Skip to main content
Header
Kilobyte
March 20, 2020
Respondido

Roaming UE mais de 30 dias

Boa tarde, 

Recebi a seguinte mensagem no telemovel:

Alertamos que nos ultimos 30 dias o seu tarifario foi utilizado exclusivamente em roaming na Uniao Europeia, o que lhe podera trazer custos adicionais. Para evitar as sobretaxas de consumo, saiba mais sobre a Politica de Utilizacao Responsavel em nos.pt/roaminglegal

Estive a ler a página mas não encontrei qual era a politica de utilização aceitável nem fiquei esclarecido de quando ou o porquê de irem cobrar sobretaxas.

Actualmente quando consulto o saldo informa que tenho :

Tem Disponíveis

3370 MIN

3462 SMS

4.1 GB 

Dados disponíveis para utilização em Roaming UE

4.1 GB

23.1 GB Apps NOS Nacional

1.9 GB Apps NOS Roaming UE

Só após esgotar este plafond base é que será cobrado taxas correcto?

A minha permanência no estrangeiro deve-se actualmente a questões profissionais e pelo covid-19 .

Obrigado

Com os melhores cumprimentos

Hugo

Melhor resposta por C24XXXX201

Estará o alerta relacionado com algo parecido?

“...prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses.

…”

30 Comentários

Kilobyte
June 25, 2020

@PAULO J SOUSA , que fique claro que não me compete a defesa de nenhum dos operadores, apenas pretendo informar…

As condições relativamente ao tráfego em roaming são idênticas e respeitam a legislação comunitária. Má ou boa, é a que temos.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE:

...”

in Viajar para Fora, 24Jun2020

Se outros operadores não avisam antecipadamente o cliente da previsível alteração das condições quanto ao tráfego em roaming, isso será razão para se considerar “...mensagem com ... carácter intimidatório...”?

@C24XXXX201 esta limitação de 4 meses parece-me uma novidade de 2020, a ser verdade, escolheram mal o ano para a lançar e pior, mantê-la em tempo de pandemia…

Como já disse num post atrás, em 5 anos entre Portugal e a Rep. Checa, usando maioritariamente como operador em roaming os alemães da T-Mobile.cz e com consumos devidamente controlados via app da NOS, nunca tive nenhum alerta.

Relativamentes às mensagens, serem de carácter informativo ou intimidatório, que venha o Diabo e escolha… :)

June 25, 2020

Desculpe @PAULO J SOUSA , as medidas que visam prevenir a itinerância permanente e outros abusos relacionados, constam do Regulamento comunitário (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Eventualmente estara a referir-se ao período de transição na aplicaçao das regras e tarifas de roaming no Reino Unido após o Brexit - 01.02.2020 – 31.12.2020

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Byte
April 11, 2022

Boa tarde. 

Isto só é uma forma de cobrar mais dinheiro aos clientes. 

Sou cliente NOS ainda do tempo da Optimus, à quase 20 anos, e agora vou ter que mudar de operadora, porque lembraram-se de taxar o roaming.

Tenho um emprego que me faz sair do país para Espanha a 2ª e chegar à 6ª e como é óbvio gasto mais tudo roaming, no entanto quando renovei contrato com a NOS (net, TV, tlf e 3 tlm) falei na situação de estar fora durante a semana e que queria mais dados e foi feita a minha vontade, só que ninguém me falou de sobre taxas, e estou muito desagradado com isto tudo e já recebi a fatura com mais 20 e tal €. Falei com a operadora e não há nada a fazer…

Os meus colegas são da Vodafone e não pagam mais por isso. Logo vou ter de acabar com este laço de quase 20 anos.

Sei que poderia comprar um cartão espanhol mas eu não quero ter 2 cartões e quero ser de uma operadora nacional, já que não me arranjam soluções, a solução é mudar de operadora.

João H.
Gestor da comunidade
April 11, 2022

Boa tarde @Cristiano MSS,

Lamentamos o transtorno.

Em Espanha a taxação de dados é feita de acordo com as condições do seu tarifário em Portugal. Alguns tarifários estão sujeitos a uma Política de Utilização Responsável em roaming.

Consulte os Dados Móveis disponíveis no *111# ou na App NOS.

Saiba mais sobre o roaming aqui.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
August 23, 2023

Sou cliente NOS desde o seu lançamento como OPTIMUS.

Tenho na minha família 6 números ativos desta operadora(5 livres).

2 uso muito, 1 uso regularmente e 3 uso muito raramente.

Existe algum tarifário que unifique estes nºs. todos por um preço aceitável sem fidelização?

Jorge C
Super User
Super User
August 23, 2023

Sou cliente NOS desde o seu lançamento como OPTIMUS.

Tenho na minha família 6 números ativos desta operadora(5 livres).

2 uso muito, 1 uso regularmente e 3 uso muito raramente.

Existe algum tarifário que unifique estes nºs. todos por um preço aceitável sem fidelização?

Boa tarde @RMTOP,

Sugiro que visite este site coloque o seu número na box “quero aderir” para que agendem ligação.

Obrigado

Guimas
Super User
Super User
August 23, 2023

Sem fidelização não vai dar

Mário P.
Gestor da comunidade
August 24, 2023

Boa tarde @RMTOP,

Detalhe-nos, por favor, a sua questão. 

Diga-nos, por favor, se o que pretende é agregar os números, por exemplo, numa só fatura ao invés de carregar. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
July 23, 2024

Boa tarde, realmente é lamentável. Eu comecei a trabalhar 7 semanas fora do país por uma empresa nacional, volto e fico sobre 2..3 semanas e volto a sair mais 7. Devido a esta "extorsão" uso o menos possível o cartão da NOS e uso o da empresa que é Vodafone o qual tenho acesso à faturação e nele não é cobrado qualquer sobretaxa. Serei eu obrigado a mudar todos os meus serviços onde mensalmente tenho custo de 70 euros (3 telemóveis + casa )  e ir para a Vodafone? Muito lamentável que sem gastar o plafond dado nos façam tal "extorsão" sem qualquer alternativa a oferecer.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 23, 2024

Boa tarde, @Xaveco

A politica de utilização responsável tem que ver com o consumo maioritário do serviço no estrangeiro. Assim, e por conseguinte, quando há uma utilização no estrangeiro superior, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

• Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido. 

Deste modo, a sobretaxa não tem que ver com o plafond a que se refere e que está visível na App NOS ou Área de Cliente. 

Adicionalmente, e conforme indicado, a NOS cumpre na integra a legislação Portuguesa como, também, as diretivas imanadas tanto da União Europeia como do Regulador e, por isso, a Politica de Utilização responsável, tem como base o Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.