Skip to main content
Header
Kilobyte
May 21, 2026
Respondido

roaming fora da ue

Qual o valor de roaminga a cobrar ao segundo fora da UE? é que na minha fatura entre 8 abril e 8 abril tenho duas vezes o valor de 60 euros por roaming sem literalmente a internet e dia 12 abril a cobrança de 40 euros de 50gb de dados feita por mim longe de ser pensar que em segundos me cobraram duas vezes 60 euros dia 8 e 9 !!!  Facil de ver na fatura as datas e a quantidade de dados de navegação para perceber que é absurdo!!!! 

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde ​@vitor manuel silva pereira,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos verificar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e o número de telemóvel em causa. 

Obrigada  

8 Comentários

Guimas
Super User
Super User
May 22, 2026

https://www.nos.pt/movel/roaming - veja aqui o quanto custa. Sim roaming é extremamente caro

Kilobyte
May 22, 2026

Eu sei que é caro a questão é que não usei ou seja antes comprei precisamente o meu pacote de 50gb por 40 euros mas em 24horas antes nem  sequer usei dados sem ser desse pacote paguei 2x 60 euros.  

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 22, 2026

Bom dia ​@vitor manuel silva pereira, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@Guimas sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
May 22, 2026

mas foi o que fiz aliás até comprei o pacote de 50gb como podem ver na fatura em

anexo as datas da cobrança de 60 euros 2 x em menos de 24 horas mesmo que o tivesse usado 120 euros em 24horas?  Junto em

anexo. 

Kilobyte
May 22, 2026

Mas aterramos é logo devidamente dada a informação e fiz a compra dos 50gb por 40

euros na fatura está faturado dia 12 mas nas sms da nos foi exatamente entre o dia 8 /9 dia que cheguei.   Como é possível cobrar 120 euros quando dia 12 que foi antes,  tinha o pacote de 50 gb ativo não faz sentido.    Será que em pleno voo fui cobrado

porque pelo dia das cobranças estava em

voo porto a miami.  de qualquer forma

devasta ter o resgisto do consumo de dados para justificar tal valor 2x 60 +ou- em pouco mais de 24 h 

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 22, 2026

Compreendemos o que indica e lamentamos a situação, ​@vitor manuel silva pereira.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça ligações e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não existem aplicações abertas. Para evitar este género de consumos, é necessário desativar as ligações de dados móveis em roaming nas definições do seu dispositivo.

Através da imagem que partilha, compreendemos que existiu consumo de comunicações e acesso à internet através de dados móveis em roaming.

Ainda assim, e de acordo com o que nos indica, verificamos que adquiriu um pacote de Net Roaming para utilização do serviço.
A disponibilização do Net Roaming ocorre após a receção do SMS de confirmação de ativação do serviço. Depois dessa confirmação, pode aceder à internet em roaming sem custos adicionais.

Sugerimos ainda que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS, para verificar, em maior detalhe, os consumos realizados neste período. Saiba como em:

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
May 22, 2026

Agradeço a ajuda e já fui verificar o que ainda me baralhou mais pois apenas tem um consumo de 3mb dia 12 abril por 62 euros nem sequer vem mencionado o pacote de 50gb que comprei nesse mesmo dia aliás antes de dia 12 já nem sei!!! Na fatura vem a cobrar 62 euros 2x mais os 40 euros do extra de 50gb. será melhor dirigir me a uma loja porque é confuso. Qualquer modo agradeço. 

Rafaela F.
Rafaela F.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
May 22, 2026

Boa tarde ​@vitor manuel silva pereira,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos verificar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e o número de telemóvel em causa. 

Obrigada