Skip to main content

Eu estou a mudar de Casa, mas dentro da casa nova o sinal de telemovel é muito fraco ou inexistente . Pode por um booster de sinal de telemovel? e como devo proceder para a nos aumentar o sinal?

Boa tarde @Dzenner,

Sugiro que verifique esta solução que com certeza aumenta o sinal de Wi-Fi.

Obrigado.


@Jorge C não é o sinal wi fi, é mesmo o sinal de telemovel. 


Boa tarde @Dzenner,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, o código postal completo da zona em que se encontra.

A NOS não procede à instalação de equipamentos como os que menciona.

Obrigado


@Jorge C não é o sinal wi fi, é mesmo o sinal de telemovel. 

@Dzenner, como o @Jorge C tentou explicar, agora aumentando a cobertura Wi-FI pode conseguir aumentar a cobertura de rede.

 

Porquê? Precisamente porque agora existe uma funcionalidade chamada Wi-FI calling que possibilita fazer as chamadas pela rede Wi-FI quando não tem sinal de rede móvel.

 

Tem aqui os detalhes:


Signal booster de rede propriamente ditos existem apenas para contratos NOS Empresas.

 

Resumidamente, se tiver contrato com a NOS uma boa solução poderá ser o Wi-FI Total. No entanto, ainda é uma solução muito cara para o que oferece. Se tiver conhecimentos de rede aconselho-o a adquirir equipamentos próprios.


Viva @João H. , 4800-039 - o Sinal de telemovel só é franco dentro de casa. 

@CP001 eu ainda não estou a morar nessa casa, e desconheço a funcionalidade. Mas vou ver obrigado. Mas quando tiver a morar e como já tenho wifi total 6e e pelo que dizes fica tudo a trabalhar bem.


@Dzenner exatamente, mas esqueci-me de mencionar uma coisa: nem todos os equipamentos são compatíveis com Wi-Fi calling NOS. Há uma lista antiga de equipamentos compatíveis https://nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/Equipamentos-compativeis-tecnologia-WiFi-Calling-NOS.pdf

 

@João H. @Mário P. a NOS pode atualizar esta lista, por favor? É que já não é atualizada há dois anos.

 

Outra desvantagem do Wi-FI calling @Dzenner é que em Android não permite receber SMS. Só no iPhone a funcionalidade está gradualmente a ser disponibilizada. Esperemos que chegue ao Android em breve. 
 

Nesse sentido, só conseguirá ver as SMS quando estiver num sítio com boa cobertura  móvel. 
Já para receber e fazer chamadas bastará a cobertura Wi-Fi da sua casa


@Jorge C não é o sinal wi fi, é mesmo o sinal de telemovel.

 

@Dzenner, como o @Jorge C tentou explicar, agora aumentando a cobertura Wi-FI pode conseguir aumentar a cobertura de rede.

 

Porquê? Precisamente porque agora existe uma funcionalidade chamada Wi-FI calling que possibilita fazer as chamadas pela rede Wi-FI quando não tem sinal de rede móvel.

 

Tem aqui os detalhes:


Signal booster de rede propriamente ditos existem apenas para contratos NOS Empresas

 

Boa tarde @CP001,

Agradeço a intervenção, no entanto permita-me um esclarecimento sobre o Wi-Fi Calling na NOS.

Em outros operadores existe a possibilidade de realizar chamadas sem rede móvel, no entanto na NOS a chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS para que quando seja verificada a pouca cobertura seja dada a possibilidade de alterar para o Wi-Fi Calling.

Considero esta situação uma limitação do serviço e a “melhor resposta” errada.

Obrigado.


@Jorge C sim é uma limitação, pois se não tiver rede o telemovel nem vai tocar. 

 


@Jorge C sim é uma limitação, pois se não tiver rede não o telemovel nem vai tocar.

 

@Dzenner como é óbvio, a forma como é publicitado o serviço, até pode dar a entender uma alternativa à rede móvel, o que não é verdade.

Obrigado.


Bo tarde @Jorge C e @Dzenner, eu uso regularmente o Wi-Fi calling em casas de pedra (sem rede móvel nenhuma) para fazer e realizar chamadas.
 

O que o @Mário P. explica nesse comentário que cita @Jorge C é uma coisa diferente. É que é  necessário, depois de adquirir o cartão de telemóvel, fazer pelo menos uma chamada na rede móvel “normal” e de vez em quando voltar  a estar na rede móvel. Mas eu presumi que o @Dzenner não fosse estar 24 sobre 24 h, 7 dias por semana, em casa.

