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Roaming


Estou desde dia de maio no Qatar e não recebi nenhuma SMS a avisar dos valores. Assumi que eram altos mas similares a outras situações 1-2€ por SMS/minuto.

Isoladamente fiz 3 chamadas de curta duração.

Enviei sms’s que totalizam 9…

Hoje sou supreendido por um SMS a avisar que tenho 54€ de consumos e ainda só estão contabilizados os SMS (para isso já têm o número).

Um valor de 6€ por SMS/minuto é criminoso e devia ser transparente para os clientes.

21 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2025

Boa tarde ​@José Madureira,

Agradecemos a sua mensagem.

Os custos de comunicações em diferentes destinos do mundo estão disponíveis de forma permanente no Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Sim, mas:

Os valores são pornográficos (só para comparação, a rede satélite num voo que fiz em abril era o mesmo, mas nessa altura tiveram a deçência de informar) e isto não invalida que estejam no site

Deviam informar os clientes desses valores e isto não invalida que estejam no site
É um bocado escandaloso numa chamada de 2:01 cobrarem 3 minutos, deviam fazer pelo menos o porporcional ou períodos inferiores. Porque não cobrar aos 10 segundos de cada vez?


Portanto, acha normal ter feito 3 chamadas de emergência e enviado 9 sms’s e ter uma conta de 108€?

Adicionalmente, estive a verificar e, obviamente, a NOS é a única operadora a praticar estes preços criminosos


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • May 22, 2025

Boa tarde ​@José Madureira,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Cabe-nos esclarecer e partilhar as informações relevantes sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Sim, e o facto de não terem enviado a informação dos valores e os mesmos serem absurdamente superiores ao razoável?

Cabe também ao operador agir de boa fé e informar o cliente dos valores e dos consumos, não é avisar quando está em 108€

Mas pedir boa fé a quem aplica este nível de valores...


@João H. Gostaria de uma resposta que não seja simplesmente dizer que os preços estão no site, se possível


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • May 23, 2025

Boa tarde ​@José Madureira,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos o transtorno.

Os valores estão sempre disponíveis para consulta pelo cliente através do Site NOS. Sugerimos que os consulte antes de entrar em território estrangeiro de forma a estar informado sobre todos os custos e politicas de utilização aplicáveis.

Conforme indicou inicialmente, foi notificado por SMS sobre os consumos efetuados, de forma a poder fazer o seu controlo, como descrito nas condições específicas de serviço.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


@João H.  Pedi uma resposta que não fosse dizer que estão no site…

Quando são valores destes (só tinha visto uma vez na vida e era a rede de satélite num voo, nesse caso até aceito, neste não) deviam informar os clientes por SMS. E verifico que a NOS é a única dos 3 operadores a aplicar este tipo de valores.

Sim, fui informado passado mais de uma semana, quando o consumo já era 108€… Acha normal?

Os valores podem estar disponíveis, mas não invalida que sejam pornográficos e que sejam aplicados de uma forma injusta (uma chamada de 2 minutos e 7 segundos contar como 3 minutos inteiros).


Guimas
Super User
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  • Super User
  • May 23, 2025

Os valores de roaming sempre foram assim, é o que é. Que outro tipo de resposta está á espera ? O ideal é ver pelo site, quer que o moderador faça copy paste para aqui? Não faz sentido


Olaf
Super User
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  • Super User
  • May 24, 2025

Cabe-lhe a si ver os custos antes de viajar 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • May 24, 2025

Agradecemos a sua sugestão, ​@José Madureira 

No entanto, atualmente, os valores praticados e acordados com os operadores de destino são aqueles que indicamos no site. 

Se existirem atualizações, faremos de imediato a atualização. 
Obrigado, 


Agradecemos a sua sugestão, ​@José Madureira 

No entanto, atualmente, os valores praticados e acordados com os operadores de destino são aqueles que indicamos no site. 

