Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

202 Comentários

Luis Quadrado
Kilobyte
September 9, 2026

Caríssimos,

Venho por este meio comunicar que o meu número de telefone está a ser utilizado de forma indevida por terceiros para originar chamadas que não foram efetuadas por mim.

Nos últimos dias, várias pessoas reportaram ter recebido chamadas que aparentam ter sido feitas a partir do meu número, apesar de eu não ter realizado qualquer contacto. Esta situação caracteriza-se como spoofing de chamadas, prática em que o Caller ID é falsificado, causando perturbação, risco de fraude e comprometendo a segurança do titular legítimo do número.

Solicito que:

Seja registada formalmente a ocorrência associada ao meu número.

Seja verificado se existe uso indevido do Caller ID na rede ou falha de routing que possa estar a causar esta situação.

Me informem sobre medidas de mitigação que possam ser aplicadas, incluindo eventuais filtros ou monitorização adicional.

Caso necessário, seja encaminhada a situação para as entidades competentes

Obrigado

LQ
Jorge C
Super User
Super User
September 10, 2026

Boa noite ​@Luis Quadrado

Por precaução, sugiro que confirme se essas chamadas constam do histórico/faturação da sua linha e verifique também o equipamento e contas associadas, de forma a excluir um eventual compromisso do telemóvel, SIM ou conta.

Caso as chamadas não constem dos registos da sua linha, será mais provável tratar-se apenas de spoofing do número.

Pode igualmente reportar um eventual incidente de cibersegurança ao CERT.PT/CNCS. Caso existam tentativas de fraude, ameaças ou outros indícios de prática criminal, deverá também comunicar a situação às autoridades policiais.

Aguarde igualmente pelos gestores da comunidade para que possam verificar a situação da linha.

Obrigado.