 

Portanto, de facto, @Jorge C, se for para um idoso ou para uma pessoa acamada e que não saia de casa não funciona… Mas,  se estivermos a falar de uma pessoa que saia de casa pelo menos uma vez por semana, então não tem problema nenhum. Testo regularmente a funcionalidade (todos os fins de semana) e resulta como esperado


@CP001 basta ler o que ele escreveu, porque contra factos não existem argumentos 😊

“(...) o serviço não funciona com o modo voo, ou seja, ausência de rede móvel NOS, uma vez que entende a necessidade de verificação de cobertura.”

Obrigado.

PS - Recordo que as respostas oficiais da NOS são dadas pela equipa de moderação.


Bo tarde @Jorge C e @Dzenner, eu uso regularmente o Wi-Fi calling em casas de pedra (sem rede móvel nenhuma) para fazer e realizar chamadas.
 

O que o @Mário P. explica nesse comentário que cita @Jorge C é uma coisa diferente. É que é  necessário, depois de adquirir o cartão de telemóvel, fazer pelo menos uma chamada na rede móvel “normal” e de vez em quando voltar  a estar na rede móvel. Mas eu presumi que o @Dzenner não fosse estar 24 sobre 24 h, 7 dias por semana, em casa.

 

Portanto, de facto, @Jorge C, se for para um idoso ou para uma pessoa acamada e que não saia de casa não funciona… Mas,  se estivermos a falar de uma pessoa que saia de casa pelo menos uma vez por semana, então não tem problema nenhum. Testo regularmente a funcionalidade (todos os fins de semana) e resulta como esperado

@CP001 Pergunta para esclarecer: mesmo sem rede de telefone gsm, 2g,3g,4g,5g … so mesmo com acesso a WIFI se alguem me tenta telefonar, o telefone vai tocar?

 


@Dzenner sim. Sempre. É sempre assim que funciona. O telefone vai tocar.

 

@Jorge C a minha função aqui, visto que não sou funcionário da NOS e sou um mero cliente, não é a de dar respostas oficiais como deve compreender. A minha função aqui, como participante neste fórum, é dar respostas corretas, e de acordo com a experiência que tenho, que já usei muito o Wi-Fi calling.

 

Note que a resposta do @Mário P. é oficial e correta porque encaminha para o post oficial em que está a resposta e diz o seguinte:

 

“Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?Oculte o conteúdo

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente”


@Dzenner como comparação, a comunicação de voz iniciada na rede no Wi-Fi Calling da MEO quando os clientes se deslocam para um local onde já há rede móvel com boa intensidade e o sinal da rede Wi-Fi fica fraco, a comunicação passa automaticamente para rede móvel.

As chamadas WiFi são comunicações de voz tarifadas de acordo com o seu tarifário móvel.

ℹ️  MEO

Obrigado.


@Dzenner sim. Sempre. É sempre assim que funciona.

 

@Jorge C a minha função aqui, visto que não sou funcionário da NOS e sou um mero cliente, não é a de dar respostas oficiais como deve compreender. A minha função aqui, como participante neste fórum, é dar respostas corretas, e de acordo com a experiência que tenho.

 

Note que a resposta do @Mário P. é oficial e correta porque encaminha para o post oficial em que está a reposta e diz o seguinte:

 

“Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?Oculte o conteúdo

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente”

 

@CP001 considero essa resposta errada, não é possível iniciar uma chamada pelo serviço Wi-Fi Calling sem inicio na rede móvel NOS portanto como tem uma interpretação diferente sobre o assunto, apenas o @João H. ou o @Mário P. podem esclarecer novamente.

Quem determina se o sinal da rede móvel é forte ou fraco é a própria rede móvel.

Obrigado.


@Jorge C com todo o respeito, funciona perfeitamente. A minha resposta está correta.

 

Uso a funcionalidade Wi-Fi calling desde que foi lançada na NOS e sempre funcionou assim. Serve para fazer e receber chamadas por Wi-Fi, mesmo sem rede móvel. É assim que uso, sem rede móvel.

 

@Jorge C experimente por si a funcionalidade num local sem rede e verá que estou correto


@CP001 lamento mas não uso a rede móvel da NOS para realizar um teste.

 

Note que não existe nenhuma aplicação além da compatibilidade da rede móvel do operador.

Questione-se como será que o Wi-Fi identifica o seu número de telefone, porque acho estranho o @Mário P. afirmar que não funcionava em modo de voo com Wi-Fi. 

 

Vamos aguardar um esclarecimento porque o que descreve é uma contradição 😊

Obrigado.


Boa tarde, @Jorge C,

 

Mas foi precisamente para isso que foi lançada a funcionalidade Wi-FI Calling, ter rede em locais onde nunca se teria rede ou ainda locais com rede fraca.


Boa tarde @CP001,

Entendo a sua explicação, no entanto, há um ponto crucial a esclarecer.

