Skip to main content
Header
Respondido

Roaming foi ativado sem a minha aceitação

Olá.

Neste mês (fevereiro) eu tive uma ingrata surpresa na minha fatura. O valor base dela é de € 65.94 e este mês veio uma cobrança de € 188.96.

Foi feito duas cobranças de roaming (tenho dois telemóveis na minha conta), cada uma pelo valor de € 61.51, entretanto:

1. Não houve ativação de qualquer serviço de roaming;

2. Não aceitei pacotes de dados adicionais;

3. Não autorizei qualquer consumo extra.

Se eu fiz algum aceite sobre esse serviço, solicito comprovativos de ativação consciente e autorização de débito para estes serviços específicos.

Obrigado.

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@George Maicon Kruger, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@Jorge C sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

6 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 4, 2026

Boa noite ​@George Maicon Kruger

Conforme pode ler neste artigo. 

• O Roaming automático é um tipo de roaming disponibilizado que está ativo por defeito nos tarifários de carregamentos.
  • O Roaming Contratual está ativo por defeito em tarifários pagos em fatura.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • March 5, 2026

Bom dia ​@George Maicon Kruger, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@Jorge C sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Acredito que eu devo ser um pouco mais claro com a situação:

Eu fiz o desligamento do roaming já sabendo dessa situação e da mesma forma foi me cobrado o valor mencionado anteriomente.

Não é a primeira vez que viajo para fora da UE e por isso sempre desligo o roaming para evitar esse tipo de problema.

Eu recebi as mensagens de ativação do roaming, mas, em nenhum momento e o ativei, como pode ser visto abaixo:

Vou pagar por algo que eu não aceitei, é isso?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 6, 2026

Que opção é que desativaste? 

um bem haja

Que opção é que desativaste? 

um bem haja

A configuração do próprio telemóvel:

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 6, 2026

Boa noite ​@George Maicon Kruger

A situação que descreve é, infelizmente, comum em smartphones modernos e deve-se à forma como as redes 4G/5G comunicam. 

Aqui fica uma explicação técnica do que poderá ter ocorrido e como se prevenir:

1. Sinalização LTE (Pings de rede): Nas redes modernas, o telemóvel "fala" com a antena estrangeira para garantir que consegue receber chamadas e SMS. Essa troca de sinalização utiliza protocolos de dados. 

2. A-GPS e Serviços de Sistema: O telemóvel pode tentar descarregar pequenos dados de satélite para atualizar a sua localização. Por vezes, estes serviços de sistema têm prioridade e "furam" o bloqueio geral de roaming.

3. VoLTE: Se estiver ativo, o telemóvel tenta estabelecer uma ligação de dados para voz, o que pode desencadear a cobrança.

Como evitar a 100% no futuro? 

• Solicite o boqueio de dados ou use apenas em modo de avião com Wi-Fi.

Obrigado.