Se existirem atualizações, faremos de imediato a atualização. 
Obrigado, 

Continuamos a ignorar as questões do tópico… O facto de estranhamente não terem enviado a informação no dia 15 e o facto de cobrarem 2m07 como 3 minutos. É só uma diferença de 5.3€
E o facto estranho de a NOS aplicar preços muito superiores à concorrência. É a NOS que faz maus acordos ou é outra coisa?


Olaf
Super User
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  • Super User
  • May 25, 2025

Não. Mas não tem razão para estar a reclamar! Utilizou o serviço não foi? Sabia que tinha custos mas deduziu, deveria ter confirmado 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • May 25, 2025

Bom dia, ​@José Madureira

Cabe ao cliente que se desloca consultar toda informação, pelo que sugerimos que consulte sempre os preços das comunicações do país para onde vão viajar, assim está sempre informado de todas as comunicações que venha a realizar. Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, recebe sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor, caso não tenha desativo este serviço.

A utilização de comunicações em território não pertencente à União Europeia têm sempre custos.

Adicionalmente, a totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Obrigado, 


Bom dia, ​@José Madureira

Cabe ao cliente que se desloca consultar toda informação, pelo que sugerimos que consulte sempre os preços das comunicações do país para onde vão viajar, assim está sempre informado de todas as comunicações que venha a realizar. Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, recebe sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor, caso não tenha desativo este serviço.

A utilização de comunicações em território não pertencente à União Europeia têm sempre custos.

Adicionalmente, a totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Obrigado, 

Exactamente, estou a dizer que isto não aconteceu… E esta citação abaixo só prova que desde o início nem lêm o que eu escrevo

“Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, recebe sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor”


Não. Mas não tem razão para estar a reclamar! Utilizou o serviço não foi? Sabia que tinha custos mas deduziu, deveria ter confirmado 

Sim, deduzi que os valores eram minimamente razoáveis e se ler eu estou a queixar-me da inexistência disto que o ​@Mário P. disse “Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, recebe sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor”

 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • May 25, 2025

@José Madureira, bom dia. 
A mensagem é automática e é enviada automaticamente e como indicado, também,  caso não tenha desativo este serviço. 

Fê-lo?

Mas ainda que assim não fosse, a informação quanto aos custos de roaming estão disponíveis: 

  1. Fórum NOS; 
  2. App my NOS; 
  3. Área de Cliente my NOS; 
  4. Site NOS; 
  5. Linha de atendimento. 

Obrigado,

 


Eu não vou repetir mais vezes que não é razoável o valor nem o facto de não ter existido a informação dos valores.

Também me parece estranho que tenham demorado uma semana a carregar os valores e a dar o alerta.

Nunca disse que não sabia que teria custos, apenas lamentei a falta de informação e os valores bastante inflácionados.

Eu retirarei conclusões deste caso para a próxima renovação contractual


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • May 25, 2025

@José Madureira, bom dia. 
Conforme indicado, também,  a totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos.

Julgamos ter informado em conformidade quanto ao tema e abordamos todas as questões levantadas por si, nomeadamente: 

  • quanto aos custos em países não pertencentes à União Europeia; 
  • à necessidade de consultar os custos que acarreta por utilizar um serviço nacional; 
  • onde consultar a informação de custos de Roaming; 
  • de como a NOS tem conhecimento dos seus consumos. 

Caso tenha alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado, 


@José Madureira, bom dia. 
A mensagem é automática e é enviada automaticamente e como indicado, também,  caso não tenha desativo este serviço. 

Fê-lo?

Mas ainda que assim não fosse, a informação quanto aos custos de roaming estão disponíveis: 

  1. Fórum NOS; 
  2. App my NOS; 
  3. Área de Cliente my NOS; 
  4. Site NOS; 
  5. Linha de atendimento. 

Obrigado,

 

Não fiz, não! Acha seriamente que eu me estaria a queixar e a dizer que há um mês recebi se tivesse desactivado?

Estou quase há uma semana a queixar-me disso e a NOS às voltas sem responder concretamente e agora só faltava mesmo acusarem-me de ter desactivado isso...


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • May 26, 2025

Boa tarde ​@José Madureira ,

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua partilha connosco.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado