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609 Comentários

Reputação 7

Certo, @Jorge C
Como refere, e bem, “(...)regressar ao país de residência habitual e deixar de utilizar de forma abusiva(...)”, ou seja, não basta deslocar-se a Portugal e o contator reinicia. É necessário que regresse e permaneça. 

Por exemplo, se esteve 90 dias com comunicações em roaming (já se encontra a ser alvo da sobretaxa), tem de ter um mínimo de 60 dias com comunicações em Portugal para anular a sobretaxa. 

Muito obrigado

 

Bom dia @Mário P.,

Nesse caso, a informação prestada pelo Centro Europeu do Consumidor Portugal através do site atualizado em 16 de Junho de 2023 está errada?

Agradeço uma resposta de forma a informar a entidade sobre a situação 😊

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Não. Está certíssima, @Jorge C

Talvez não me tenha explicado bem. 😥Lamento.

Não basta que o cliente venha, por exemplo, por 3 dias a Portugal para que haja um reinicio da contagem. Assim, e como refere o regulamento é uma regra cumulativa regressar e mudar o comportamento. Como se verifica a mudança de comportamento? Através de uma utilização maioritariamente em território nacional ou que o tempo seja superior aquele que esteve no estrangeiro tendo em conta sempre o período estipulado, ou seja, os últimos 120 dias. 

Assim e como refere “(...)o operador deixa de aplicar a sobretaxa assim que o cliente regressar ao país de residência habitual e deixar de utilizar de forma abusiva ou anómala os serviços regulamentados de itinerância.”

A validação de utilização abusiva faz-se com o decorrer do tempo. 

Se tiver ficado com dúvidas, por favor, diga. 

Obrigado

Reputação 7

Não tenho dúvidas mas para futura referência, no caso que o @Mário P. referiu são 60 dias seguidos após o regresso a Portugal mas não é sempre assim.

Caso o consumo em Roaming e presença no Espaço Económico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do Espaço Económico Europeu (>50%), nos últimos 4 meses, existe o direito de aplicar a  sobretaxa em Roaming.

No entanto se o cliente vier a Portugal várias vezes e durante a estadia utilizar mais de 50% do consumo não se pode aplicar sobretaxa.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

É um mero exemplo, como referido, de um caso em concreto, @Jorge C. 😊

Que pode ou não aplicar-se à questão do utilizador.

Muito obrigado

Olá, 

Estou a fazer ERASMUS na Áustria, um país da União Europeia, ã cerca de 5 meses. Devido à política de utilização responsavel em roaming, desde à cerca de 3 meses que pago 0,2 centimos por cada MB que uso, algo que eu percebo e que está bem explicado no regulamento. Devido a esta regra e custo extra, que tenho estado a ser super poupadinha na internet, tenho supostamente 10GB disponíveis mas não tenho gasto mais do que 500MG por mês como tenho confirmado no histórico de consumos (em detalhes de comunicação no meu perfil no site da NOS). No entanto hoje, por alguma razão mandaram-me uma mensagem a dizer que os meus dados esgotaram, e cobraram-me 2€ por 100MB extra automaticamente. Eu sei que se pode ativar um limite para impedir os dados extra automaticamente, e que eu não o fiz, mas a questão não é essa. A minha questão é: Porque é que de repente os meus dados disponíveis em Roaming na UE esgotaram do nada, sem eu os ter gasto? Tem alguma coisa a ver com esta mudança da ANACOM sobre os dados específicos para apps, que entrou em vigor precisamente hoje (5 de junho)?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Martinhascs

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Relativamente aos consumos, sugerimos que consulte as definições do seu equipamento e confirme o tráfego utilizado e em que Apps. No estrangeiro, o plafond utilizado é geral e não o de Apps. 
Obrigado

Mas eu estou a ser taxado e em comunicação não em dados

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rodrigo Silva,

A questão que nos apresentou foi esclarecida anteriormente neste tópico.

Por favor, fale connosco ou detalhe-nos caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Olá, 

  1. Estou a fazer ERASMUS na Áustria, um país da União Europeia
  2. Já sei o regulamento da utilização de roaming na UE, incluindo a politica de utilização responsavel.
  3. Devido à política de utilização responsavel em roaming, pago 0,2 centimos por cada MB que uso, algo que eu percebo e que está bem explicado no regulamento.
  4. Tenho estado a ser super poupadinha na internet. Segundo os detalhes de comunicação no meu perfil da NOS, desde que renovei o tarifario no dia 22 de junho como todos os meses, que usei apenas 307MB de internet movel em roaming UE.
  5. Até dia 5 de Junho que tinha disponiveis 500MB em territorio nacional mais algumas apps com GigaBites à parte. Este valor correspondia a cerca de 10GB em roaming sem dados à parte para aquelas apps.
  6. No dia 5 de Junho, de acordo com o decreto da ANACOM passei a ter 10GB no geral e nenhuma app com dados à parte.
  7. No dia 5 de junho também, foi-me debitado 2€ pela ativação de 100MB de internet extra, devido a supostamente ter esgotado todos os meus dados.
  8. Pergunta: Se eu tinha 10GB disponiveis em roaming, e só gastei 307MB, então porque é que me enviaram uma mensagem a dizer que esgotei os meus dados, porque é que a internet extra foi ativada e os 2€ debitados?

