Header
Respondido

Sms Internacionais suspeitos


Boa tarde, preciso da vossa ajuda por favor. Já desde o mês passado que ando a ser cobrado pelo envio de sms Internacionais, que nem sequer fui eu que enviei. Aparece na fatura, sms enviado para Espanha, Reino Unido, Russia e a sequencia de envio tem sido ao segundo.

Não conheço esses números, não aderi a nada e no entanto tenho essa situação à cobrança. 

O que posso fazer nesta situação? É que está a ser um enorme incómodo todos os meses aparecer esses números à cobrança, quando eu não os conheço e nem sequer enviei mensagem.

Podem ajudar por favor. Obrigado

icon

Melhor resposta por Jorge C 29 November 2023, 16:37

Ver pergunta inicial

15 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @Joaquim Cavadas,

Compreendo a sua preocupação em relação às cobranças indevidas de SMS internacionais na sua fatura. Este tipo de situação pode ser frustrante e incomodativo.

Sugiro que aguarde o feedback da equipa de gestão deste Fórum, pois os operadores possuem procedimentos para analisar e corrigir esse tipo de erro, reembolsando valores cobrados indevidamente ou investigando atividades suspeitas na sua conta.

Obrigado

Muito obrigado pela sua ajuda. Ficarei a aguardar de modo a que me possam ajudar.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Joaquim Cavadas

Lamentamos a situação. 
Para podermos ajudar, pedimos que nos confirme o número da fatura em que existem estes débitos para verificarmos a situação. 
Obrigado

Boa tarde, é na fatura FT 202392/2617013 e na fatura FT 202392/2790193.

Agradeço imenso pela sua preciosa ajuda, que são sempre os mesmos números e tenho receio que se trate de algum tipo de burla.

Obrigado pela disponibilidade em ajudar

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós pela cooperação, @Joaquim Cavadas 

Verificamos que no seguimento do contacto que fez, ontem, dia 29 de novembro, foi-lhe atribuído o crédito quanto à fatura número FT 202392/2790193. 

Confirme-nos, por favor, se recebeu o email com a nota de crédito. 

Relativamente à fatura de outubro (FT 202392/2617013) verificamos que houve dois SMS, do número que termina em “259” para um número com o prefixo da África do Sul , uma no dia 24 de setembro de 2023 às 15h37 e outro, no dia seguinte, 25 de outubro às 9h05, vamos creditar o valor e o mesmo será revertido na próxima fatura a emitir. O crédito encontra-se registado com o número 000142483091. 

No entanto, e uma vez que refere não conhecer os números, sugerimos que verifique se não recebeu chamadas de números internacionais nestes períodos, recordamos que pode tratar-se de uma tentativa de esquema de Phishing.

Sendo apenas uma suspeita, endereçámos, internamente, esta situação por forma a que possamos acompanhar os incidentes de perto. 

Para sua segurança e de todos os números associados à sua conta, sugerimos que mantenha um dever de cuidado para evitar situações de possíveis fraudes como, por exemplo, não instalar software não solicitado, nem acederem a links suspeitos para onde sejam conduzidos, ou facultar os seus dados pessoais através desses mesmos links sem que primeiro confirmem a sua veracidade junto das entidades emissoras.

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado, 

Boa noite

Muito obrigado pela ajuda. Não conheço nenhum número estrangeiro, de modo a que esta situação está a preocupar me. Se possível acompanhar a nivel destes números de pishing agradeço imenso.

Só neste número que foi a adesão mais recente do pacote, está a acontecer esta situação.

É que nem sei o porquê desta situação ter iniciado, uma vez que não carrego em links aleatórios e ser de números estrangeiros que nunca vi, pois só tenho família em Portugal. 

Se possível ajudar nessa questão dos números de modo a denunciar o esquema de pishing, agradeço imenso.

Reputação 7
Crachá +2

Peça o bloqueio de comunicações internacionais, nesse número. Pode ajudar, pelo menos evita os custos 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Joaquim Cavadas

Sim, nós endereçámos a situação e a mesma esta a ser analisada. 
Caso existam novidades entraremos consigo. 
Obrigado

Boa tarde

Aconteceu o mesmo com o telemóvel do meu filho de 11 anos. Várias SMS enviadas em sequência de segundos para vários números da Áustria e Espanha. Números totalmente desconhecidos e ao longo de alguns dias. Só nos apercebemos devido ao valor elevado da fatura, recebida ontem 20/03/2024, e no apoio ao cliente dizem nada poder fazer excepto bloquear números internacionais e efetuar um desconto de 10€ para compensar. Podem ajudar?

Reputação 7

Boa tarde

Aconteceu o mesmo com o telemóvel do meu filho de 11 anos. Várias SMS enviadas em sequência de segundos para vários números da Áustria e Espanha. Números totalmente desconhecidos e ao longo de alguns dias. Só nos apercebemos devido ao valor elevado da fatura, recebida ontem 20/03/2024, e no apoio ao cliente dizem nada poder fazer excepto bloquear números internacionais e efetuar um desconto de 10€ para compensar. Podem ajudar?

 

Boa tarde @Rosario Pereira,

O apoio a cliente já disponibilizou uma boa ajuda, tendo em conta a sua responsabilidade.

Obrigado

 

Mas como é que essas situações acontecem?

Não estão a ver o disparate de SMS que aparecem na fatura. Áustria e Espanha são apenas dois. Aparece Estónia, Rússia, Tajiquistão, Países Baixos. Mais de 200€ SMS só num dia e para vários números diferentes....

Reputação 7

Mas como é que essas situações acontecem?

Não estão a ver o disparate de SMS que aparecem na fatura. Áustria e Espanha são apenas dois. Aparece Estónia, Rússia, Tajiquistão, Países Baixos. Mais de 200€ SMS só num dia e para vários números diferentes....

 

A sua questão foi respondida aqui sugiro que aguarde uma resposta da gestão do Fórum NOS.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rosario Pereira, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Para podermos ajudar, pedimos que nos confirme o número da fatura em que existem estes débitos para verificarmos a situação. 
Obrigado

Bom dia

É a fatura FT 202492/670810. Desde já agradeço a atenção dispensada.

 

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos a sua mensagem @Rosario Pereira. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Comentário