Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

207 Comentários

Kilobyte
March 7, 2024

Bom dia.

Recentemente tenho recebido chamadas de números pessoais legítimos a dizerem-me que eu os contactei, quando tal não aconteceu. Por várias vezes já justifiquei a dizer que não os contactei.

Inicialmente assumi que o meu iPhone pudesse ter um malware a fazer estas chamadas sem o meu conhecimento, mas não só já repus a imagem de fábrica como não tenho registo absolutamente nenhum de tais chamadas.

Entendo desta forma que algo deve estar a acontecer na NOS.

Podem por favor ajudar a verificar esta situação?

João H.
Gestor da comunidade
March 7, 2024

Boa tarde @tdsrodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Pode consultar o seu detalhe de comunicações através da App NOS ou Área de Cliente. Consulte este artigo para mais informações sobre como o fazer.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 7, 2024

Boa tarde @João H. Aborda o mesmo tema? Não vejo qualquer semelhança.

Não há questão em ver chamadas efetuadas. O problema é que aparentemente outros números recebem chamadas minhas, sem eu as ter feito.

Agradecia a vossa investigação.

João H.
Gestor da comunidade
March 7, 2024

Nesse caso, @tdsrodrigues, consegue ver o registo dessa chamadas que desconhece,na App NOS? 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 7, 2024

Viva @João H. Consigo ver o número que me ligou no dia 4 mas ainda não aparece o número que me ligou hoje. Já não consigo precisar quais foram os números das últimas chamadas.

João H.
Gestor da comunidade
March 7, 2024

Agradecemos o testemunho @tdsrodrigues,

Consegue também ver a realização de chamadas para esses números que desconhece? 

Obrigado

Kilobyte
March 7, 2024

Viva @João H. Eu recebo chamadas de números que não conheço, atendo e percebo pelos interlocutores que eles têm uma chamada não atendida minha. Contudo, eu não fiz nenhuma destas chamadas e não tenho registo de ter feito as mesmas, apenas de receber a suposta chamada de volta destes interlocutores.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 7, 2024

@tdsrodrigues se não tens o registo das chamadas feitas no tlm nem na app nos, é porque as chamadas nunca foram feitas, alguém te está a aldrabar. 

a nos tb não tem como te ajudar porque se tu não tens o registo na app nos dessas chamadas, eles também não têm e a resposta vai ser “essas chamadas nunca foram feitas amigo” xp 

mais vale tentares falar com as pessoas que te ligaram e perceber de onde é que arranjaram o número, secalhar já tens o número leaked na net.

um bem haja amigo 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
March 7, 2024

Boa noite @tdsrodrigues,

Agradecemos o seu testemunho.

Não existindo registo de efetuar as chamadas em causa, no seu dispositivo assim como na App NOS ou Área de Cliente, as mesmas não terão sido efetuadas.

Recomendamos que verifique se não tem o seu número registado noutras aplicações de comunicação, por exemplo whatsapp, que possam estar a utilizar o seu número sem o seu consentimento.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Kilobyte
March 8, 2024

Viva @Bruno Aleixo e @João H., obrigado pelas vossas respostas 🙂

Pensei que o meu número estar na internet pudesse ser o motivo, e isto ser só mais um esquema.

O problema é que as chamadas que recebi foram para o meu número, e que alegadamente teria sido eu a iniciar a chamada, quando não fui.

Foram até agora pelo menos, do que me lembro, 3 pessoas diferentes que me dizem “recebi uma chamada deste número” e que depois de eu negar, simplesmente desligam. Isto não é comportamento de alguém que está a conduzir um esquema.

Abri esta thread por suspeitar que o número em si está a ser usado noutro dispositivo, por outra entidade, para conduzir esquemas. Se não é a NOS, enquanto detentora dos SIMs e dos números que me pode ajudar, terei que ver como então.