Skip to main content
Header
Respondido

roaming fora da ue

Qual o valor de roaminga a cobrar ao segundo fora da UE? é que na minha fatura entre 8 abril e 8 abril tenho duas vezes o valor de 60 euros por roaming sem literalmente a internet e dia 12 abril a cobrança de 40 euros de 50gb de dados feita por mim longe de ser pensar que em segundos me cobraram duas vezes 60 euros dia 8 e 9 !!!  Facil de ver na fatura as datas e a quantidade de dados de navegação para perceber que é absurdo!!!! 

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde ​@vitor manuel silva pereira,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos verificar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e o número de telemóvel em causa. 

Obrigada  

8 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • May 22, 2026

https://www.nos.pt/movel/roaming - veja aqui o quanto custa. Sim roaming é extremamente caro

Eu sei que é caro a questão é que não usei ou seja antes comprei precisamente o meu pacote de 50gb por 40 euros mas em 24horas antes nem  sequer usei dados sem ser desse pacote paguei 2x 60 euros.  

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • May 22, 2026

Bom dia ​@vitor manuel silva pereira, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@Guimas sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

mas foi o que fiz aliás até comprei o pacote de 50gb como podem ver na fatura em

anexo as datas da cobrança de 60 euros 2 x em menos de 24 horas mesmo que o tivesse usado 120 euros em 24horas?  Junto em

anexo. 

Mas aterramos é logo devidamente dada a informação e fiz a compra dos 50gb por 40

euros na fatura está faturado dia 12 mas nas sms da nos foi exatamente entre o dia 8 /9 dia que cheguei.   Como é possível cobrar 120 euros quando dia 12 que foi antes,  tinha o pacote de 50 gb ativo não faz sentido.    Será que em pleno voo fui cobrado

porque pelo dia das cobranças estava em

voo porto a miami.  de qualquer forma

devasta ter o resgisto do consumo de dados para justificar tal valor 2x 60 +ou- em pouco mais de 24 h 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • May 22, 2026

Compreendemos o que indica e lamentamos a situação, ​@vitor manuel silva pereira.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça ligações e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não existem aplicações abertas. Para evitar este género de consumos, é necessário desativar as ligações de dados móveis em roaming nas definições do seu dispositivo.

Através da imagem que partilha, compreendemos que existiu consumo de comunicações e acesso à internet através de dados móveis em roaming.

Ainda assim, e de acordo com o que nos indica, verificamos que adquiriu um pacote de Net Roaming para utilização do serviço.
A disponibilização do Net Roaming ocorre após a receção do SMS de confirmação de ativação do serviço. Depois dessa confirmação, pode aceder à internet em roaming sem custos adicionais.

Sugerimos ainda que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS, para verificar, em maior detalhe, os consumos realizados neste período. Saiba como em:

Obrigada

Agradeço a ajuda e já fui verificar o que ainda me baralhou mais pois apenas tem um consumo de 3mb dia 12 abril por 62 euros nem sequer vem mencionado o pacote de 50gb que comprei nesse mesmo dia aliás antes de dia 12 já nem sei!!! Na fatura vem a cobrar 62 euros 2x mais os 40 euros do extra de 50gb. será melhor dirigir me a uma loja porque é confuso. Qualquer modo agradeço. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • May 22, 2026

Boa tarde ​@vitor manuel silva pereira,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos verificar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e o número de telemóvel em causa. 

Obrigada