    PS: Se esque questão foi anteriormente respondida neste tópico, podem-me enviar o link para essa resposta, por favor? Porque são muitos comentarios para uma pessoa ler tudo :(
Reputação 7
Crachá +6

Respondemos à sua mensagem privada, @Martinhascs. Consulte, por favor, a sua caixa de mensagens.
Quanto ao aditivo vamos verificar. 
Obrigado

Como o título indica quero rescindir. Venho para o estrangeiro há um mês já ando a receber avisos de mais 15 dias e sou sobretaxado. Cansado destas redes sanguesugas. É pena. Estava disposto a continuar mesmo estando por aqui com número português .

Mas cansei me. Tenho declaração de desempregado e morada no estrangeiro. Mas até para isto.  Não há email disponíveis.  Incrível !

 

A minha pergunta é simples. Para onde posso enviar o comprovativo . Visto que para aderir é sempre tudo fácil e para cancelar é só burocracia .

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @João Miguel Santos Silva, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Lamentamos a situação. 

Os contactos disponíveis são aqueles que estão indicados no site e aqui. 
Quanto à sobretaxa, sim, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Se pretende rescindir o contrato, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para endereçarmos a sua questão à equipa que pode ajudar. 
Obrigado

Boa tarde,

Estive em Erasmus e passou a ser cobrada a sobretaxa de roaming permanente. Entretanto já regressei, estou permanentemente em território português, mas a taxa continua a ser cobrada. Como proceder para esta situação ser regularizada e deixarem de cobrar essa taxa? Obrigado.

Saudações,

João Monteiro

Reputação 7

Boa tarde @João Diogo Cruz Monteiro,

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Para que possa compreender melhor o roaming sugiro a consulta deste site NOS.

Por favor, partilhe connosco caso persista alguma dúvida.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @João Diogo Cruz Monteiro, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

Diga-nos, por favor, há quanto tempo se encontra em Portugal? 

Obrigado

Reputação 1

E comprar um SIM local é assim tão dificil?
https://www.go.com.mt/top-up-mobile-number-malta

 

 

Boa tarde @Mário P. 

Estou em Portugal desde o dia 27 de julho.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Diogo Cruz Monteiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Como mencionado, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Assim que deixar de se verificarem os fatores acima descritos, a sobretaxa deixa automaticamente de ser aplicada.

Obrigado

Obviamente, é uma solução boa alternativa, comprar um cartão SIM local. Fez bem de a formular explicitamente. (Mas porque manter o roaming durante mais tempo me ficava mais barato, apostei naquela perspetiva.)

Reputação 7
Crachá +6

Pode ser uma alternativa, sim, @joaoo, como também a sugestão de criar um tarifário especifico para situações como estas é uma excelente sugestão, @Veronika
Muito obrigado

Bom dia,

Qostaria de esclarecer uma questao sobre rouming. Recebi fatura no dia 30\08\2023 com um valor elevado que conclua o preco do rouming. Estou fora de UE. Passei um noite na Turquia de 21\07\2023 para 22\07\2023 , onde liguei WI-FI grtatuido para 1 hora e naveguei pela internet a ler noticias. Tambem fiz uma chamada para Portugal por Whats up. 

Quando cheguei enviei uma msg no dia 22 e utra no dia 24 de Julho e recebi uma msg no mesmo dia por Whats up.  Todas msg tem custo 3euros. Tudod bem. Mas descontarem o valor por rouming 42 euros mesmo que temho o rouming desativado no meu tlm. Tenho cartao SIM Portugues retirado e coloquei o cartao do operadora do pais. Como foi possivel calcular o preco de rouming nestes condicoes?

Obrigada anticipada pela resposta

Reputação 7
Crachá +6

 Bom dia @RIMA ALIMOVA, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 
Confirme-nos, por favor, o número da fatura NOS a que se refere para verificarmos a situação. 
Recordamos apenas que, a totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 
Obrigado

Ola, boa tarde Sr. Mario. P

Obrigada pela resposta rapida.  O numero da fatura é FT 202392/1930500
Data da fatura
17-08-2023 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela confirmação, @RIMA ALIMOVA

Verificamos que existem comunicações na Rússia. 

No dia 22 de julho às 12h45 houve consumo de dados móveis e no dia 24 de julho às 21h54 foram enviadas SMS 

Por exemplo, no dia 31 de agosto ligada a um operador Russo, recebeu chamadas que apesar de não atendidas por si, foram pelo Voice Mail, pelo que têm custos. 

Lamentamos mas verificamos que o valor da fatura é devido. 
Obrigado

Ola,boa tarde sr Mario

Sim, é verdade. Eu recebi uma msg de Portugal com preço 0€ e enviei duas msg com preço 1€ cada. No total sao 2€ conforme ao tarifario do rouming. 
Nao usei dados de tlm nem na Turqia, nem na Rússia. O preço de 42€ não sei como apareceu. O voice mail tenho desativado. Não fiz chamadas da Rússia e não recebi nenhuma  para mim tmb. 
Peço que verificam mais uma vez  e ajudam corrigir a fatura. Se precisa ir ao balcão nos o meu marido ou filho pode fazer isso. Mas acho que melhor forma é resolver por aqui. 
Muito obrigada

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