Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

203 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
November 10, 2025

isso é um uso indefido do seu número. é preciso reportar as autoridades, os operadores não teem como fazer nada.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
November 10, 2025

Boa tarde ​@Cadu17, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Caso surja alguma outra questão, partilhe com a comunidade. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
November 19, 2025

Bom dia,

Atualmente  tenho recebido chamadas de numeros a afirmar que lhes liguei, sendo que nao o fiz nem conheco os numeros.

Mudei me a pouco tempo para a nos e desde então  isso tem acontecido e tem se tornado incomodativo.

Nao sei como posso resolver.

João H.
Gestor da comunidade
November 19, 2025

Boa tarde ​@Claudia Martins1,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
December 5, 2025

Bom dia,

Tenho uma situação sui generis tenho recebido nos últimos largos meses talvez último ano chamadas de números de pessoas ditas normais a devolverem a chamada que fiz. Ou recebo mensagens de pessoas a referir que tinham uma chamada do meu número e a perguntar quem sou ou que quero.

Não obstante eu não liguei para ninguém.

É um número pessoal, nada relacionado com trabalho, não tenho o meu número pessoal associado a nada, nem apps nem sites nem nadas do género. 

O meu número devo o ter talvez há mais de 20 anos, nunca tive outro, originalmente era da MEO, aproximadamente em 2020 passei para a NOS mantendo o mesmo número (eu e a minha esposa, mas com ela está tudo ok).

Tenho um smartphone dito normal não algo clandestino vindo da internet que eventualmente poderia estar a atrofiar, nada de apps estranhas no telemóvel, não tenho registos de chamadas, nem no telemóvel nem no whatsapp, não tenho ninguém que mexa no meu telemóvel a parte de mim e aliás raramente faço uma chamada para um número estranho é mesmo apenas para família e amigos.

E acontece com regularidade ligaram-me números e pessoas aleatórias e quando atendo dá para perceber pela voz que é de todas as faixas etárias e com sotaques diferentes a dizer que eu liguei e estão a retornar (não querem vender nada nem é spam). Mas não é verdade, não efetuei nenhuma chamada, nem tenho registos disso.

Nunca foi o mesmo número porque sempre que acontece isso eu bloqueio o número (devo ter bem mais de 100 números bloqueados).

Estava para ligar para  a linha de apoio porém crio já aqui, pois é mais fácil explicar.

Obrigado desde já,

João H.
Gestor da comunidade
December 5, 2025

Boa tarde ​@DANIELM,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
December 17, 2025

Ao fim de uns meses torno esta tarde a ser vítima desta situação… Gostava que conseguissem acabar com isto, ou a NOS ou as autoridades.

João H.
Gestor da comunidade
December 17, 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos a situação.

Infelizmente a NOS não tem como como analisar este tema, visto que as chamadas têm origem fora da rede, pelo que é sempre necessário que seja o titular do número a apresentar queixa junto das autoridades competentes.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
December 17, 2025

Mesmo assim, há vários protocolos e políticas anti-spoofing que as operadoras podem usar

Byte
January 8, 2026

Bom dia.

Recentemente tenho recebido chamadas de números pessoais legítimos a dizerem-me que eu os contactei, quando tal não aconteceu. Por várias vezes já justifiquei a dizer que não os contactei.

será que estão a usar o meu número para algo que seja mal intencionado ?