar?

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 9, 2026

Bom dia ​@jas2003, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado, como também esclarecido.

Se tiver alguma outra questão ou tema, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Byte
July 28, 2026

Estou a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado. 

O que devo fazer?

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 28, 2026

Bom dia ​@Ciards, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado e esclarecido.

Partilhe com a comunidade se surgir alguma outra questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Kilobyte
July 29, 2026

Bom dia ​@Ciards, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o tópico onde este tema já é abordado e esclarecido.

Partilhe com a comunidade se surgir alguma outra questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

PAra que pasta?

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 29, 2026

Boa tarde ​@jas2003,

Não compreendemos a sua questão. 

Partilhe, por favor, connosco mais detalhes para podermos ajudar.

Obrigada