Conforme indicado pela NOS, a funcionalidade Wi-Fi Calling necessita inicialmente de detetar a rede móvel da NOS para ser ativada, mesmo que a qualidade do sinal seja fraca.

Isto significa que o dispositivo precisa ter algum nível de conectividade com a rede móvel da NOS para que o Wi-Fi Calling possa assumir a comunicação. Esta é uma limitação importante e é mencionada nas respostas oficiais da equipa de moderação da NOS.

  • O que descreve, de que o Wi-Fi Calling funciona perfeitamente sem qualquer rede móvel, entra em contradição com a informação oficial fornecida pela NOS.

Segundo o que está publicado, a chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS, e quando for verificada a pouca cobertura, a chamada será encaminhada pelo Wi-Fi.

Entendo que sua experiência pessoal pode diferir, mas é fundamental basearmo-nos nas diretrizes oficiais da NOS para oferecer uma orientação precisa e consistente aos utilizadores.

Aguardemos um esclarecimento adicional por parte da equipa de moderação para resolver esta aparente discrepância.

Obrigado.


@Jorge C


Dar informações oficiais apenas vincula a NOS. 
Como lhe disse, a mim como cliente cabe-me dar as informações que considero corretas.

 

Quantas vezes já acusei aqui a NOS de estar a violar regras legais em determinados casos, embora a informação oficial fosse em sentido contrário.


 

Para testar acabo de realizar uma chamada em iOS para o número 16990 com a rede móvel desligada e em modo de avião. A chamada funcionou sem problemas. Aqui fica a prova:

 


Acredito que o que @Mário P. quis dizer ali era que, de ora em vez, é preciso voltar a estar na rede móvel para a funcionalidade se manter ativa. Pelo menos dois dias seguidos a funcionalidade funciona (isso asseguro-lhe porque testei), e até acredito que mais alguns dias até ter de se voltar a registar na rede móvel.


@CP001

 

Conforme verificou no outro tópico a informação do @Mário P. foi a seguinte:

 

Vamos aguardar um esclarecimento porque essa história dos dois dias não está lá 😊

 

Obrigado.


Mas é precisamente o que acontece @Jorge C. Ao colocar em modo de avião, deixa repentinamente de ter conexão móvel (tentativa de conexão falhada) e fica ativo o Wi-Fi calling.

 

Seria interessante saber durante quantos dias seguidos é possível realizar chamadas sem nos tornarmos a ligar na rede móvel, sim. Pode ser útil numa variedade de casos. Um dos mais evidentes são idosos e pessoas acamadas em casas sem rede móvel NOS ou localidades do interior sem rede móvel NOS, que ainda as há


Claro, @CP001 é crucial que as questões sejam esclarecidas pela entidade responsável.

Assim, teremos de aguardar pelo esclarecimento necessário.

A consistência é fundamental para a credibilidade, evitando alterações repentinas de posição.

Agradeço a compreensão.


Boa noite, @Jorge C,

 

Enviou-me há minutos uma mensagem privada a propósito deste tema (sem possibilidade de resposta da minha parte dado que desativa as respostas), cujo teor não compreendo. 
 

@Jorge C nessa mensagem cita uma resposta da NOS que já citei acima:

 

“Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?Oculte o conteúdo

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente”


O screenshot que publiquei é claro quanto a este tema. A funcionalidade Wi-FI Calling funciona em modo de avião. Não há margem para dúvida.
 

O que eu penso que o @Mário P. quis dizer com aquela comunicação, como já disse, é que será preciso voltar a estar na rede móvel para a funcionalidade se manter ativa. Acho que é para as pessoas não pensarem que podem ligar o telemóvel em modo de avião e a funcionalidade se manter ativa. Funciona em modo de avião, mas é necessário ocasionalmente verificar a conexão a um ponto de rede. Com que regularidade isso ocorre? Não sei.

 

Veja que a moderação explicou o seguinte noutro comentário sobre este tema:


 

”Boa tarde @PataHC,

Agradecemos a sua mensagem.

Na versão mais recente do Android esta função vem ativa por defeito, dessa forma quando estiver com baixa qualidade na rede móvel irá alternar automaticamente para a rede fixa.

Não é garantido que o Wi-Fi calling funcione em modo avisão, pois a conexão ao wi-fi calling ocorre após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS ou tentativa de conexão falhada, por isso é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente.

Obrigado”


 

 


@CP001 lamento mas tinha mudado as definições por spam de outro utilizador 😅

 

A mensagem privada foi apenas um agradecimento, pela ajuda em provar que o Wi-Fi Calling funciona em modo de voo, apesar de estar referido no tópico oficial que não.

 

 

 

Vamos aguardar um esclarecimento adicional da equipa de moderação da NOS para resolver esta aparente contradição e obter informações mais detalhadas.

 

Obrigado.


Comentário