Skip to main content
Header
Kilobyte
March 4, 2026
Respondido

Roaming foi ativado sem a minha aceitação

Olá.

Neste mês (fevereiro) eu tive uma ingrata surpresa na minha fatura. O valor base dela é de € 65.94 e este mês veio uma cobrança de € 188.96.

Foi feito duas cobranças de roaming (tenho dois telemóveis na minha conta), cada uma pelo valor de € 61.51, entretanto:

1. Não houve ativação de qualquer serviço de roaming;

2. Não aceitei pacotes de dados adicionais;

3. Não autorizei qualquer consumo extra.

Se eu fiz algum aceite sobre esse serviço, solicito comprovativos de ativação consciente e autorização de débito para estes serviços específicos.

Obrigado.

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@George Maicon Kruger, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@Jorge C sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

17 Comentários

Kilobyte
March 10, 2026

Bom dia ​@George Maicon Kruger, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@Jorge C sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Algum parecer?

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 10, 2026

Boa tarde ​@George Maicon Kruger

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

O ​@Jorge C é um utilizador do Fórum NOS. Pode consultar mais informações sobre a equipa de moderação, que se encontra devidamente identificada, através do nosso artigo:

Compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação.

Apesar de não haver um acesso direto à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos, tal como partilhado pelo ​@Jorge C.
Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.

Informamos ainda que, mesmo tendo disponível a opção de ativar o Net Roaming no destino, esta não carece de obrigatoriedade para utilização do serviço.
O roaming encontra-se disponível automaticamente para poder utilizar o serviço caso pretenda e, quando há um registo na rede do operador em que há acordo com a NOS, é aplicado um custo, como descrito no Site NOS.

Caso não consiga pagar a totalidade do valor faturado, estamos totalmente disponíveis para ajudar a encontrar uma solução através de um acordo de pagamento.
Para isso, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
March 11, 2026

Boa tarde ​@George Maicon Kruger

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

O ​@Jorge C é um utilizador do Fórum NOS. Pode consultar mais informações sobre a equipa de moderação, que se encontra devidamente identificada, através do nosso artigo:

Compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação.

Apesar de não haver um acesso direto à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos, tal como partilhado pelo ​@Jorge C.
Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.

Informamos ainda que, mesmo tendo disponível a opção de ativar o Net Roaming no destino, esta não carece de obrigatoriedade para utilização do serviço.
O roaming encontra-se disponível automaticamente para poder utilizar o serviço caso pretenda e, quando há um registo na rede do operador em que há acordo com a NOS, é aplicado um custo, como descrito no Site NOS.

Caso não consiga pagar a totalidade do valor faturado, estamos totalmente disponíveis para ajudar a encontrar uma solução através de um acordo de pagamento.
Para isso, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada

Aagradeço o feedback ​@Rafaela F. , mas a resposta dada é inaceitável e ignora os factos apresentados.

Afirmar que o valor é "devido" apenas porque um operador internacional o reportou é descartar a responsabilidade da NOS na proteção do cliente. Reitero os pontos que ficaram sem resposta:

1. Bloqueio Ativo: O meu equipamento estava configurado para "Roaming: NEVER". Se houve tráfego de 18 MB, este foi gerado por protocolos de rede à revelia da minha configuração. Como cliente, tomei todas as precauções técnicas ao meu alcance.

2. Contradição e Falta de Consentimento: A vossa imagem sugere um roaming "automático", mas o site da NOS e as SMS que recebi dizem claramente que para navegar é necessário "ativar" pacotes ou responder "SIM". Eu nunca ativei nada, nem respondi a qualquer SMS. Se não houve ativação, como pode haver uma cobrança de mais de €120?

Relativamente à sugestão de um 'acordo de pagamento': não procuro qualquer facilidade de liquidação, uma vez que possuo total capacidade financeira. O que exijo é a correção de uma injustiça. O valor não é devido porque não houve utilização consciente nem qualquer falha de precaução da minha parte como utilizador.

Pelo rumo desta conversa, percebo que não haverá solução através destas mensagens públicas (embora uma análise séria dos factos e das provas que apresentei bastasse para reconhecerem a falha). Posto isto, irei avançar de imediato com uma queixa formal junto das entidades reguladoras e órgãos competentes, bem como dar início ao processo de mudança de operadora.

Olaf
Super User
Super User
March 11, 2026

Como assim “NEVER”? Ligou para a NOS a pedir para bloquear? 
Viu as condições do roaming no país em que se encontrava?  Sabia que não queria Roaming mas mesmo assim não achou estranho os eu equipamento ligar-se a uma rede noutro pais

Kilobyte
March 11, 2026

Como assim “NEVER”? Ligou para a NOS a pedir para bloquear? 
Viu as condições do roaming no país em que se encontrava?  Sabia que não queria Roaming mas mesmo assim não achou estranho os eu equipamento ligar-se a uma rede noutro pais

Senhor ​@Olaf , sugiro que leia com atenção todas as mensagens anteriores antes de lançar questionamentos que já foram cabalmente respondidos e demonstrados.

Se ler o histórico, verá que o que está em causa aqui não é falta de conhecimento das condições, mas sim a cobrança de algo que eu não foi autorizado."

Guimas
Super User
Super User
March 11, 2026

O roaming é automático não é algo que o cliente autorize. O que falou no ponto 2 é pacotes de roaming para ficar mais barato, é outra coisa.

Se o cliente quiser mesmo bloquear tem que ligar á linha de apoio e pedir o bloqueio. Sendo assim não tomou todas as precauções.

A NOS só consegue fazer uma análise dos factos que consegue analisar, e neste caso é verificar que o cliente ligou-se a um operador internacional e usou o serviço. Por isso é normal que tenha um custo de roaming. Tirar uma foto ao seu telemovel a dizer “ roaming desligado” não é prova. Qualquer pessoa pode desligar isso após usar roaming e tirar foto.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 12, 2026

Bom dia a todos,

@George Maicon Kruger, a comunidade partilhou uma boa ajuda sobre este tema.
Caso não pretenda fazer qualquer uso do roaming, é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência ou desligue esta possibilidade através das definições do seu equipamento antes de chegar ao país destino.

Ainda assim, e pelo que indica, vamos ajudar a analisar a situação.
Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.